Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

domingo, 31 de janeiro de 2016

LIÇÃO 06 - O TRIBUNAL DE CRISTO E OS GALARDÕES

TEXTO ÁUREOResultado de imagem para tribunal, biblia com um martelo
"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal." 2Co 5.10

VERDADE PRÁTICA
Todos os crentes deverão comparecer diante do tribunal de Cristo para que cada um receba a sua recompensa.

INTRODUÇÃO
Resultado de imagem para tribunal, biblia com um martelo
Estudamos, nos capítulos anteriores sobre o arrebatamento da igreja e sobre a vitória dos servos de Jesus sobre a morte consolidada pelo milagre da ressurreição. Após esses acontecimentos, seguem-se outros que só dizem respeito aos que permanecerão até o fim sem negar a Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Assim que a igreja se dirigir ao encontro do Senhor Jesus nos ares, antes de entrar para o descanso eterno, passará por uma espécie de julgamento, ao qual se dá o nome de tribunal de Cristo. Sobre esse tema pouco se fala, raramente se ouve algum pregador tratar desse assunto ou um Pastor que ensine sobre ele. Porém é importante pensarmos sobre isso para que em vida sejamos mais dedicados à obra do Senhor e para que não haja dúvidas sobre esse dia de Julgamento, sabendo da relevância desse tema para a igreja, abordaremos, neste capítulo, seu significado, sua abrangência e qual sua implicação para a vida do crente hoje e no porvir.

O TRIBUNAL DE CRISTO

Em 2 Co 5.10 e Rm 14.10, embora na última passagem a leitura correta seja "o tribunal de Deus", é declarado que os crentes serão examinados diante do Filho de Deus. Isso é explicado com maiores detalhes em 1Co 3.9-15. Assunto de tamanha seriedade exige atenção cuidadosa.

  • O significado do tribunal - Existem duas palavras por tribunal no Novo Testamento. A primeira é crit~erion, usada em Tg 2.6 e 1Co6.2,4. De acordo com Thayer, essa palavra significa"Instrumento ou meio de pôr à prova ou julgar qualquer coisa; lei pela qual alguém Julga" ou "local onde o julgamento é feito; tribunal de juiz; banca de juízes". Consequentemente a palavra se referia ao padrão ou critério pelo qual o julgamento era dispensado ou o, local onde o julgamento era realizado. A segunda palavra é b~ema, a respeito da qual Thayer diz:


... local elevado cujo acesso se fazia por degraus; plataforma, tribuna; usada em relação ao assento oficial de um juiz, At 18.2,16 [...] assento de julgamento de Cristo,Rm 14.10 [...] a estrutura, assemelhando-se a um trono, que Herodes construiu no teatro em Cesaréia e a qual ele usava para assistir aos jogos e fazer discursos ao povo...

Com respeito ao seu significado e uso, Plummer escreve:

O [...] (b~ema) é o tribunal, seja numa basílica para o pretor numa corte de justiça, seja num acampamento militar para o comandante administrar disciplina e dirigir-se às tropas. Em qualquer um dos casos, o tribunal era uma plataforma na qual se colocaria o assento (sella) do oficial que presidia. Na LXX ...[b~ema] comumente significa plataforma ou andaime em vez de assento. No novo Testamento parece significar geralmente assento. No Areópago o [...] [b~ema] era uma plataforma de pedra.

De acordo com Sale-Harrison:

Nos jogos gregos de Atenas, a velha arena tinha uma plataforma elevada na qual se assentava o presidente ou juiz da arena. De lá ele recompensava todos os competidores; e lá ele recompensava todos os vencedores, era chamado "b~ema" ou " assento da recompensa"

Desse modo, associa-se a essa palavra a idéia de proeminência, dignidade, autoridade, honra e recompensa, e não a idéia de justiça e julgamento. A palavra que Paulo escolheu em referência aolocal diante do qual se dará esse acontecimento deixa prever seu caráter.

A Ocasião do Bema de Cristo

O acontecimento aqui descrito ocorre imediatamente após a translação da Igreja para fora da esfera terrestre. Existem várias considerações que apoiam essa informação:

1) Em Primeiro Lugar, de acordo com Lucas 14. 14, recompensa está associada à ressurreição. Visto que, de acordo com 1 Ts 4. 13-17, a ressurreição é parte fundamental da translação, o galardão deve ser parte desse Plano. 2) Quando o Senhor retornar à terra para reinar, a noiva é vista como já recompensada. Isso é observado em Ap 19. 8, em que a "justiça dos santos" é plural ("atos de justiça") e não referir-se à justiça imputada de Cristo, que é a porção do crente, mas aos atos de justiça que sobreviveram ao exame e tornaram-se a base do galardão. 3) Em 1Co 4. 5, em 2 Tm 4. 8 e em Ap 22. 12, o galardão está associado com "aquele dia", quer dizer, o dia em que Ele vier para os seus. Desse modo, devemos notar que o galardão da igreja acontecerá entre o arrebatamento e a revelação de Cristo à terra.



O RESULTADO DO EXAME NO "BEMA" DE CRISTO


1Co 3.14,15, declara que esse exame terá duplo resultado: Um galardão recebido e outro perdido.
O que determina se alguém recebe ou perde um galardão é a prova pelo fogo, pois Paulo escreve: "Manifesta se tornará a obra de cada um,pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará" (1Co 3.13). Nessa declaração é evidente em primeiro lugar, que são as obras do crente que estão sendo examinadas. Além disso, vemos que o exame não é um teste que apura o caráter e a motivação interna. Todo propósito de uma prova pelo fogo é identificar o que é destrutível e o que é indestrutível.
O apóstolo afirma que existem duas classes de materiais com que os "cooperadores de Deus" podem construir o edifício cujo alicerce já foi estabelecido. Ouro,prata, pedras preciosas são materiais indestrutíveis. Essas são as obras de Deus, das quais o homem simplesmente se apropria e usa. Por outrolado, madeira, feno e palha, são materiais destrutíveis, essas são obras do homem, que ele produziu com seus próprios esforços. O apóstolo revela que o exame no bema de Crsito visa a detectar o que foi feito por Deus mediante as pessoas e o que foi feito pela própria vontade do homem; o que foi feito para a glória de Deus e o que foi feito para a glória da carne.

  1. Com base nesse teste, haverá duas decisões - Haverá perda de recompensa para o que for destrutível pelo fogo. Coisas feitas na força e para glória da carne,independentemente do ato, serão reprovadas. Paulo expressa seu medo de depender da energia da carne e não do poder do Espírito Santo quando escreve: "mas esmurro meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros,não venha eu mesmo a ser desqualificado"(1Co 9.17).
  2. Quando PAiulo usa a palavra desqualificado (adokimos), ele não está expressando medo de perder sua salvação, mas de ter sua obra declarada "inútil". A respeito disso, Trench escreve:
No grego clássico a palavra técnica para aplicar dinheiro em algo [...] [dokim~e] ou evidência, com a ajuda de [...] [dokimos, aprovado], aquilo que não éconfirmado pela evidência[...] [adokimos, desaprovado ou rejeitado]...


Para garantir contra uma possível interpretação de que sofrer uma perda significa perder a salvação, Paulo acrescenta: "mas esse mesmo será salvo, todavia como que atrvés do fogo" 1Co 3.15.

PROPOSTA DESSE JULGAMENTO


A tendência de todo crente é pensar unicamente no grande dia do arrebatamento; toda dor, sofrimento, angústias e temores desaparecerão. Todos anseiam por esse dia, pensando no descando que terão por toda eternidade. Estão seguros em Cristo, estão salvos, isso é o que importa. Porém, a respeito do ajuste de contas com Cristo, ninguém se preocupa, a maioria, senão quase todos acha desnecessário se preocupar tanto com esse julgamento, já que a salvação está garantida. No entanto, devemos encará-lo com seriedade, pois se realmente não fosse algo sério, o apóstolo Paulo não gastaria tempo falando e ensinando sobre ele e, mais ainda, alertando sobre esse dia. Seráum dia de clarificação de nosso ser e conduta diante de Jesus nesta terra, como representantes seu; nada ficará oculto, vejamos os objetivos desse dia de juízo.

  • Julgar as atitudes do crente para com Deus e opróximo: Todos os nossos atos e palavras serão contados; será uma prestaçao de contas meticulosa. O crente não será julgado de maneira geral quanto a sua conduta cristã, todos os pormenores serão postos à prova. Naquele dia, estarão patentes todas as vezes que usamos o nome do Senhor de maneira vã, em tom de brincadeira e leviano, sem confissão a Deus e sem arrependimento. Todas as piadas com o nome de Jesus, do Espírito Santo e do próximo, principalmente irmãos na fé, serão colocadas para fora. Tudo que foi feito escondido,naquele dia todos saberão; atos vergonhosos não confessados em 2Co 5.10 "comparecer", no grego é phaneros, significa "tornar conhecido aberta ou publicamente".
  • A natureza da espiritualidade - todas as oportunidades que Jesus nos deu para fazermos sua obra ou para sermos instrumentos de bênçãos para outros serão analisadas, de maneira que será notório e as aproveitamos ou não. Aquele que pode fazer o bem e o não faz está pecando; muito mais nós os salvos em Cristo, que temos recebido dele todo apoio para realizações que benefíciem as pessoas e o seu reino. Jesus deu dons àigreja,naturais e espirituais; aquele que os recebeu e ao invés de trabalhar com eles para ganhar vidas os enterrou, deixou-os inativos, sofrerá perdas naquele dia. Há muitos crentes que buscam intensamente o batismo no Espírito Santo, mas quando recebem ficam estagnados,deixam de orar e buscar ao Senhor, ter esse batismo e não ter ousadia na obra do Senhor é o mesmo que enterrar o talento que Jesus lhe deu;isso naquele dia será cobrado.
  • As obras - A conduta mora e espiritual do crente será posta à prova; será exposto como tratamos nosso irmão e a igreja, todas as nossa obras estarão ali. Será pesado na balança de Jesus o tratamento com os pastores e líderes em geral que Jesus tem colocado para guiar o seu povo e também como esses fizeram o seu trabalho; o uso que fizemos do dinheiro que ganhamos, se o utilizamos para o crescimento do reino de Deus ou se simplesmente nos preocupamos somente em enriquecer e ajuntar tesouros na terra; como utilizamos nosso tempo, se o administramos de maneira correta, tendo tempo para Deus, sua obra,para sua família, para seus irmãos.
  • Motivações - Ao nosso ver, esse é o princípal critério; será posto a prova o poruqê de tudo na vida do crente. Por exemplo, ao querer ser pastor, qual foi seu objetivo? Fazer a obra de Deus, entregar-se pelo rebanho ou apenas como uma profissão, um meio de ganhar dinheiro, sattus e reconhecimento dos homens? Ao desejar ser um pregador, o motivo foi levar almas a Cristo, pagando o preço na oração, na consagração e na vida vida de santificação ou para elevar seu ego, ser aplaudido pelas pessoas, ter um bando de pessoas paparicando-o, ouvir elogios sobre sua performance e lucrar com a pregação da palavra de Deus? 

O julgamento do crente será perscrutador. Ninguém será capaz de enganar o Juiz, nas esferas eternas, como tantos agora enganam os homens quanto à conduta mora e espiritual, quanto ao trabalho e motivações na casa do Senhor.

O GALARDÃO

O tribunal de Cristo tem um propósito, que não é somente de clarificar as intenções de cada crente ao fazer a obra de Deus, também tem o objetivo de preparar os salvos para a entrada na eternidade com Deus, na qual terão tarefas específicas de acordo com sua capacidade, Champlin diz o seguinte:

Assim como a salvação da alma éuma quastão individual, assim também será a questão do julgamento perante o "tribunal de Cristo". A transformação dos remidos segundo a imagem de Crsito é uma questão individual; o progresso na direção das perfeições de Crsito é uma tarefa que cabe ao crente individual, conduzido pelo Espírito Santo de Deus.

Galardão significa "recompensa, coroa, prêmio". no caso dos crentes, refere-se a coisas espirituais,posição e perfeição. Muitos pensam que essa recompensa são pedras colocadas na sua coroa. Mesmo que alguém tenha uma visão ou revelação de que o prêmio são pedras nesse adereço real, deve ser entendida simbolicamente; por certo, não estaremos caminhando no céu com uma grande coroa na cabeça cheia de pedras.
Se o crente receber a recompensa como resultado da prova de fogo, em que o Espírito Santo por ela e a que for de material resistente ao fogo permanecerá e a que não for desaparecerá, cremos que haverá diferentes tipos de galardões e consequentemente posições diferentes dos salvos no céu. Assim como os anjos são dispostos em hierárquias, o mesmo acontecerá com os justos no céu,fica claro que não teremos todos a mesma posição e as mesmas tarefas.
Importante dizer que esse prêmio não tem a ver com a salvação, aquele que sofrer perda pelkadeteriorização dos elementos representados será salvo, contudo como alguém que escapa de uma casa em chamas, passando pelo meio do fogo; o tal sairá sem nada,mas não perderá a "coroa" da salvação (1Co 3.15).
Chegamos à conclusão de que como despenseiros dos mistérios de Deus, todos os crentes prestarão contas do que foi dado a cada um; sendo administradores dos bens entregues a eles, serão recompensados conforme tenham utilizado e trabalhado com eles, o galardão, portanto será a recompensa dada por Jesus a todos aqueles que apresentarem sua obras e elas resistirem ao fogo.
Através deste estudo, entendemos quão é precioso é a nossa dedicação ao Evangelho do Senhor Jesus; quão maravilhoso ésofrer pelacausa de Cristo e suportar todas as afrontas; quão benéfico édeixar tudo que o mundo oferece parat trás, seus prazeres,manjares, paisagens e glamour. o mais importante é fazer a obra do Senhor, não importando qual a nossa ocupação, se é de projeção ou se é algo que ninguém vê, mas simagir para agradar a Deus.


AUTOR: Presbítero  e Professor, José Egberto, casado com minha querida esposa Laura, onde temos um casal de filhos (Wesley e Rafaella). Congrego na igreja Ass. de Deus. Min. Belém setor 13.
Pastor Setorial: Pr. Davi Fonseca
Pastor na congregação: Ev. Antônio
Endereço igreja: Rua formosa, 534 Bairro: Boa vista, Cidade: Suzano SP.


BIBLIOGRAFIA

Bíblia de estudo das profecias, Atos.
Fávio dos Santos, Escatologia, IBAD.
J. Dwight Pentecost, Manual de Escatologia, VIDA.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!