Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

domingo, 1 de maio de 2022

LIÇÃO 6 – EXPRESSANDO PALAVRAS HONESTAS



LIÇÃO 6 – EXPRESSANDO PALAVRAS HONESTAS

 

                        TEXTO ÁUREO

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.” (MT 5.37).

                       

                        VERDADE PRÁTICA

Fazer um juramento ou uma promessa é algo muito sério. Por isso, o cristão deve cuidar para não prometer ou votar aquilo que não vai ter condições de cumprir.

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – MATEUS 5.33-37 (Comentário bíblico Esperança).

Vv. 33-37 - Recordando Lv 19.12, Jesus reafirma a proibição do perjúrio. Depois apoia-se em Nm 30.3 e Dt 23.21s, exigindo o cumprimento de todos os juramentos dados a Deus. Agora Jesus se volta com clareza e determinação contra o abuso que os fariseus faziam naquela época com o juramento, e contra as exageradas minudências de interpretação quanto a juramentos válidos e inválidos. Diante dos requintes de casuísmos, Jesus afirma a santidade de Deus e a santidade do juramento que compromete incondicionalmente. De acordo com Jesus, na vida diária não há necessidade nenhuma de juramento para asseverar e confirmar a verdade. Somente a sinceridade total, sem um juramento de garantia, assegura a verdadeira fraternidade. É que os escribas também recorriam, a toda hora, aos juramentos, inclusive para assuntos da vida cotidiana (p. ex., juro que almocei). Além disso os escribas ensinavam: Não se deve jurar falsamente. O que se prometeu ao irmão apelando para o nome de Deus, precisa ser cumprido incondicionalmente. Todavia, quando alguém jurou em nome do céu, ou da terra, ou de Jerusalém, ou de sua cabeça, esse juramento não precisa ser obedecido. Um exemplo de singular hipocrisia o Senhor apresenta em Mt 23.16ss. Os fariseus eram espertos para fazer uma série de distinções minuciosas: quem jura pelo templo, não precisa cumprir o juramento, mas quem jura pelo ouro do templo tem de cumprir sua palavra, sob pena de tornar-se culpado etc. Jesus interfere firmemente nesse emaranhado mentiroso de juramentos válidos e inválidos, que são apenas manobras de enganar o próximo para trapaceá-lo (pois quem saberia se situar entre o que vale e o que não vale!). Jesus dilacera tudo, pois constitui não apenas falta de sinceridade perante o próximo, mas também abuso vergonhoso do nome de Deus. Jesus afirma: Vocês sequer devem jurar, i. é, vocês não devem fazer uso de todos esses juramentos de corroboração e juramentos compromissivos e não compromissivos. Vocês se enganam se pensam que, com essas artimanhas, podem escapar da maldição divina. Com todas essas fórmulas ajeitadas, que citam o céu e a terra, não se pode enganar a Deus nem se esquivar dele. Pois o céu é o trono de Deus e a terra o estrado dos seus pés (Is 66.1), e Jerusalém é a cidade do grande rei (Sl 48.2). Afinal, em todos esses juramentos o próprio Deus santo está envolvido. Mesmo jurar pela própria cabeça significa jurar por Deus, pois é Deus quem sustenta a nossa vida, não nós. Por isso também o juramento pela própria cabeça exige cumprimento radical. Schlatter diz: “Ao dispor arbitrariamente sobre coisas que não pertencem ao homem, mas a Deus, o ser humano abandona a posição que Deus lhe havia atribuído”. O discípulo deve dizer sim ou não, i. é, ser sincero. Todos os subterfúgios e promessas são do maligno, i. é, do diabo (cf. Mt 13.19, onde o diabo é chamado “o maligno”). Quanto à palavra do sim-sim e não-não, cf. Tg 5.12! Com isso Jesus colocou o relacionamento fraterno sob a ordem singela e simples da sinceridade e pureza. Para terminar, é preciso dizer que o Senhor não proibiu o juramento perante o tribunal. Segundo Mt 26.63 o próprio Jesus deixou-se colocar sob juramento.

 

                                                Introdução

Juramentos. O alicerce do V.T, é Lv. 19:12 e Dt. 23:21 (confira com Êx. 20:7). Jurarás falso. Jurar em falso. O abuso que os judeus faziam dos juramentos, levou Jesus a dizer, de modo nenhum jureis. É difícil achar uma brecha nesta diretiva (veja também Tiago 5:12). Assim, o crente não deveria jurar para autenticar suas declarações. Até mesmo o Estado deveria geralmente permitir uma afirmação em lugar do juramento exigido. Pelo céu. Os judeus usavam a sua engenhosidade para classificar os diversos juramentos, e geralmente perdoavam aqueles que não mencionassem Deus especificamente. Jesus mostrou que tal raciocínio enganosamente sutil era falso, pois Deus continua implicado quando os homens invocam os céus, a terra, ou Jerusalém; e até quando se jura pela própria cabeça está implicado Aquele que tem poder sobre a mesma. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim. Uma solene afirmação ou negação é o suficiente para o crente. O que passa disto. Acrescentando juramentos às nossas declarações, ou admitimos que não se pode confiar em nossas palavras costumeiras, ou nos rebaixamos ao nível de um mundo mentiroso, que vem do maligno. Confira com Jo. 8:44.

 

I.               NÃO DEVEIS JURAR NEM PELOS CÉUS NEM PELA TERRA

1.    1.  A lei do juramento - O ensino tradicional de que Jesus cita aqui era um composto de ideias com base em Levítico 19:12, Números 30: 2, e Deuteronômio 23:21. Os dois votos mencionados aqui são de dois termos diferentes, mas relacionadas, gregas. A primeira é a partir do verbo epiorkeō, o que significa a mentir a si mesmo, para jurar falsamente, para fazer falsas promessas. A segunda é do substantivo horkos, o que significa, literalmente, para incluir, como acontece com uma cerca, ou para unir. A verdade de um juramento ou voto é fechado, amarrado e, portanto, reforçada por aquilo que é chamado em seu nome. Uma descrição clara de um juramento é dado no livro de Hebreus: "Para os homens juram por alguém maior do que eles, e com eles um juramento dado como confirmação é um final de cada disputa" (6:16). O nome de algo ou alguém maior do que a pessoa que faz o juramento é invocado para dar maior credibilidade ao que é dito. Qualquer juramento invocando a Deus o convida para testemunhar a veracidade do que é dito ou para vingar se é uma mentira. Um juramento foi, portanto, geralmente considerado como sendo a verdade absoluta, o que fez "um fim de cada disputa," porque ele convidou julgamento sobre aquele que violou a sua palavra. Os judeus que retornaram do exílio na Babilónia a Israel tomou "sobre si uma maldição e um juramento para andar em leis de Deus" (Ne. 10:29).

2.    2.  O propósito da lei do juramento - Por lei do Antigo Testamento; juramentos deviam ser feitas apenas em nome de Deus. "Você deve temer somente o Senhor, teu Deus, e você deve adorá-Lo, e jurar por seu nome" (Dt 6,13;. Cf. 10:20)."Aquele que é abençoada na terra será abençoado pelo Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade" (Is 65:16).. Mesmo gentios estavam a jurar apenas pelo nome de Deus. De vizinhos maus de Israel, o Senhor disse: "Então, ele virá com isso se eles vão realmente aprender os caminhos do meu povo, jurando pelo meu nome", como vive o Senhor, '... então eles vão ser construídas no meio do meu povo "(Jer. 12:16). Deus estabeleceu a gravidade de manter um juramento. Mesmo "se uma pessoa jura irrefletidamente com os seus lábios fazer mal ou fazer bem, em tudo o que importa um homem pode falar sem pensar, com juramento, e é escondido dele, e então ele vem a saber que, ... ele deve confessar que em que ele pecou Ele deve também trazer a sua culpa oferecendo ao Senhor, pelo pecado que ele cometeu "(Lev. 5: 4-6). Josué 09:20 pontua como essencial manter um juramento é: "... para que ira sobre nós para o juramento que nós juramos".

3.   3.   Não jureis pelo Céu nem pela Terra - Comentários William Barclay, "Aqui é uma grande verdade eterna A vida não pode ser dividido em compartimentos em alguns dos quais Deus está envolvido e, em outros de que ele não está envolvido; Não pode haver um tipo de linguagem na Igreja e outro tipo de linguagem no estaleiro ou a fábrica ou o escritório, não pode haver um tipo de conduta na Igreja e outro tipo de comportamento no mundo dos negócios O fato é que Deus não precisa ser convidado para certos setores da vida, e mantidos fora. dos outros Ele está em toda parte, por toda a vida e em todas as atividades da vida Ele ouve não só as palavras que são ditas em seu nome; ele ouve todas as palavras, e não pode haver qualquer coisa como uma forma de palavras que foge trazendo Deus em qualquer transação Vamos considerar todas as promessas como sagrado se nos lembrarmos que todas as promessas são feitas na presença de Deus "(. O Evangelho de Mateus, 2 vols. [rev ed.; Filadélfia: Westminster, 1975], 1: 160). Verdade não tem graus ou máscaras. Uma meia verdade é uma mentira inteira, e uma mentira branca é realmente preto. Deus nunca teve qualquer padrão inferior à veracidade absoluta. De todas as pessoas que Ele deseja "verdade no íntimo" (Sl. 51: 6). Jesus, portanto, passou a condenar o sistema ainda mais longe: "Quem jurar pelo santuário, jura pelo templo e por aquele que habita dentro dele e aquele que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que senta-se em cima dele "(vv. 21-22). No entanto, e sempre que a verdade é profanado, o nome de Deus é profanado. Ponto de Jesus foi que Deus é o Criador e Senhor de tudo e é o Deus da verdade em tudo. Para descuidada e desonestamente ligar para qualquer parte de Sua criação como testemunha de um juramento falso era desonrar o próprio Deus, ou não seu nome foi invocado. Para desonra e comprometer qualquer verdade é desonrar e comprometer a sua verdade. O céu é de Deus, a terra é de Deus, Jerusalém é de Deus, e de todas as pessoas de cabeça é de Deus. Por isso, é perverso e pecaminoso usar qualquer coisa de Deus, se o seu nome ou de uma parte de Sua criação, como testemunha de tudo o que é desonesto, enganador, hipócrita, ou, no mínimo de maneira falsas. Deus não tem categorias distintas de sagrado e secular. Tudo o que se refere a Ele é sagrado, e toda verdade é a sua verdade, assim como toda a criação é a Sua criação. Toda mentira é contra Deus e, portanto, cada juramento falso desonra seu nome.

II.              NOSSAS PALAVRAS DEVEM SER “SIM” E “NÃO’

1.    1.  Como deve ser o nosso falar - Padrão imutável absoluto de Deus é verdade e sinceridade em tudo . Não só deve ser totalmente juramentos verdadeira e confiável, mas até mesmo as conversas mais rotina deve ser verdadeiro em cada detalhe. Deixe sua declaração ser: "Sim, sim" ou "não, não"; nada além delas é do mal. Declaração é do logos , o significado básico de que é simplesmente "palavra". Cada palavra normal no decorrer da fala diária deve ser uma palavra verdadeira, sem adornos e sem ressalvas em relação a sua veracidade. As palavras de uma pessoa, mensagem, ou da fala (como logos é usado em Atos 20: 7; 1 Cor. 2: 1; 04:19; e Tito 2: 8) deve ser tão bom quanto o seu vínculo e tão bom quanto o seu juramento ou voto "Mas, sobretudo, meus irmãos," Tiago aconselha: "E não jure, nem pelo céu, nem pela terra, ou com qualquer outro juramento; mas deixe o seu sim, sim, eo vosso não, não, de modo que você não pode cair sob juízo "(Tiago 5:12). Deus é um Deus santo, seu reino é um reino santo, e as pessoas de seu reino devem ser um povo santo. Sua justiça é para ser sua justiça, e nada menos do que a Sua justiça, incluindo nada menos do que a verdade absoluta, é inaceitável para ele, porque ele é do mal . Então, nosso Senhor quebra o vidro frágil de seus juramentos hipócritas, que usaram para cobrir mentiras.

2.   2.   O sim e o não na vida de Paulo - Têm estes razão ao assumir esta atitude? Houve ocasiões nas quais o apóstolo Paulo jurou, como quando afirma: "Eu, porém, por minha vida, tomo a Deus por testemunha de que, para vos poupar, não tornei ainda a Corinto" (2 Cor. 1:23). "Ora, acerca do que vos escrevo", diz na epístola aos Gálatas, "eis que diante de Deus testifico que não minto" (Gl. 1:20). Nestes casos Paulo se está colocando sob juramento. O próprio Jesus não protestou quando o sumo sacerdote o pôs sob juramento: "Conjuro-te pelo Deus vivo" – ponho-te sob juramento em nome de Deus – "que nos digas se és o Cristo, o Filho de Deus" (Mateus 26:63).

3.     3. O que passa disso é de procedência maligna - Qual é então a situação? Voltemos para a última parte do versículo 37. As versões correntes dizem: "O que disto passar vem do maligno." O que significam estas palavras? Somente podem significar duas coisas. (a) Se for necessário pedir a alguém que jure, a necessidade surge do mal que se aninha no coração do homem. Se não houvesse mal no homem os juramentos seriam desnecessários. Em outras palavras, o fato de que seja necessário às vezes tomar juramento é uma demonstração da persistência do mal na natureza humana. (b) O fato de que às vezes seja necessário pôr as pessoas sob juramento obedece a que o mundo em que vivemos é mau. Em um mundo perfeito, no Reino de Deus, jamais seria necessário prestar juramento de nenhuma espécie. Faz-se necessário somente a causa do mal que há no mundo. O que Jesus afirma é: o homem verdadeiramente bom não precisará jurar para que outros confiem nele; a veracidade de suas palavras e a firmeza de suas intenções não necessitam de tal garantia. Mas o fato de que ainda seja necessário às vezes tomar juramento das pessoas se deve ao fato de que os homens não são bons e este mundo tampouco o é. Interpretado deste modo, a afirmação de Jesus nos obriga de duas maneiras. Obriga-nos a viver de tal maneira que, vendo nossa transparente bondade, ninguém creia necessário exigir que juremos para poder confiar em nossa palavra; e nos põe na obrigação de fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para que o mundo seja um lugar tal que não haja capacidade nele para a falsidade e a infidelidade, ao ponto de que possa abolir-se toda forma de juramento.

 

III.            HONESTIDADE COM NOSSAS PALAVRAS

1.     A palavra honestidade - Honestidade significa ser verdadeiro, transparente, não roubar, não enganar ou defraudar ninguém. O indivíduo honesto repudia a esperteza e o desejo de querer levar vantagem em tudo e sobre todos.

Honestidade significa ser verdadeiro, transparente, não roubar, não enganar ou defraudar ninguém. O indivíduo honesto repudia a esperteza e o desejo de querer levar vantagem em tudo e sobre todos. O oitavo mandamento da Lei de Deus nos aconselha a ter uma vida de honestidade: “Não furtarás”. (Êxodo 20:15). O furto é caracterizado quando alguém toma posse daquilo que não é propriedade sua. Algumas pessoas preferem “atalhos” para conquistar aquilo que não lhes pertencem. A pirataria de músicas ou filmes é um desses atalhos. Mas a Bíblia é clara ao dizer que precisamos merecer, mediante o trabalho, aquilo que gostaríamos de possuir (Efésios 4:28; Provérbios 11:1).

Um antigo conto chinês relata a história de um ladrão que roubou um sino. Ao fugir do local do roubo, ele percebeu que não conseguia fazer o sino parar de bater. Em meio ao pânico e temor de ser descoberto, ele encontrou um modo de sentir-se seguro: resolveu tapar os ouvidos para não ouvir o sino! O maior inimigo do ladrão é a consciência. Assim como o sino dessa alegoria, a consciência nos adverte contra o engano de tomarmos aquilo que não nos pertence. Enquanto não devolvermos o que não nos pertence, o “sino” sempre estará tocando. Salomão ironicamente já previa o destino dos desonestos: “Suave é ao homem o pão ganho por fraude, mas, depois, a sua boca se encherá de pedrinhas de areia” (Provérbios 20:17).

A Bíblia apresenta outros textos que falam a respeito desse assunto:

Deus requer e merece honestidade. A Bíblia diz em Salmos 51:6: “Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma.”

A desonestidade causa dor e dura tanto quanto a ferida física. A Bíblia diz em Provérbios 25:18: “Malho, e espada, e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo.”

O Senhor não aprova desonestidade em transações de negócios. A Bíblia diz em Provérbios 20:23: “Pesos fraudulentos são abomináveis ao Senhor; e balanças enganosas não são boas.”

Seja honesto e aberto. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 2:3: “Porque a nossa exortação não procede de erro, nem de imundícia, nem é feita com dolo.” Ainda encontramos o seguinte texto: “Pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens”  (2 Coríntios 8:21).

Os líderes apreciam aqueles que dizem a verdade. A Bíblia diz em Provérbios 16:13: “Lábios justos são o prazer dos reis; e eles amam aquele que fala coisas retas.”

A verdade é mais valiosa que os elogios. A Bíblia diz em Provérbios 28:23: “O que repreende a um homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua.”

Os filhos de pais honestos são bem-aventurados. A Bíblia diz em Provérbios 20:7: “O justo anda na sua integridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.”

Diga sempre a verdade. A Bíblia diz em Provérbios 12:13-14: “Pela transgressão dos lábios se enlaça o mau; mas o justo escapa da angústia. Do fruto das suas palavras o homem se farta de bem; e das obras das suas mãos se lhe retribui.”

As riquezas que foram ganhas desonestamente não duram. A Bíblia diz em Provérbios 21:6: “Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte.”

Siga os caminhos de Deus. A Bíblia diz em Provérbios 11:1: “A balança enganosa é abominação para o Senhor; mas o peso justo é o seu prazer.”

Deus prefere que sejamos honestos de que demos ofertas. A Bíblia diz em Provérbios 21:3: “Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício.”

2.   É possível ser honesto com nossas palavras neste mundo? 

Qualificações dos Adoradores:

Vive (anda) com integridade. De acordo com a teologia hebraica, o andar do homem santo era obedecer à lei de Moisés. Ver sobre o estatuto eterno em Êxo. 29.42; 31.16; Lev. 3.17; 16.29. Quanto à designação tripla da lei, ver Deu. 6.1. Quanto à vida através da lei, ver Deu. 4.1; 5.33 e Eze. 20.1. Quanto a Israel como nação distinta entre as nações, porque tinha a lei, ver Deu. 4.4-8.

O que anda em integridade será salvo, mas o perverso em seus caminhos cairá logo. (Provérbios 28.18)

Assim é o homem que é o oposto daquele que tem coração dúplice (ver Sal. 12.2).

Pratica a justiça. Isso aponta positivamente para as boas obras, em consonância com os ditames da lei, especialmente no amor a Deus e ao próximo, a maior de todas as leis (ver Deu. 6.3 ss.). E também fala negativamente, evitando as coisas condenadas pela lei, sobretudo os atos de perversidade contra outros seres humanos. Ver o capítulo 31 de Jó quanto a todas as coisas que o homem justo não faz, o que lhe empresta reputação inculpável. Ver também Jó 30.25 e Mat. 23.23.

Não difama com sua língua. Já podemos observar (ver Sal. 5.9; 10.7 e 13.19) que o homem bom controla a língua, falando coisas que beneficiam, além de evitar coisas que prejudicam a outros. Se o coração de um homem estiver correto, também estarão corretas as suas palavras.

Não faz mal ao próximo. Isso porque a segunda maior lei da legislação mosaica, na qual todas as outras se cumprem, consiste em amar ao próximo e fazer-lhe o bem (Mat. 22.39; Rom. 13.8 ss.).

Nem lança injúria contra o seu vizinho. O homem bom não fere o próximo mediante palavras ou atos, nem participa de campanhas de malefícios. Ele mesmo não é detrator nem caluniador, e não participa de maledicências. As calúnias assacadas pelo homem mau desnuda o homem bom de seu verdadeiro caráter e veste-o de vilanias. Dessa forma, o homem reto é transformado no que não é. Aqueles que se alimentam de calúnia são como as moscas que depositam ovos nojentos nas feridas abertas. O homem bom não encoraja o caluniador, envolvendo um ouvido simpático na sua direção. Antes, vê a questão conforme ela realmente é: um jogo doentio. Por isso mesmo notou Adam Clarke, in loc.: “O receptador é tão mal quanto o ladrão”.

3. Dando Testemunho - A verdadeira questão aqui é a honestidade. Para o seguidor de Jesus, é melhor apenas dizer “sim” ou dizer “não” com sinceridade. No contexto da época de Jesus, tudo o que passe disso vem do Maligno (5.37), que é chamado bem apropriadamente de pai da mentira (Jo 8.44). O ensino de Jesus sobre a honestidade causou profunda impressão na igreja primitiva, pois naquela que foi talvez a primeira epístola do Novo Testamento, a Epístola de Tiago, a mesma questão é enfatizada (Tg 5.12). Os cristãos afirmam ter a verdade e seguir aquele que é a Verdade (Jo 14.6). Em nossas conversas, portanto, verdade deve ser o nosso lema. Quantos de nós floreamos um pouco nossas histórias de uma forma reprovável, seja para reforçar nosso argumento, seja para parecermos mais interessantes aos olhos dos outros do que os fatos reais permitiriam? Quantos de nós dizemos que vamos fazer uma coisa e depois voltamos atrás porque cumprir a promessa nos traz algum inconveniente? Vocês, que, como eu, são mestres e pregadores, quantas vezes também forjam provas para demonstrar um ponto de vista ou falam categoricamente sobre assuntos que desconhecem, na esperança de que sua postura dogmática consiga esconder a própria ignorância? Não estou falando de um erro honesto, mas de fraude. Nosso Senhor insiste em que a Escritura do Antigo Testamento aponta para a honestidade, e todos os que se submetem à autoridade dele devem falar somente a verdade.

 

 AUTOR AUTOR: PB. José Egberto S. Junio, membro da igreja Ass. De Deus, Min. Belém setor 13 Suzano. Casado com a Maria Lauriane, onde temos um casal de filhos abençoados por Deus (Wesley e Rafaella).

Pr. Setorial: Pr. Davi Fonseca

Pr. Local: Ev. Antônio Sousa

Tel. Contato: (11)98048-3304

 

              

 
 pbjuniooficial


                 


José Egberto Junio

 

Temos blog e site de estudos bíblicos: http://egbertojunio.blogspot.com/

https://ebdonline-egbertojunio.comunidades.net/pagina-sem-titulo2

 

                                                 BIBLIOGRAFIA

BÍBLIA ALMEIDA SÉCULO 21

BÍBLIA DE ESTUDO KING JAMES ATUALIZADA

COMENTÁRIO BÍBLICO MATEUS, D. A. CARSON

COMENTÁRIO BÍBLICO MATEUS, MOODY

COMENTÁRIO BÍBLICO MATEUS, WILLIAM BARCLAY

COMENTÁRIO BÍBLICO MATEUS, JOHN MACARTHUR

COMENTÁRIO BÍBLICO MATEUS, ESPERANÇA

LIVRO O SERMÃO DO MONTE - D. A. CARSON

CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 2096-2097.https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/o-que-a-biblia-diz-sobre-a-honestidade-e-desonestidade/

Um comentário:

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!