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segunda-feira, 5 de setembro de 2022

LIÇÃO 11 - A SUTILEZA DAS MÍDIAS SOCIAIS.

                     

Profº PB. Junio - Congregação Boa Vista II



                                TEXTO ÁUREO

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (RM 12.1)


                            VERDADE PRÁRICA

As midias sociais devem ser usadas como ferramentas na expansão do Reino de Deus.


        LEITURA BÍBLICA: RM 12.1-3, 16, 17


                INTRODUÇÃO

A televisão e o rádio foram inventados há cerca de um século; a prensa há mais de quinhentos anos. Em apenas duas décadas, no entanto, fomos da abertura da internet para o público geral à marca de mais de 2 bilhões de pessoas conectadas; e passaram-se apenas três décadas desde o lançamento do primeiro sistema comercial de celular até a conexão de mais de 5 bilhões de usuários ativos. ________ Essa rede global inteligente deverá, no futuro, conectar-nos não apenas a outras pessoas, mas aos objetos de nosso dia a dia – de carros e roupas a comidas e bebidas. Por meio de chips inteligentes e bancos de dados centralizados, estamos diante de uma forma de conexão sem precedentes não apenas uns com os outros, mas com o mundo construído à nossa volta: suas ferramentas, seus espaços compartilhados, seus padrões de ação e reação. E junto com tudo isso chegam novas informações sobre o mundo, de diferentes formas: informações sobre onde estamos, o que estamos fazendo e do que gostamos. ______ O que devemos fazer com essas informações? E, não menos importante, o que outros – governos, corporações, ativistas, criminosos, policiais e criadores – já estão fazendo com elas? Conhecimento e poder sempre andaram de mãos dadas. Hoje, entretanto, a informação e a infraestrutura pela qual ela flui não representam apenas poder, mas um novo tipo de força econômica e social. ________ Em termos intelectuais, sociais e legislativos, estamos anos, se não décadas, atrasados em relação às questões do presente. Em termos de gerações, a divisão entre os “nativos” que nasceram em meio à era digital e aqueles que nasceram antes dela pode parecer um abismo através do qual se torna difícil articular determinadas conclusões e valores compartilhados.


            I. OS CRITÃOS NA ERA DIGITAL

1. A realidade do universoPrecisamos adotar uma mentalidade de mártires. Não um derrotismo que diz “Coitado de mim!”, mas uma separação deste mundo. Chanon Ross nos chama a abraçar a identidade de “mártires vivos” — estar no mundo sem pertencer-lhe, “mortos para o mundo” e para todos os seus espetáculos reluzentes, mas vivos em Cristo (Cl 2.20). Ser um mártir vivo é conscientemente recusar viver dentro das indústrias dominantes dos espetáculos e do consumismo; renunciar estrategicamente a um mundo centrado no espetáculo e orientado para o consumo, como testemunhas da dignidade de Cristo; abraçar a temperança; e renovar o compromisso com a prioridade da comunidade. 

2. Cristãos conectados - […] há uma diferença de nível entre a religião na internet e a religião pela internet.

Os estudos anglófonos geralmente esclarecem essa diferenciação mediante os conceitos de “religion online” e “online religion”. Young (2004, p. 93, tradução nossa), por exemplo, define “religion online” como a “recepção de informações” sobre religião. Já a “online religion” é a “participação em uma atividade” religiosa. Essa taxonomia está baseada em função do “tipo de comunicação que elas apresentam ao usuário […] e, paralelamente, do tipo de ‘fazer religioso’ que o usuário está buscando”, afirma Costa e Silva (2005, p. 5). _________ Dessa forma, o “fazer religioso” da religion online (da religião na internet) é um fazer de tipo informacional, em que o fiel se informa sobre a religião. Já a online religion, ou a religião pela internet, é um fazer de tipo litúrgico-ritual, em que o fiel pratica a sua religião por meio de determinadas práticas religiosas. _________ Mas a “religion online” e a “online religion”, em vez de opostas, são dois tipos de expressão e de atividade religiosas que existem em continuidade na internet. __________ Por isso é importante perceber a “religião na internet” como um convite ao fiel para participar da dimensão religiosa do mundo por meio da internet (“religião pela internet”).


               II. OS DESAFIOS DE SER IGREJA NA ERA DIGITAL

1. Desumanização A meu ver, um dos principais desafios a serem enfrentados por essa nova geração virtual é mantê-la humana. E isso demonstra ser bastante paradoxal. Não há dúvidas de que as mídias sociais, à medida que aumentam as redes de contatos e promovem a interação virtual, também promovem a desumanização. O mundo off-line, onde acontece o corpo a corpo, perde lugar para o universo on-line. Isso porque o mundo off-line, diferentemente do on-line, expõe a arena onde de fato a nossa existência é vivida e provada. O mundo virtual, portanto, torna-se o território para aqueles que querem escapar da realidade em que vivem. Zygmunt Bauman demostrou esse fato:      Para os jovens, a principal atração do mundo virtual deriva da ausência de contradições e objetivos contrastantes que infestam a vida off-line. O mundo on-line, ao contrário de sua alternativa off-line, torna possível pensar na infinita multiplicação de contatos como algo plausível e factível. Isso acontece pelo enfraquecimento dos laços — em nítido contraste com o mundo off-line, orientado para a tentativa constante de reforçar os laços, limitando muito o número de contatos e aprofundando cada um deles.

2. Mundanismo Com base em 1 Coríntios, podemos questionar antes de toda atividade midiática:

 Isso está me escravizando? “‘Tudo me é permitido’, mas nem tudo convém. ‘Tudo me é permitido’, mas eu não deixarei que nada me domine” (1Co 6.12). O vício virtual é perigoso. Cuidado também com o “culto ao sincero” que existe nas redes sociais. Como se a exposição perene da intimidade e de todas as suas opiniões sobre todos os assuntos funcionasse como uma prova de sinceridade e inocência. Debaixo desse verniz de “sincericismo” está nada mais que alguém escravo de si mesmo e da opinião dos outros.

 Isso é um bom exemplo? “Tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos” (1Co 8.8-13). Nosso comportamento é um testemunho para nossos próprios irmãos na fé, muitas vezes recém-convertidos.

 Isso edifica? “‘Tudo é permitido’, mas nem tudo convém. ‘Tudo é permitido’, mas nem tudo edifica” (1Co 10.23). Nossas postagens são úteis de algum modo? Ou apenas aumentamos as fileiras dos disseminadores do ódio, os propagadores do caos? O cristão é chamado na Escritura de “ministro da reconciliação”, de “cooperador de Deus”. Não saia nenhuma postagem torpe de vossos dedos.

 Isso glorifica a Deus? “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31). Minha motivação é glorificar a Deus ou a mim mesmo? Nas redes sociais, caracterizadas pela legitimação do selfie, do autorretrato, da postagem de si mesmo, existe a clara e autoevidente tentação narcisista, essência do pecado: o orgulho, a ostentação de si mesmo, a alienação de Deus.

 Isso anuncia o evangelho? “Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus […] para que sejam salvos” (1Co 10.32-33). Qual o testemunho deste comportamento para os que são de fora? Como um não cristão poderá interpretar tal postagem?

 Nossa liberdade não pode ser desculpa para pecar. Sejamos testemunhas de Jesus na cultura-tela.


                III. A IGREJA E OS PECADOS VIRTUAIS

1. SensualismoA pornografia, portanto, se constitui um risco real para quem usa as redes sociais. Sendo os homens despertados sexualmente por aquilo que veem, a pornografia se torna um perigo real. Deve-se destacar que há homens e mulheres que convivem bem com sua sexualidade, não vendo nenhuma necessidade de consumir esse tipo de imagem. Contudo, como mostram as pesquisas feitas, esse é um problema enfrentado por uma boa parcela do universo masculino. No caso de cristãos, que de alguma forma acabaram caindo nesse tipo de prática pecaminosa, somente o arrependimento, a renúncia, a submissão às disciplinas espirituais e um forte compromisso com Cristo se tornam eficazes no enfrentamento dessa prática pecaminosa (At 15.29; Gl, 5.16, 19; Ef 4.22; 1 Ts 4.3; Cl 2.6).

2. NarcisismoO que é Narcisismo:


Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo. O termo é derivado de Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco.
Sintomas de Transtorno de Personalidade Narcisista
  1. Autoimportância exagerada. ...
  2. Necessidade de adulação. ...
  3. Dificuldades interpessoais. ...
  4. Falta de empatia. ...
  5. Superioridade. ...
  6. Minimizam os próprios defeitos. ...
  7. Escondem fragilidades e sentimentos.

 A tecnologia é um facilitador, mas não a causa principal, de tudo isso.

Hoje em dia, todos nós somos capazes de satisfazer a maior parte de nossos instintos mais primitivos, de acordo com a nossa vontade, dentro do reino digital – e a maior parte de nós o fará, em algum momento. Porém, ao mesmo tempo, também precisamos ser mais do que meros objetos uns para os outros; precisamos encontrar espaços virtuais e reais que nos aceitem “em pessoa”, como parte de um povo do qual se esperava civilidade. ________ O anonimato não é um mal implacável, da mesma forma que saber o nome de uma pessoa não é garantia de seu caráter. O que devemos combater, propriamente, é a espécie de narcisismo que enxerga todas as relações na internet – sejam elas anônimas, dentro de um ambiente virtual ou entre amigos, no Facebook – como algo que não serve para nada além da satisfação dos nossos próprios desejos. Isso é, acima de tudo, uma questão sobre a força e a integridade de nossas comunidades, e sobre a capacidade que elas têm de associar um policiamento eficaz com o respeito por valores comuns: sobre a capacidade de autorregulação, sem deixar de recorrer à autoridade quando necessário. Em ambos os casos, é preciso estabelecer diretrizes. Seja na internet ou pessoalmente, somos tão humanos quanto os outros nos permitem ser.


                    IV. AS MÍDIAS SOCIAIS E O IDE DE JESUS

1. A seara virtual Machado sintetiza o IDE aplicado ao universo online:

I – IDEALIZAR. A idealização é a primeira etapa do seu plano de comunicação.

Nela você levantará possíveis ideias de como espera que o seu ministério de comunicação se processe. Você vai analisar qual é o seu estado atual e onde deseja chegar com as ações que serão planejadas. D – DESENVOLVER. O desenvolvimento é a segunda etapa do IDE. Aqui você já terá o seu plano de comunicação montado e então aprenderá a produzir conteúdos capazes de sensibilizar a sua audiência despertando-a para conhecer mais de Deus. É neste tópico que vamos falar sobre as ferramentas que você poderá utilizar na produção das artes visuais, vídeos, áudio e textos. E – ESPALHAR. Depois da produção dos conteúdos é hora de espalhar a mensagem pelas mídias sociais. Mas isso não pode ser feito de qualquer jeito, você também terá que preparar um plano de mídia organizado e estratégico para que a sua mensagem consiga atingir o maior número possível de pessoas.

Não há dúvida de que Machado fez uma leitura precisa do IDE no contexto da realidade virtual. Como pastor, estou consciente do poder do mundo digital e sei como a internet é uma ferramenta poderosa. Contudo, como demonstra Machado, poucos ainda sabem usar essa ferramenta e, quando a usam, usam de forma imprecisa. É lamentável, por exemplo, ver muitos sites cristãos que não passam de veículos de propaganda e fuxico digital. São bons para difamar, espalhar fake news e promover a discórdia.

Acredito que o conceito de seara virtual se enquadra no disse Jesus no Evangelho de Mateus 9.36-38. Como igreja, devemos aproveitar o ciberespaço para a promoção do Reino de Deus. Muitos que estão vagando pelo universo virtual estão à procura de alguma satisfação que não pode ser encontrada nas guloseimas e nas bolotas que o Diabo fartamente oferta no ambiente digital. Somente Cristo pode preencher a alma vazia. Somente Ele pode fazer isso. “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei.

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma.

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30, NAA).

2. Pastoreio virtual O aconselhamento é uma arte importante do ministério pastoral.

Muitos pensam que o aconselhamento pastoral é algo novo, uma nova dimensão do ministério pastoral. No sentido psicológico moderno, essas pessoas têm razão, mas esse apoio pastoral já existia muito tempo antes das descobertas de Freud e James. ___________ Ao longo da história da igreja, os pastores têm sempre se preocupado com os problemas dos crentes. Richard Baxter, pregador inglês de grande influência no século XVII, observou acertadamente: O Pastor não deve ser somente um pregador público, mas deve ser conhecido também como conselheiro de almas, assim como o médico o é para o corpo. ________ Washington Gladder escreveu em seu livro o Pastor Cristão, no ano de 1896: Se o pastor for o tipo de homem que deve ser, muitos relatos de dúvida, perplexidades, tristeza, vergonha e desespero serão provavelmente despeados em seus ouvidos. ________ O próprio Deus estabelece esse perfil do pastor como conselheiro ao dizer que ele como pastor pascentara o seu rebanho: Nos seus braços recolherá no seu regaço; as que amamentam, ele guiará mansamente Isaias 40.11.



            AUTOR: PB. José Egberto S. Junio, formato em teologia pelo IBAD, Profº da EBD. Casado com a Mª Lauriane, onde temos um casal de filhos (Wesley e Rafaella). Membro da igreja Ass. De Deus, Min. Belém setor 13, congregação do Boa Vista 2. 

Endereço da igreja Rua Formosa, 534 – Boa Vista - Suzano SP.

Pr. Setorial – Pr. Davi Fonseca

Pr. Local – Ev. Antônio Sousa

INSTAGRAN: @PBJUNIOOFICIAL

FACEBOOK: JOSÉ EGBERTO S. JUNIO

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EU AGRADEÇO OS IRMÃOS QUE TEM CONTRIBUIDO NESTA OBRA, DEUS RECOMPENSE À CADA UM DE VOCÊS!!!!



                                                BIBLIOGRAFIA

Bíblia de estudo King James Atualizada

Bíblia Almeida século 21

Livro A guerra dos Espetáculos o cristão na era da mídia. Tony Reinke - Editora Fiel.

Moisés Sbardelotto. Deus digital, religiosidade online, fiel conectado: Estudos sobre religião e internet. Universidade do Vale do Rio dos Sinos Instituto Humanitas Unisinos

Davi Lago - Fonte: 03/08/2022. https://www.ultimato.com.br/conteudo/a-liberdade-crista-na-era-digital

Livro Tradução de Bruno Fiuza. Tom Chatfield, Como viver na era digital - Editora Objetiva

Livro Os Ataques Contra a Igreja de Cristo. José Gonçalves, As Sutilezas de Satanás neste Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo - Editora CPAD.

Livro O Pastor Como Conselheiro Paul Hoff - Editora Vida. 

https://www.significados.com.br/narcisismo/

https://zenklub.com.br/blog/transtornos/transtorno-de-personalidade-narcisista/

https://professordaebd.com.br/11-licao-3-tri-22-a-sutileza-das-midias-sociais/

2 comentários:

  1. Paz do Senhor!
    Irmãos e amigos como estão?
    Espero que vcs tenham tido uma boa aula...

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  2. Professores e Alunos da ebd, essa lição 11 é bem atual... Quem hoje não tem uma conta em rede social.... A importância do Professor incentivar o aluno à ser um propagador do evangelho....

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