Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

LIÇÃO 05 - O ARREBATAMENTO DA IGREJA

TEXTO ÁUREOResultado de imagem para os eventos do arrebatamento
" Depois, nós os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens [...]". 1Ts 4.17

VERDADE PRÁTICA
O arrebatamento da igreja será a completude da salvação, quando todos os salvos serão glorificados.

INTRODUÇÃO
Resultado de imagem para os eventos do arrebatamento
Já sabemos que a volta de Jesus dar-se-á em duas fases. A primeira fase corresponde ao arrebatamento da Igreja, quando Jesus cumprirá o que prometeu aos seus discípulos, em relação ao seu retorno para buscá-los e levá-los para o céu. Na última reunião com eles, antes de sua morte, e percebendo que estavam preocupados com o que dissera sobre a ida a Jerusalém e ser morto, Jesus lhes disse: "Não se turbe o vosso coração...".
Os testemunhas gostumam  abordar crentes, novos convertidos, dizendo-lhes que ninguém vai para o céu, no entanto,o texto citado indica claramente que Jesus tranquilizou seus seguidores, prometendo-lhe vir outra vez e levá-los para si mesmo, para que onde Ele estivesse, eles haveriam de estar.

PRIMEIRA FASE DA VINDA DE CRISTO
Resultado de imagem para eventos do arrebatamento enciclopédia popular
Refere-se ao momento em que Ele se manifestará nas nuvens do céu,ou seja, descerá até o meio caminho, entre o céu e a terra, nos ares, na atmosfera. Cemos, porém que essa manifestação será no âmbito sobrenatural,pois com a tecnologia atual, os satélites poderiam facilmente detectar e transmitir algo assim tão fascinane, milhões de pessoas voando pelos céus ao encontro do Senhor.
Quando Jeus estiver posicionado, então ocorrerá o maior milagre de todos os tempos, o qual será operado pelo Espírito Santo: os salvos que estiverem mortos sairão do local em que se encontram no céu e serão reunidos aos seus corpos, após serem restaurados não importando o lugar ou a forma como foram destruídos pelo processo natural da morte biológica, em seguida os crentes fiéis que estiverem vivos sofrerão uma transformação, em que seus corpos mortais serão revestidos de imortalidade e glória, outro acontecimento aos fenomenal realizado pelo Espírito Santo e imediatamente se unirão aos mortos ressuscitados em glória e juntos serão guiados pelo Espírito Santo ao encontro do tão esperado Noivo.
hámuita controvérsia e discussão teológica sobre o "álarido", e a "voz do arcanjo" e a "trombeta de Deus"; alguns pensam que são etapas do chamamento para o encontro com Jesus, em que o alarido é para os que morreram em Cristo ressuscitarem;a voz do Arcanjo é para os que estiverem vivos e a trombeta de Deus é um toque de ajuntamento para que todos juntos subam ao encontro do Senhor. Porém, a verdade é que as três expressões se referem a um chamamento para que os salvos se reúnam e vão ao encontro do Senhor nos ares. Uma coisa é certa: A trombeta soará e somente os salvos a ouvirão.
A respeito das trombetas, Newell escreve:
As trombetas foram ordenadas por Deus para Israel com o propósito de convocar os príncipes e a congregação,levantar o acampamento para as jornadas, servir como alrme ou notificação pública, Nm 10.1-6;
As trombetas também deveriam ser tocadas nos dias da "alegria" de Israel, nas festas religiosas e por ocasião dos sacrifícios no primeiro dia do mês, como memorial perante o Senhor, Jeová também as amava Nm 10.10;
Encontramos, todavia, o uso das trombetas para despertar as hostes de Jeová à guerra contra seus inimigos Nm 10.9; compare com a passagem de Ezequiel, em que o Atalaia, fielmente tocando sua trombeta,livraria da destruição os que se dessem por avisados.
A pergunta é: poruqe essa retirada da Igreja tão inciva, violenta e rápida? A resposta está à nossa volta. Quando olhamos para este mundo, o sistema que o guia e o crescente aumento da violência, falta de amor e respeito entre as pessoas e para com Deus, o que parece não haver solução, cheiram mal. Podemos Analisar o arrebatamento da igreja sob quatro ângulos distintos, que são: Para os salvos; para os crentes que ficarem; humanidade espanto; liberdade de atuação do Maligno.

  • Para os Salvos - Contentamento por colher o resultado de toda uma vida de abnegação, renúncia da carne, dos prazeres do mundo nocivos à espiritualidade, de rejeição, de conflitos, sofrimentos, humilhação e perdas por amor a Cristo. Nesse momento será entendida na íntegra a diferença daquele que serve a Deus e o que não serve. Um corpo livre das mazelas naturais como doenças, fraquezas e todo tipo de deteriorização;um intelecto que se abre para compreender a magnidade do mundo espiritual e um espírito livre da opressão do pecado, do conflito entre o bem e mal, um ser de glória, perfeito. Quando esse dia chegar,o pecado não terá lugar dentro de nenhum salvo, consequentemente a morte será banida e Satanás nunca mais os tentará pois chegaram à estatura de varão perfeito, tendo um corpo igual ao de Cristo,pronto para viver comEle na eternidade.
  • Para os "crentes que ficarem" - será um dia de horror, angústias e desespero. Esses crentes não participaram do arrebatamento por não terem mantido uma vida reta diante dEle, por não se preocuparem em atender ao conselho de Jesus para vigiar e orar, para não ser pego de surpresa. Nesse momento, perceberão, tardiamente, o erro que cometeram por se deixarem ser seduzidos pelos prazeres do mundo. Vão ficaros que praticaram iniquidade, que viveram suas vidas,ainda dentro da igreja, mas fora da palavra; que optaram por enganar na casa de Deus; aqueles cujos objetivos era enriquecer com a fé, obter status, e vantagens; que fizeram da palavra de Deus um meio para conseguir ganho pessoal; que enganaram muitos com discursos com aparência de piedade quando na verdade queriam matar, roubar e destruir. Esses com certeza não participarão da maratona celestial aoencontro do Senhor jesus, haverá muito lamento e dor, mas será tarde demais, terão de enfrentar a Grande tribulação.
  • Para os incrédulos - Haverá grande espanto, muitas interrogações e desespero total, pois muitos entes queridos desaparecerão, pois foram arrebatados,já que eram crentes fiéis. A maioria dos estudiosos ainda crê que até as criancinhas, cujas famílias não são crentes, serão arrebatadas; sendo assima dor e o desespero aumentarão; mães não entenderão o que aconteceu coms eus filhinhos. 
  • Libertade maior para atuação do maligno - Com o arrebatamento da Igreja, a atuação de Satanás será mais intensa na terra. Essa libertade de atuação será maior, porque o que ainda preserva esse mundo de coisas piores são os salvos que aqui estão; a bíblia afirma que eles são o sal da terra e a luz do mundo. A igreja é sal, porque preserva a humanidade, impedindo a sua total deteriorização e apodrecimento; é luz porque impede que as tribos da terra estejam em total escuridão, mas ao ser tirada do meio domundo, perdirá todos os lugares. Nesse tempo se levantará o "iníquo", o "homem do pecado", o filho da perdição, não há como mensurar o caos que será instaurado na sociedadehumana.
DISTINÇÃO ENTRE AREBATAMENTO E SEGUNDA VINDA

Devemos observar várias contraposições entre arrebatamento e a segunda vinda. Elas mostrarão que os dois acontecimentos não são vistos como sinônimos nas escrituras, vejamos:

  1. O arrebatamento compreende a retirada dos crentes, enquanto a segunda vinda requer o aparecimento e a manifestação do Filho;
  2. No arrebatamento os santos são levados nos ares, enquanto o segundo advento Cristo volta à terra;
  3. No arrebatamento Cristo vem buscar sua noiva, enquanto que na segunda vinda Ele retorna com a noiva;
  4. O arrebatamento resulta na retirada da igreja e na instauração da tribulação, enquanto que na segunda vinda resulta do estabelecimento do reino Milenar;
  5. O arrebatamento é iminente, enquanto que a segunda vinda é precedida por uma multidão de sinais;
  6.  O arrebatamento traz umamensagem de conforto, enquanto a segunda vinda é acompanhada de uma mensagem de julgamento;
  7. O arrebatamento está relacionado ao plano para a igreja, enquanto a segunda vinda está relacionada a Israel;
  8. O arrebatamento é um mistério, enquanto a segunda vinda é prevista em ambos os testamentos;
  9. No arrebatamento deixa a criação intacta, enquanto na segunda vinda implica uma mudança na criação;
  10. O arrebatamento é apenas para os crentes, enquanto a segunda vinda tem efeito sobre todos os homens. 
Essa e outra contraposições que poderiam ser apresentadas apóiam a alegação de que se trata de dois planos diferentes  que não podem ser unificados num só. Como o arrebatamento da igreja vai ser de forma iminente, então veremos um pouco de iminência.

DOUTRINA DA IMINÊNCIA

Muitos sinais foram dados à nação de Israel,os quais precederam a segunda vinda, a fim de que a nação vivesse em espectativa quando Sua volta se aproximasse. Apesar de Israel não saber o dia e nem a hora em que o Senhor voltaria, saberia que sua redenção se aproximava pelo cumprimento desses sinais, tais sinais nunca foram dados à igreja. A igreja tem a ordem de viver à luz da vinda iminete de Cristo para transladá-la à sua presença (Jo 14.2,3; Cl 3.4; 1Tm 6.14). Passagens como 1Ts 5.6; Tt 2.13; Ap 3.3, alertam o crente a aguardar o próprio Senhor, não aguardar sinais que antecederiam Seu retorno. É verdade que os acontecimentos da Septuagésima semana lançarão um prenúncio antes do arrebatamento, mas atenção do crente deve ser sempre dirigida para Cristo, nunca aos presságios.
A crença da iminência marcou o pré-milenarismo dos primeiros pais da igreja bem como dos escritores do N.T, em relação a isso, Thiessen escreve:
... eles sustentavam não apenas a visão pré-milenarista da vinda de Cristo, mas também consideravam a vinda iminente. O Senhor os tinha ensinado a aguardar Seu retorno a qualquer momento e, depois, eles achavam que Ele viria nos seus dias. Não apenas isso, mas também achavam Seu retorno pessoal iminente. Apenas os alexandrinos se opunham a essa verdade. Podemos dizer, então que a igreja primitiva vivia em expectativas constante do Senhor e, consequentemente, não estava interessada na possibilidade de um período de tribulação no futuro.
Lutero escreveu: " Acredito que todos os sinais que precedem osúltimos dias já apareceram, não pensemos que a vinda de Cristo está longe; olhemos para cima com nossa cabeça erguida;esperemos a vinda de nosso Redentor com mente desejosa e alegre".
Calvino escreveu - "As escrituras uniformemente nos ordenam a olhar com expectativa para o advento de Cristo".
John Knox escreveu - "O Senhor Jesus voltará, e com presteza, seu propósito não é outro senão reformar a face de toda a terra, o que nunca foi e nunca será feito, até o Justo rei e Juiz apareça para restaurar todas as coisas".
A doutrina da iminência impede a participação da  igreja, em qualquer parte da Septuagésima semana. A multidão de sinais dados a Israel para movê-los à expectativas também seriam para a igreja, e a igreja não poderia estar esperando Cristo até que esses sinais fossem cumpridos. O fato é que nenhum sinal é dado à igreja; em vez disso, ela tem a ordem de aguardar a Cristo, o que impossibilita sua participação na Septuagésima semana.





AUTOR: Presbítero  e Professor José Egberto S. Junio, casado com a Laura minha querida esposa, onde temos um casal de filhos (Wesley e Rafaella), formado em Teologia pelo IBAD. Congrego na Ass. de Deus, MIn. Belém setor 13.
Pastor Setorial: Pr. Davi Fonseca
Pastor na congregação: Ev. Antônio .
Endereço igreja: Rua formosa, 534 Bairro: Boa vista, Cidade Suzano SP.


BIBLIOGRAFIA
Bíblia de estuda das profecias, editora Atos.
Elinaldo Renovato, O final de todas as coisa, CPAD.
J.Dwight Pentecost, manual de Escatologia, VIDA.
Flávio dos Santos, Escatologia, IBAD.
falandodejesus1.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!