Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

LIÇÃO 04 - OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO

TEXTO ÁUREO
" Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores ( Rm 5.8).

VERDADE PRÁTICA
A justificação pela fé em Cristo nos libertou de Adão, símbolo do velho homem, para nos colocar em Cristo, onde fomos feitos uma nova criação.
Resultado de imagem para benefícios da justificação lições bíblicas
Leitura Bíblica Rm 5.1-12 ( Explicação)

VV 1,2 - O apóstolo já atingiu uma nova fase na discussão da justificação pela fé. Ele agora simplesmente pressupõe que ele mesmo e os destinatários já receberam este maravilhoso dom e já o desfrutam, é a luz deste fato, visto como um ponto de partida, que a discussão ora se move para frente.
" ... temos paz com Deus..." - Para o significado do termo paz, é a reconciliação com Deus por meio da morte de seu filho. Isso implica a remoção da ira divina do pecador e a restauração deste ao favor divino. O fato de a paz objetiva surgir aqui em cena não significa, contudo, que o desfrute subjetivo desta grande bênção esteja ausente da mente de Paulo. Como poderia ele ainda pensar na causa sem refletir sobre o efeito,ou seja, a condição do descanso e contentamento presentes no coração daqueles que sabem que os pecados passados já foram perdoados, os males do presente estão sendo subjugados pelo bem e os eventos futuros não podem causar a separação do amor de Deus.
"... por meio de nosso Senhor Jesus, por meio de quem alcançamos acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes..." - Foi o sangue de Jesus, representando todo o seu sacrifício vicário, que trouxe a reconciliação e foi seu Espírito que trouxe ao coração de todos os crentes genuínos a apreciação daquilo que a redenção,por meio do sangue, concretizou. E, assim, foi por meio da pessoa e obra do Salvador, apropriadas pela fé, que o acesso a este estado de graça - ou seja, o estado de justificação; foi efetuado, além do mais, o acesso a este estado de graça implica confiante acesso ao Pai e a seu trono de graça.
" ... e exultamos na esperança da glória de Deus" - Essa Glória de Deus indica a maravolhosa salvação que Deus preparou para aqueles que põem nele sua confiança, veja ( Rm 2.7; 8.18, 30; 1Co 15.43; 2Co 4.17; Cl 1.27; 3.4; 2Tm 2.10).

VV 3,4 - A tudo isso adicione 2Co 12. 9, " Minha graça lhe é suficiente, porque meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". É exatamente quando o sofredor reconhece que é fraco, mas Deus é forte e sempre pronto a socorrer que ele busca o socorro do Alto. Uma vez que esse socorro é suficiente, sua fé será fortalecida, e assim, o sofrimento produz perseverança.
Embora seja verdade que a perseverança ( força para suportar, mais a persistente aplicação dessa força) é basicamente o resultado da operação do Espírito Santo no coração e vida dos filhos de Deus, ela implica ação humana.
A perseverança produz caráter provado, ou seja, caráter que suportou o teste ao qual estava sujeita. Com a esse teste, veja Zacarias 13.9: " E a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; assim como o fogo purificador do ourives livra o ouro e a prata das impurezas que, no estado normal se lhes aderes, assim também a paciente perseverança dos filhos de Deus os purifica, isto é, pela operação do Espírito Santo, seu caráter é provado, caráter esse que venturosamnete suportou o teste abrasador.

VV 9,10 - " Justificados por seu sangue" - As exigências da justiça divina têm de ser satisfeitas. Rm 5.9, como em 3.24, indica-se a relação entre justificação e a morte de Cristo: nossa justificação demandou a morte eterna de Cristo (não no tempo, mas na qualidade). O sangue aponta para o sacrifício,o sofrimento.
" salvos da ira de Deus... por meio dele " - Sobre esta ira,veja Rm 1.18. Escapar desta ira, mediante a obra medianeira de Cristo, e, portanto, pelo próprio Cristo, refere-se ao dia do juízo final.
"... fomos reconciliados com ele por meio da morte de seu Filho" - Crentes são aqueles que, pela graça de Deus, alcançaram uma condição de retidão em relação à santa lei de Deus, ou, em outros termos, já foram justificados. A lei de Deus não mais os condena, mas a verdade não é apenas essa. O que então se acrescenta é que Deus também os ama, seu coração empenha-se por eles, Ele os transformou de inimigos para amigos.
É preciso enfatizar que a reconciliação, e também a justificação, é um ato divino. É Deus, não o homem, quem produz a reconciliação, a mudança de inimizade em amizade.


Resultado de imagem para benefícios da justificação lições bíblicas














































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!