Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

domingo, 10 de janeiro de 2016

LIÇAO 03 - ESPERANDO A VOLTA DE JESUS

TEXTO ÁUREO 
"E mesmo Deus te paz vos santifique em tudo ; e todo vosso espírito,  alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo " (1Ts 5.23)

VERDADE PRÁTICA 
Com relação à volta de Jesus, só há dois tipos de crentes :os que serão arrebatados e os que ficarão.
Resultado de imagem para volta de jesus
INTRODUÇÃO 
Sinais-da-volta-de-Jesus
Como não sabemos o dia da voltar de Jesus para arrebatar a sua Igreja, é indispensável estarmos preparados para aquele grande acontecimento, como se ele viesse a ocorrer hoje, agora. Infelizmente, na prática, há muitos cristãos que não estão preparados para subir com a igreja, na volta do Senhor. Assim como as virgens loucas, estão descuidados, não têm reserva espiritual, negligenciam o seu testemunho e alguns escandalizam o nome do evangelho.
No entanto, a volta de Jesus será repentina, como a vinda de um ladrão para assaltar uma residência,  não há hora marcada, não há dia conhecido. Para demonstrar a surpresa de sua volta, Jesus aludiu aos dias de Noé e também aos dias de Ló.
Qual a diferença entre os dias de Noé e os dias de Ló? Nos dias dê Noé, havia vida social normal, incluindo o casamento entre as pessoas ;havia agricultura, pois comiam e bebiam.
Nos dias de Ló, as atividades eram semelhantes, só não sê fala em casamento. Em Gênesis 19.4,5, ficou registrado que os homens de Sodoma eram praticantes da homossexualidade. Assim, uma características comum ao que aconteceu com os povos antediluvianos e os dê Sodoma, foi a surpresa com que foram alcançados pelas respectiva  tragédias.

I - AGUARDANDO A VOLTA DO SENHOR

Jesus antes de partir, fez uma promessa para a igreja de que retornaria para levá-la para junto dEle. Essa é a promessa mais importante para os salvos, constitui a base de sua fé, a igreja primitivase apegou a essa promessa e esperava ansiosamente por esse dia. Embora o Senhor tenha dito que o dia e a hora ninguém sabia, só o Pai, os crentes daquela época viviam como se o arrebatamento fosse de repente, ainda no tempo deles, vejamos algumas características do povo de Deus daquela época que aguardava o cumprimento da palavra de Jesus sobre o seu retorno, encontradas basicamente no livro de Atos dos Apóstolos:

  • Era uma igreja viva, trabalhadora e praticamente com desapego às coisas deste mundo, sejam propriedades, família, trabalhos, lazer e vida comum em sociedade.
  • Não se misturavam com as demais pessoas, mas viviam separados não aceitando o modo de vida pagão, demonstrando serem diferentes em tudo.
  • Tudo era em comum entre eles.
  • Alguns chegaram a vender suas posses e depositar aos pés dos Apóstolos o dinheiro para fosse repartido com os demais.
  •  Reuniam-se nas casas todos os dias, partindo o pão, orando e buscando ao Senhor.
  • O único desejo que tinham, era ser fiel a Deus em comunhão uns com os outros, apenas aguardando o momento tão desejado.
A despeito salientamos que os Israelitas também tinham uma promessa da parte de Deus: O Messias. Ele seria levantado nesta terra para libertar o povo de Deus das mãos do inimigo e elevá-lo à condição de cabeça sobre as nações, inaugurando umreino que jamais seria derrubado. Porém, o Messias prometido veio, mas os judeus não o perceberam e rejeitaram o "ODesejado das Nações"; por causa dessa rejeição a bênção foi estendida aos gentios, povo considerado pelos Judeus como imundo e sem direito algum às promessas do Senhor.

II - ATITUDES ERRÔNEAS DIANTE DA VINDA DE JESUS

Um dos sinais da vinda do Senhor Jesus, é a traição e o aborrecimento. Esses comportamentos pode levar muitos à condenação eterna. Jesus profetizou: Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão (Mt 24.10). Qual a causa dessa traição entre os que se dizem cristãos, no tempo da volta de Jesus? Ele respondeu: "E por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos tem se esfriado". Não há necessidade de nenhuma pesquisa para constatar, pelas evidências diárias, na mídia e no comportamento humano, que a iniquidade está generalizada, no mundo todo, e com muita incidência em nosso País.
Esse aumento da iniquidade acaba influenciando o comportamento dos crentes negligentes quanto à volta do Senhor, e muitos nem percebem que estão aborrecendo seus irmãos, seja pelo legalismo exarcebado, seja pela inveja, pela calúnia, seja maldade e carnalidade. O apóstolo João anotou que quem aborrece seu irmão não pode entrar no reino de Deus, naturalmente, diante de Deus, quem aborrece seu irmão é um homícida espiritual, passível da penalidade coma perdição, tanto quanto o homicida que tira a vida física de alguém.

III - ATITUDES DO SERVO FIEL ANTE A VOLTA DO SENHOR

O SERVO FIEL

Mt 24. 45-47, Jesus profere uma parábola do servo fiel, essa parte da parábola, no meio do Sermão profético de Jesus, dá a entender que Ele se referia a servos que têm liderança, ou seja, obreiros, pastores, dirigentes de congregação ou de trabalhos, se forem verdadeiras, formam o todo maior que constituia Igreja do Senhor. E que deverão prestar contas, de modo "que o Senhor, quando vier, achar servindo assim". Primeiro, porque eles são constituídos "sobre a sua casa", estar sobre a sua casa é ser líder, mordomo oua dministrador dos bens de seu Senhor. hoje a casa de Deus, pode ser identificada assim, como uma igreja cristã, que reúne os servos de jesus num determinado lugar. "Servo fiel e prudente" pode-se aplicar a cada crente individualmete, homem ou mulher, que espera a volta do Senhor.
Esse servo fiel e prudente são os líderes ou pastores, que atuam na obra do Senhor com fidelidade e amor. Em segundo lugar, o texto diz que esse servo, elogiado pelo Senhor, é constituído "para dar o sustento a seu tempo" sobre a sua casa, ou seja, aos que vivem e trabalham na casa do Senhor.Os pastores de igrejas, sejam quais forem elas devem ser realmente apascentadores do rebanho de Jesus.
As ovelhas não lhes pertencem, todo pastor cristão pastoreia ovelhas que não lhes pertencem, e um dia haverão de prestar contas de como as trataram como ovelhas do Senhor. Neste aspecto o apóstolo Pedro escreve: " Aos Presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também Presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participantes da glória que se há de revelar; apascentai o rebanho de Cristo, e participante da glória que se há de revelar; apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força,mas voluntariamnete; nem por torpe ganÂncia, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus,mas servindo de exemplo ao rebanho... (1Pe 5. 1-4).

AUTOR: Presbítero  José Egberto S.Junio e professor da ebd, casado com a Laura, tendo um casal de filhos (Wesley e Rafaella),formado emteologia pelo IBAD. congrego na Ass. De Deus, Min. Belém Setor 13.
Pastor Setorial: Pr. Davi Fonseca
Pastor na congregação: Ev. Antônio
Endereço da Igreja: Rua formosa, 534, Bairro: Boa vista, Cidade: Suzano SP.

BIBLIOGRAFIA

Bíblia de estudo das profecias, editora Atos
Elinaldo Renovato, O fim de todas as coisas, esperança e glória para os salvos, CPAD
flávio dos Santos, Escatologia, revelação e Juízos para o fim dos tempos, IBAD
blogaultimatrombeta.wordpress.com
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!