Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

sábado, 11 de novembro de 2023

LIÇÃO 08 - MISSIONÁRIOS FAZEDORES DE TENDAS.

Pb. Junio - Congregação Boa Vista II

 







                                TEXTO ÁUREO

"Vós mesmos sabeis que, para o que o que me era necessário, a mim e aos que estão comigo, estas mãos me serviram." (At 20.34)


                                VERDADE PRÁTICA

É possível servir a Deus e aos outros por meio de sua profissão aonde quer que você vá.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: AT 18. 1-5; 1TS 4. 11,12


                        INTRODUÇÃO


 O trabalho para adoração a Deus não é somente aquele dentro do templo. O trabalho missionário não é somente quando você abandona sua carreira para ir morar no interior da África ou Oriente Médio. Particularmente, eu adoraria ter essa oportunidade um dia e reconheço que faltam pessoas dispostas a largar tudo e ir para o campo missionário. Mas também existem chamados missionários para etnias não alcançadas que estão aqui no Brasil, por exemplo executivos e políticos. São pessoas de estilo de vida peculiares, com linguagens e costumes particulares, que frequentam lugares específicos, que até se alimentam de forma diferente, e precisam ouvir o Evangelho de Cristo de uma forma exclusiva, através de seus pares cristãos com os quais se relacionam no âmbito do trabalho. Uma boa definição sobre o trabalho é dada por John Stott: “trabalho é o gasto de energia (manual, mental ou ambas) no serviço aos outros, que traz realização para o trabalhador, benefício para a comunidade e glória para Deus”. José, Daniel, Neemias e Ester foram todos missionários, chamados para influenciar e impactar as suas gerações. Tiveram que lidar e superar todos esses riscos nos seus trabalhos, mas, entenderam que suas atividades eram verdadeiros campos missionários nos quais a missão de Deus se realizava e o caminho para o Messias era preparado. Além disso, em suas épocas, a instituição igreja não existia e, portanto, não exercia influência para os rumos das sociedades. Atualmente, tal instituição existe, mas continua não exercendo um papel fundamental nesse contexto. E não é necessário entender muito de relações internacionais ou história para saber que as organizações que definem o rumo da humanidade pósmoderna são: instituições de ensino, governos e grandes corporações. Precisamos, portanto, de verdadeiros cristãos vocacionados em cada uma dessas áreas: na educação, na política, na economia e negócios. Cristãos, estes, que também são vocacionados para que a missão de Deus na Terra continue. São, portanto, cristãos bivocacionados (trabalho + missão = missionários no campo de trabalho).  Tenho percebido que, quanto mais o tempo passa, aumenta a urgência do trabalho missionário que ainda precisa ser feito e, enquanto muitos planos não são implementados, a missão também não se inicia de forma completa. O Evangelho precisa ser propagado rapidamente em todas as nações (2Ts 3:1).

Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube







              I.   A VIDA PROFISSIONAL DE PAULO E SUA VOCAÇÃO MINISTERIAL

1.   A profissão do Apóstolo Paulo   -   A ocupação de Paulo como fabricante de tendas é significativa por vários motivos. Em primeiro lugar, mostra que Paulo não era um líder espiritual desapegado; ele estava intimamente envolvido nas realidades da vida cotidiana, ganhando a vida assim como as pessoas a quem ele ministrava. Em segundo lugar, a profissão de Paul permitiu que ele se conectasse com uma ampla gama de pessoas. Enquanto trabalhava, ele podia interagir com várias classes sociais e origens, o que lhe permitia levar o Evangelho a um público extenso. A profissão de Paul também lhe ofereceu certo grau de independência financeira. Muitas vezes ele optou por se sustentar por meio de seu trabalho, apesar do direito de receber sustento da igreja (1 Coríntios 9:6-14 NKJV). Essa independência permitiu que ele servisse ao Evangelho livremente, sem quaisquer obrigações para com indivíduos ou comunidades específicas (2 Tessalonicenses 3:7-9 NKJV).   A independência financeira de Paulo também teve um significado simbólico. Ele deixou claro que o Evangelho era um dom dado gratuitamente, assim como a salvação por meio de Cristo é dada gratuitamente. Seu ministério autossustentável forneceu uma poderosa demonstração desse princípio. Paulo via o trabalho como uma parte essencial da vida cristã. Ele defendeu uma vida equilibrada de trabalho e fé, afirmando: “Se alguém não trabalhar, também não coma” (2 Tessalonicenses 3:10 NKJV).  Assim, a profissão de Paulo e seus ensinamentos destacam a dignidade inerente e o significado espiritual do trabalho na vida cristã.

2.   Como o apóstolo Paulo conjugava vida profissional e ministerial ?     -    Dessa forma, através da sua habilidade profissional, o apóstolo podia aproximar-se das pessoas de diferentes crenças e ser o seu próprio mantenedor. O apóstolo Paulo, judeu da tribo de Benjamim, nasceu como cidadão romano (provavelmente, porque o seu pai também já era cidadão romano), em Tarso da Cilícia, com o nome hebraico Saulo. Paulo era, ao que tudo indica, um dos seus nomes romanos. Educado como fariseu, viria a ser altamente capacitado na lei judaica e na suá tradição (G11.14). Ele era fariseu e fora criado aos pés de Gamaliel, mas não se esqueceu da arte de fazer tendas que aprendera na juventude. Embora tivesse direito de ser sustentado pelas igrejas que ele plantara, Paulo trabalhou no seu ofício para ganhar o seu sustento (o apóstolo Paulo costumava sustentar-se pessoalmente), pois temia escandalizar os irmãos e não queria correr o risco de ser interpretado com o aventureiro, em Corinto. Várias referências bíblicas dão a ideia de que isso era costume seu, e não meramente algo que ele praticava em certas ocasiões: “Vós mesmos sabeis que, para o que me era necessário, a mim e aos que estão comigo, estas mãos me serviram” (At 20.34). Além disso, em 1 Coríntios 9 .12ss, vemos que ele trabalhou em Éfeso; 1 Coríntios 4.12 diz que ele trabalhou em Corinto; e em 1 Tessalonicenses 2.9 e 2 Tessalonicenses 3.7-9, é perceptível que ele trabalhou em Tessalônica.

3.   A ética financeira na atividade  missionária de Paulo   -   Paulo era um missionário pioneiro. O seu ministério era alcançar lugares não alcançados pelo evangelho (Rm 15.20). Para isso, ele sempre planejou os seus passos, dependeu da direção do Espírito e contou com o apoio das igrejas. Antonia Leonora van der Meer, autora do livro Missionários Feridos, ao comentar o texto de Romanos 15.22-33, mostra-nos exatamente isso. Paulo está encerrando essa preciosa epístola a uma igreja que ele ainda não conhecia pessoalmente. Ainda assim, ele não esconde quais são os seus projetos e como ele conta com o sustento desses irmãos. N o entanto, quando o apóstolo diz que esperava “ ... que para lá seja por vós encaminhado...” (v.24) ou “ ... passando por vós, irei à Espanha” (v.28), estava falando sobre uma ajuda financeira da igreja em Roma para que ele pudesse viajar até a Espanha. Mesmo não conhecendo os irmãos de Roma, Paulo pediu ajuda financeira pelas seguintes razões: Ele trabalhava muito (v. 18-21,25-26j. Paulo era um exemplo de missionário trabalhador. Ele derramava suor, sangue e lágrimas na obra do Senhor (At 20.18-21). Ele concluía o que começava (v.23,28). Ele não parava a obra do Senhor na metade. Era fiel ao serviço do Senhor. Nesta carta aos Romanos, Paulo ensina que a Igreja é o ramo enxertado na oliveira (Israel). Todo gentio tem uma dívida de gratidão para com os judeus (Rm 3.1-2). Por ser um princípio bíblico (v. 27). A Bíblia é clara sobre o ensino de ajudar financeiramente aqueles que se afadigam na Palavra. Os que trazem benefícios espirituais devem receber benefícios materiais (Cl 6.6; 1 Tm 5.17-18).

Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube







                    II.  MISSIONÁRIOS FAZEDORES DE TENDAS

1.  Fazedores de tendas   -  Através da história, Deus usou pessoas com profissões e negócios normais para avançar seu reino e fazer cumprir seus propósitos. O mesmo acontece hoje em dia. A maior força missionária cristã do mundo é formada por profissionais, empreendedores e estudantes que se movem entre culturas para servir a Cristo através de suas vidas e trabalho. Talvez eles não sejam contados nas estatísticas missionárias, mas pela graça de Deus seu impacto é significativo. Hoje a maioria dos grupos de povos não-alcançados ou menos alcançados vivem em nações que são fechadas aos missionários tradicionais. Profissionais e empreendedores cristãos são aceitos nesses mesmos países. Portanto acreditamos que Deus irá usar esses grupos importantes no cumprimento de sua Grande Comissão. Precisamos concentrar esforços no treinamento de todo o povo de Deus para a vida de discipulado, que significa viver, pensar, trabalhar e falar a partir de uma perspectiva bíblica e com eficiência missionária em todo lugar e em toda circunstância da vida diária e do trabalho. 

2.   A força missionária no mundo   -  Estas informações foram extraídas do site missoesmundiais.com.br  |  Todos os obreiros e líderes de Missões Mundiais estão comprometidos com a Grande Comissão. Em todo o mundo, para cumprir a missão, somos atualmente 1.914 missionários em 80 países.   Na região geográfica mais desafiadora, que inclui o Norte da África, Oriente Médio e a Ásia, estamos presentes em 32 países com 299 missionários. Entre os anos de 2018 e 2022, mais de 184 mil pessoas aceitaram a Cristo. E mais de 9 mil foram batizadas, sendo 64% dos batismos nessa região. E 69% das nossas igrejas foram plantadas na região no Norte da África, Oriente Médio e Ásia.  Coloque no seu coração a realização da Grande Comissão como parte do seu princípio de vida. Algo intrínseco à sua identidade como seguidor de Jesus Cristo, assim como é para nós de Missões Mundiais. Vamos dar o nosso melhor para cumprir a ordem nos dada por Jesus. Envolva-se indo aos campos, mobilizando sua igreja, pequenos grupos e amigos, ore pelos povos não alcançados e pelos missionários. Também, oferte, para que tudo isso seja possível.   Sigamos em frente, como discípulos de Cristo, pregando a sua mensagem de arrependimento, liberdade e transformação para que Ele seja glorificado e todos venham a ter uma vida na presença de Deus. Vamos Completar a Missão!

3.   O preparo dos fazedores de tendas   -   O fazedor de tendas nada mais é do que aquela pessoa que faz uso de sua profissão para, ainda que em tempo parcial, garantir meios financeiros que lhe permitam ter uma vida digna, em meio ao cumprimento do seu chamado missionário. Tal atividade pode ser desenvolvida pelo missionário em seu local atual ou em qualquer região na qual sente-se chamado a evangelizar, seja por meio de um negócio próprio, ou servindo outras corporações que atuem naquele lugar. Uma das grandes perguntas que precisamos realizar àqueles que desejam pregar o evangelho nos quatros cantos deste mundo é: como sua profissão, seu talento, suas habilidades irão ajudar na pregação do evangelho e no sustento do seu ministério? Não estamos dizendo que o missionário não possa receber ofertas das igrejas, de irmãos na fé, como o próprio Apóstolo Paulo recebeu. Mas é de extrema relevância que o obreiro do Senhor tenha plena consciência de que Deus não é um Deus ocioso, e da mesma forma deseja que nos portemos em sua grande obra (1 Tessalonicenses 5:14). Deseja trabalhar em missões? Esteja pronto para usar sua profissão os talentos dados por Deus, e certamente seu ministério impactará tanto os irmãos da fé, quanto os que estão de fora, aguardando para ouvirem sobre a mensagem da salvação.

“Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém”. (1 Tessalonicenses 4:11,12).

Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube







                    III.    VOCAÇÃO, PROFISSÃO E MISSÕES  

1.  Deus é quem chama   -   Muitos crentes acham que devem sentir um “toque” especial que defina a chamada do Senhor. Um pouco de reflexão nos mostra que a decisão é algo que acontece naturalmente como decorrência de termos as condições acima enumeradas. Disse Mitchell: “Não posso levar as almas para mais perto de Cristo do que estou”. O cristão se torna missionário como resultado natural de sua relação pessoal com Cristo. O chamado do Senhor a todo o cristão já foi claramente feito pelo Senhor quando nos comissionou antes da Sua ascensão (Mateus 28:18-20; Marcos 16:15; Atos 1:8). Um missionário que passou cinquenta anos trabalhando no Congo e cujo serviço missionário fora rico e frutífero, em vibrante testemunho, afirmou que nunca estivera cônscio de qualquer chamamento missionário íntimo especial. Simplesmente lera a ordem clara de Cristo: “Ide”. Sabia que ao crente cumpre obedecer. Entregou-se a Cristo, preparou-se e foi à África. Seguiu-se uma longa e útil carreira missionária. Ele obedeceu a Deus!

2.   Exercendo a vocação   -   Ao longo da História da Igreja, Deus tem chamado homens e mulheres para realizarem tarefas específicas. Martinho Lutero (1483-1546) foi levantado para reformar a igreja; David Livingstone (1813-1873) foi levantado para missões na África; John Paton (1824-1907) foi levantado para levar o evangelho nas longínquas ilhas do Pacífico; Lillian Trasher (1887-1961) foi levantada para cuidar de centenas de crianças no Egito, a ponto de ser chamada a Mãe do Nilo , Gunnar Vingren (1879-1933) e Daniel Berg (1884-1963) foram enviados por Deus para o Brasil para pregar o batismo com o Espírito Santo. A todo instante, milhares de crentes estão sendo chamados por Deus para as mais diversas tarefas. Somos todos vocacionados para servir a Cristo com o que somos e com o que temos, sendo o objetivo principal glorificar o nome de Deus Pai (Rm 16.25-27) dentro e fora da igreja. Tudo o que temos vem de Deus e deve ser usado para a honra e glória do nome dEle! A melhor definição de missões foi dada por John Leonard: Missões é a obra de Deus confiada à Igreja, que seguindo o exemplo de Cristo, proclama por palavras e ações o Reino de Deus, chamando todos ao arrependimento e à fé em Cristo, ensinando-os a serem discípulos dele, integrando-os em igrejas locais.

3.   Minha profissão, meu campo missionário    -   Ana acha que seu trabalho como enfermeira não tem futuro porque ela não está servindo a Deus período integral. José quer deixar o mundo dos negócios pela mesma razão. Muitos cristãos hoje querem fazer com que suas vidas tenham um significado para a causa de Cristo. Contudo, eles não percebem que suas vidas podem ter significado — todos os dias. Eles não se dão conta do poder de uma profissão. Há pelo menos três maneiras que você pode fazer uso do poder da sua profissão. 

O PODER DA PROCLAMAÇÃO

Jesus conhecia o poder de uma profissão quando disse: “Vocês são a luz do mundo todo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para pôr debaixo de um cesto. Ao contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai que está no céu” (Mat. 5:14-16). A luz brilha mais onde está mais escuro. Existe a possibilidade de que seu ambiente de trabalho seja um lugar espiritualmente escuro. Ele precisa do testemunho da sua vida e das suas palavras. Paulo entendeu isto quando escreveu: “Portanto, tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai” (Col. 3:17). 

O PODER DAS VIAGENS MISSIONÁRIAS CURTAS

Para ser competitivo no mercado mundial, muitos empresas brasileiras estão enviando seus funcionários ao exterior para treinamento e a trabalho por dias ou semanas, as vezes. Se você quiser causar um impacto mundial por Cristo, aqui está sua chance! Se você tiver a chance de aceitar um cargo que garanta uma certa quantidade de viagens, aproveite! É a sua chance de deixar a sua “Jerusalém” e “Judéia” e ser uma testemunha de Cristo nos “confins da terra”! (At. 1:8). E você? Está pronto para colocar sua profissão nas mãos de Deus? Você O deixará usá-lo em qualquer lugar do mundo para Sua Glória? Compartilhando o Evangelho com seus amigos no trabalho? Usando seus conhecimentos em viagens missionárias curtas? “Fazendo tendas” em outro país?



Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube













Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube


Ajude esta obra...
Código do PIX
Banco Mercantil do Brasil




AUTOR: PB. José Egberto S. Junio, formato em teologia pelo IBAD, Profº da EBD. Casado com a Mª Lauriane, onde temos um casal de filhos (Wesley e Rafaella). Membro da igreja Ass. De Deus, Min. Belém setor 13, congregação do Boa Vista 2. 

Endereço da igreja Rua Formosa, 534 – Boa Vista - Suzano SP.

Pr. Setorial – Pr. Davi Fonseca

Pr. Local – Ev. Antônio Sousa

INSTAGRAN: @PBJUNIOOFICIAL

FACEBOOK: JOSÉ EGBERTO S. JUNIO

   CANAL YOUTUBE.:  https://www.youtube.com/@pb.junioprofebd7178       Toda semana tem um vídeo da Lição. Deixem seu Like.

 Siga-nos nas redes sociais... Tenha um bom estudo bíblico.

 ** Seja um Patrocinador desta obra: chave do        PIX 11980483304        

Chave do PIX
Banco Mercantil do Brasil





               





         BIBLIOGRAFIA


Bíblia Almeida Século 21

Bíblia de estudo das Profecias

Livro de Apoio, Até os confins da terra - Pregando o Evangelho a todos os Povos até a volta de Cristo, Wagner Gaby - Editora CPAD.

https://www.radarmissionario.org/estudo-o-cristao-o-trabalho-e-a-missao/

https://viralbeliever.com/pt/apostle-paul-a-tentmaker-by-trade/

https://lausanne.org/pt-br/redes-pt-br/redes-tematicas-pt-br/fazedores-de-tendas#:~:text=Servindo%20a%20Deus%20e%20aos,aonde%20quer%20que%20voc%C3%AA%20v%C3%A1.&text=Atrav%C3%A9s%20da%20hist%C3%B3ria%2C%20Deus%20usou,mesmo%20acontece%20hoje%20em%20dia.

https://missoesmundiais.com.br/campanha/defesa#:~:text=Em%20todo%20o%20mundo%2C%20para,mil%20pessoas%20aceitaram%20a%20Cristo.

https://www.radarmissionario.org/poder-de-uma-profissao/




Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!