Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

LIÇÃO 04 - ESTEJA ALERTA E VIGILANTE, JESUS VOLTARÁ

TEXTO ÁUREO 
Resultado de imagem para relâmpagos
"Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até a outra extremidade ,assim será também o Filho do Homem no seu dia". (Lc 17.24).

VERDADE PRÁTICA
A volta de Jesus será tão repentina que não haverá chance para arrependimento e preparo de última hora.
Resultado de imagem para relógio com uma bíblia
INTRODUÇÃO

Um dos sinais que confirmam que Jesus está próximo é o Engano. Jesus disse: ... Ninguém vos engane. Mt 24.4,5, esses versículos confirmam que o engano será o maior problema dos últimos dias.
Há três elementos no engano, Vejamos:

  1. Primeiro elemento do engano - Uma falta de confiança em Deus e sua liderança, autoridade e palavra, sendo que Ele próprio é o caminho , a verdade, e a vida (Jo 14.6).
  2. Segundo elemento do engano - Rebeldia, assim como Jonas, você sabe o que tem que fazer, mas simplesmente não faz. A bíblia diz: Aquele sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tg 4.17).
  3. Terceiro elemento do engano - Rejeição do amor de Deus, Todas as seitas são destituídas de amor. Elas são cruéis, dominadoras, de espírito maligno e críticas em relação às demais pessoas, exceto em relação  a si mesmas. A bíblia diz: Que o amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor e aquele que não ama não conhece a Deus, porque Ele é amor.
No início o engano oferece aquilo que é desejável, mas no final ele destrói. Agora veremos Nove tipos de enganos, observem cada um:

  • Engano Religioso - Paulo ensina, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos Sábados. Jejum sem Santidade é um exemplo de engano religiosos. Proibir pessoas de se casarem é um exemplo de engano religioso.
  • Engano Doutrinário - Este ocorre quando as pessoas abandonam o significado simples da palavra de Deus, um exemplo de engano doutrinário é o daqueles que dizem: Não temos necessidade de batismo nas águas porque o ladrão da cruz não foi batizado. Minha resposta é: Crucifique-se e nós o insentaremos do batismo nas águas, neste interím entre no tanque.
  • Engano Ético - Este é quando os crentes professam Jesus Cristo, mas mentem e trapaceiam em seus negócios.
  • Engano Moral - O humanismo secular é a pedra angular do engano moral. Ele diz: se lhe dá prazer, então faça, você não quebra a lei de Deus, a lei de Deus quebra você.
  • Engano Intelectual - O engano intelectual é quando um individuo crê que suas opiniões, formadas pelo seu intelecto, são iguais ou superiores aos ensinamentos da palavra de Deus.
  • Engano Fanático - Os homens das cruzadas e os lideres da Inquisição Espanhola são exemplos históricos de engano fanático.
  • Engano Místico - Ter experiência de sonhos, visões, anjos, ou luz brilhante, não significa a que você tenha tidouma visitação de um anjo ou de jesus Cristo. Tudo que o inspira a fazer tudo contra a palavra de Deus é demoníaco.
  • Engano Sexual - É a crença ou Filosofia que rejeita o relacionamento sexual monogâmico ordenado por Deus entre um homem e uma mulher, como o único relacionamento sexual aceitável.
  • Engano Espíritual - Quando os crentes se enchem de enfado em relação à disciplina da palavra de Deus e começam a praticar coisas contrárias à ortodoxia do Novo Testamento.
I - A VINDA DE JESUS SERÁ REPENTINA

COMO UM LADRÃO

É um alerta sobre a surpresa da vinda de Jesus, para estarmos preparados para a sua vinda a qualquer momento. E também um alerta para termos cuidado para nossa casa espiritual, ou nossa vida, não ser assaltada pelo ladrão, que só vem para destruir tudo o que temos da parte de Deus. O ladrão não vem senão a matar, roubar e a destruir. Infelizmente, há tantos que dão lugar aos interesses do ladrão destruidor do que àquEle que veio para que tenhamos vida e vida com abundância. Mas Deus está sempre avisando:"Vigiai, pois porque não sabeis quando virá o senhor da casa...". O ladrão está rondando nossas casas, nosso casamneto, de maneira sútil e sorrateira, muitos de nós colocam equipamentos de segurança,previndo-se do ladrão, mas grande parte não coloca a sua vida em segurança, no lado espiritual, para esperar Jesus, que vem como um ladrão,quando muitos acordarem,já será tarde demais.
Veja o que Jesus falou a Igreja de Sardes: Senão vigiares, virei sobre ti como um ladrão... E você sabe o porquê desta repreensão? Porque a cidade de Sardes foi invadida duas vezes, pelos inimigos à noite e os moradores nem perceberam, estavam desapercebidos, e Jesus estava dizendoaqueles crentes, vocês estão na mesma condição. Se não vigiares e não estiverem atentos, vou vim e vou pegar vocês de surpresa, fica o alerta, leia Apocalipse 3, a igreja de Sardes, é o momento de muitos crentes hoje,saiba Jesus estávoltando!

NINGUÉM SABE A HORA

O evangelista Marcos escreveu sobre o que Jesus ensinou quanto à necessidade da vigilância. "Mas daquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão nos céus, nem o Filho senão o Pai. Nesse texto, Jesus usa três verbos de forma bem enfática quanto à maneira de esperar sua volta inesperada: OLHAI, quer dizer que o crente fiel deve estar atento ao que se passa ao seu
redor, em termos de acontecimentos, eventos, é práticas que estão ocorrendo a seu redor; VIGIAI, quer dizer estar alerta, não apenas olhando os acontecimentos, mas em atitude de quem está percebendo o que se passa. ORAI, sem dúvida alguma, a oração é uma prática que o Cristão sincero não deve deixar de lado nem um dia em sua vida. Sem oração é impossível estar preparado para a vinda de Jesus. Lamentavelmente, o que mais está faltando na sigrejas, nos dias presentes, é a vida de oração. Os cultos de oração, via de regra são poucos frequentados.

COMO FOI NOS DIAS DE LÓ

OS DIAS ATUAIS SUPERAM EM CORRUPÇÃO E VIOLÊNCIA

Os dias de Ló são emblemáticos e sinal para os dias em que vivemos. O movimento homossexual, ou LGBT, ganha espaço na mídia como nunca; em países do primeiro mundo, como E.U.A, Holanda, Dinamarca, Suécia, entre outros, o apoio e a aprovação da "União civil de duas pessoas do mesmo sexo", ou casamento Igualitário, ou homoafetivo, tem tido respaldo dos governos e dos judiciários. Em nosso Brasil, nunca houve tanta visibilidade quanto ao apoio oficial à união homossexual, condenada pela palavra de Deus de forma clara e instituicional.
Em nosso país.a iniquidade não só está sendo praticada pelos pecadores,está institucionalizada em planos de governo. Só para que se tenha idéia da corrupção moral, esse plano oficial  diz, em seu "Objetivo estratégico VI:... N) Garantir os direitos trabalhistas e previdenciários de profissionais do sexo por meio da regulamenteção de sua profissão. Isso significa que,no programa oficial, o governo considera a prostituição masculina ou feminina, como profissão. Desse modo, uma prostituta é visto como nomesmo nível de um médico, um advogado, um professor, etc.
Além disso o governo criou outro documento oficial: "O plano Nacional de Educação", que não foi aprovado no congresso, mas foi encaminhado para ser apresentado para discussão em audiências públicas,nos municípios de todo o país.
Isto sócomprova que somos a última geração. Vejamos 10 sinais proféticos que somos esta última geração, a geração do arrebatamento da Igreja:

  1. Explosão do conhecimento - Daniel escreveu: "E tu Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte a outra, e o conhecimento se multiplicará (Dn 12.4). Do jardim do Éden até 1900 d.c.; os seres humanos andaram em cavalos.num espaço de alguns anos, o homem inventou o automóvel, o avião, o ônibus espacial. Na área médica,temos presenciado tamanha explosão de conhecimento, que a ciência precisou redefinir o conceito morte.
  2. A praga no Oriente Médio - O profeta Zacarias teve uma visãoe não soube descrevê-la, chamando-a de os terríveis resultados de uma praga. Zc 14.12-15, esta praga de Zacarias foi um mistério para a geração dos meus avós,mas então a bomba atômica foi inventada. Uma bomba atômica pode produzir em milésimos de segundos uma temperatura de mais de 1milhão de grus. É desta forma que os olhos e a língua de um homem são consumidos antes que o corpo caia no chão, a praga de Zacarias, não é mais um mistério, ela será usada no Oriente Médio.
  3. Renascimento de Israel - Ezequiel profetizou que Deus tiraria seu povo das sepulturas gentílicas e os traria à sua terra. Lembro-me bem no dia 15 maio de 1948. tinha oito anos de idade, estava sentado à mesa da cozinha commeu pai, um homem calmo com uma mente brilhante. Eu e papai estávamos ouvindo o rádio, quando o locutor anunciou dramaticamente: A Nações Unidas anunciaram hoje que reconheceram formalmente Israel. Meu pai me olhou direto nos olhos e disse: Acabamos de ouvir a mais importante mensagem profética a ser anunciada atéa volta de Jesus.
  4. Os Judeus voltarão para a sua terra - Jr 23. 7-8. Os Judeus da terra do Norte (Rússia) retornaram a Israel em dezenas de milhares, assim como os outros Judeus de outras nações do resto do mundo, através dos noticiários de televisão,mas lemos sobre isto primeiro em Jeremias, este é um sinal que somos a última geração.
  5. Jerusalém não estará mais sobre o controle dos gentios - A profecia bíblica nos diz que Jerusalém não será mais governada pelos gentios na última geração. O povo Judeu não controlava Jerusalém deste o ano 70 d.c; quando os Romanos atacaram a cidade e destruíram seu templo, até que houve a guerra dos seis dias em 1697. Jerusalém está sobre o controle dos Judeus pela primeira vez em dois mil anos, somo a última geração.
  6. Comunicação internacional instantânea - Ap 11. 3-10, João descreve duas testemunhas que serão executadas e seus corpos sem vida ficarão por três dias meio nas ruas de Jerusalém, sendo vistos por todo o mundo. Por diversas vezes, os estudiosos perguntaram, como estas testemunhas poderiam serem vistas por todos ao memso tempo. Então chegou a televisão, o Satélite, isto não era possível até 1900! Isto é possível hoje, pois somos a última geração.
  7. Dias de engano - Jesus advertiu que o problema número 01 da terra nos últimos dias seria a fraude. O secularismo é um engano. As teorias e filosofias da Nova Era, são uma fraude. Os gurus ambientalistas, que dizem quea terra nada mais é senão o seio da "deusa-mãe", estão simplesmente espalhando uma ilusão. A Igreja apóstata, que tem aparência de piedosa, mas nega o poder de Deus, está praticando uma fraude, pois o engano prolifera.
  8. Fome e pestes - Algumas potências mundiais são capazes de alimentar o mundo inteiro, mas muitos fazendeiros são pagos para não produzir certas espécies de alimentos, pois do contrário, a oferta de produtos seria muito grande e consequentemente os preços despencariam no mercado. Vemos toda noite nos noticiários crianças desnutridas, com barrigas inchadas, Porquê? Jesus dise que haveria fome e pestes... Mas todas estas coisas são apenas o princípio das dores.
  9. Terremotos - Deus usa os terremotos para chamar a atençao dos surdos espirituias. A bíblia registra pelo menos 33 exemplos de que Deus usou um terremoto para chamar a atenção dos er humano. Os constantes tremores de terra são a voz de Deus falando através da natureza para nos lembrar que somos a última geração.
  10. Como nos dias de Noé - Que características marcaram os dias de Noé? Gênesis nos conta que a maldade do ser humano era muito grande sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. 
AUTOR: Presbítero e Professor da Ebd, José Egberto S. Junio, casado com a Laura, onde temos um casal de filhos (Wesley e Rafaella), formado em Teologia pelo IBAD, congrego na Igreja Ass. de Deus, Min. Belém setor 13.
Pastor Setorial: Pr. Davi Fonseca
Pastor na Congregação: Ev. Antônio
Endereço da Igreja: Rua formosa, 534. Bairro: Boa vista. Cidade: Suzano SP.



BIBLIOGRAFIA

Bíblia de estudo das profecias, editora Atos;
Elinaldo Renovato, o final de todas as coisas, CPAD;
Flávio dos Santos, Escatologia, IBAD;
J.Dwight Pentecost, Manual de Escatologia, VIDA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!