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sábado, 2 de abril de 2016

LIÇÃO 02 - A NECESSIDADE UNIVERSAL DA SALVAÇÃO EM CRISTO.

TEXTO ÁUREO
"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer" ( Rm 3.10).

VERDADE PRÁTICA
O pecado manchou toda a raça humana e somente o sangue de Cristo é suficiente para purificá-la.

Leitura Bíblica Rm 1.18-20, 25-27; 2.1, 17-21 ( Explicação)

V 18 - Que tipo de pessoas Paulo está dscrevendo em Rm 1.18? Há quem diga ou sustente que, uma vez que a palavra gentios nunca é mencionada nesta seção, e visto que, pelo menos alguns dos pecados aqui catalogados eram cometidos pelos judeus da mesma forma que pelos gentios, devemos concluir que o apóstolo aqui se refere aos homens não regenerados em geral, não apenas os gentios.
"... está sendo revelada..." - O que está implícito é que essa ira se revela em ação, por exemplo, por meio do Dilúvio (Gn 6-8); da destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 19); das pragas no Egito (Êx 6-12) e das taças da ira (Ap 16). Em cada caso, a escritura mostra que tais manifestações da ira têm sua origem no céu. É Deus, que habita o céu, quem dá vazão à sua ira sobre os que perpetram a "impiedade e injustiça". Estes dois conceitos - impiedade e injustiça - não devem ser considerados como entidades completamente separadas, como se a primeira pertencesse exclusivamente À esfera religiosa e a segunda, somente à esfera moral, ou como se a primeira pertencesse meramente à primeira tábua da lei e  a segunda ao restante da lei. Ambas representam o pecado, a rebelião contra Deus.
"... das pessoas que estão constantemente tentando suprimir a verdade por sua injustiça ..." - Em outra parte, também a escritura ensina que os maus fazem tentativa de suprimir a verdade. O insensato está constantemente tentando convencer-se de que "não há Deus". De fato, como foi no caso de Herodes Agripa, assim, geralmente quanto mais a consciência adverte, mais o pecador se endurece. Os gentios, porém realmente têm sufuciente conhecimento da verdade ao ponto de considerarem-se culpados de constantemente tentar suprimi-la? A resposta encontra-se no próximo versículo.

V 19 - Mesmo inteiramente à parte da revelação especial por meio do evangelho, o qual tantos gentios jamais ouviram, Deus fez-se conhecer e continua agindo assim por meio de sua revelação geral na natureza, na história e na consciência, aqui como a sequencia o indica, com ênfase na revelação de Deus na natureza, ou seja, na criação.

2.1 - A seguinte interpretação, contudo parece ser apoiada pelo contexto precedente: "Uma vez estabelecido (.18-32) que as práticas imorais dos gentios são uma abominação para Deus, portanto,você também, quem quer que seja, está destituído de justificativa quando pratica esses mesmos males, os mesmos vícios que você condena em outra pessoa. Pode-se fazer a seguinte pergunta: Mas a descrição das práticas nocivas dos gentios não prova que os judeus e gentios diferiam consideravelmente em sua maneira de viver? Já se admitiu que, no todo, isso procede. Por exemplo, os gentios eram idólatras. Boa parte dos judeus, por meio de sua autorretidão estava fazendo de si mesmos um ídolo. Boa parte dos gentios se recusava a se arrepender. Mas boa parte dos judeus, a seu próprio modo, fazia o mesmo. Além disso, como demonstra o apóstolo em 2.21-23, miitos pecados específicos eram cometidos tantopor judeus quanto por gentios, cada um a seu próprio modo.
Observe os quatros itens paralelos: 2.19-20 -
  1.   "... um guia para cego... " - Os cegos precisavam ser conduzidos por guias ( 2Rs 6.19; Mt 12.22). Os guias tinham que ser confiáveis. Veja Dt 27.18. É compreensível que, por uma fácil transição, provavelmente já evidente em Dt 27.18, a cegueira física tenha se tornado um símbolo de cegueira intelectual, moral e espiritual ( Is 42.19; 56.10; Rm 11.7-8; 2Co 4.4; 1Jo 2.11). Observe especialmente a impressionante transição de uma (física) para a outra (espiritual) em João 9.1, 7, 39-41. Aliás, era péssima a condição da pessoa espiritualmente cega que estivesse sendo guiada por guias semelhantemente cegos (Mt 15.14; 23.16-24; Lc 6.39). Quando pois Paulo  então escreve: "Se você está convencido de que é um guia para o cego", o que ele tem em mente é: "Você está certo de ser um guia confiável?" Podemos compreender que boa parte dos judeus, instruída no templo ou na sinagoga, tinha de considerar-se como sendo, de fato um guia capaz para os não eram igualmente privilegiados.
  2. "... uma luz para os que estão em trevas... " - A bíblia dos judeus era e é um livro missiológico, do início - "em sua semente todas as nações da terra serão abençoadas" - ao fim- desde o nascente até o poente meu nome será grande entre os gentios ( Ml 1.11). E entre o início e o fim lemos: "Eu o designei como luz para os gentios. Até certo ponto, os judeus entendiam isso. Vivendo no seio de um ambiente pagão | em especial durante o cativeiro, mas em certa medida ainda mais cedo e num sentido também durante os dias de peregrinação de Cristo na terra | não só defendiam contra os ataques pagãos ao seu monoteísmo, mas ainda faziam guerra no campo do inimigo, atacando o politeísmo e a persevesidade, em particular a perversão sexual dos gentios, Esse é um lado do quadro. O outro lado é descrito por Jesus, em Mt 23.15, nestes termos: " Aí de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Porque viajam por mar e terra para fazerem um só prosélito, e, quando ele se torna um de vocês, então o fazem duas vezes mais filho do inferno como vocês mesmos o são". O propósito dos escribas e fariseus não era tanto mudar um gentio em judeu; não, ele devia se tornar um fariseu emplumado, legalista, ritualista, minucioso, dominado pelo zelo fanático por sua nova religião de salvação pelas obras. Como Jesus implicita, logo este novo convertido, superaria os fariseus em seu fanatismo, pois é um fato que os novos convertidos com frequência se excedem. tornando-se fanaticamente dedicados à sua nova fé.
  3. "... um instrutor do néscio..." - O que Paulo provavelmente tinha em mente era: " Se você está convencido de ser dotado com tanta sabedoria e conhecimento que se sente plenamente qualificado para ensinar os que ( em sua estima) são néscios que nada sabem ..."
  4. "... um mestre do imaturo..." - Uma tradução que merece apreço e que possivelmente está correta é " um mestre de bebês", veja ( 1Co 3.1; Ef 4.14; Hb 5.13). É fácil entender que um judeu, havendo sido instruído no conhecimento da lei desde sua juventude, viesse a julgar-se plenamente qualificado para comunicar instrução aos gentios; ou caso, considerasse isso uma tarefa para seus professores, os escribas; e preferisse não se aproximar demais daqueles que, a seus olhos, eram impuros, pudesse pelo menos ensinar os recém-convertidos do paganismo. Se agora, por um momento, pensamos o que Paulo está dizendo - " Se você está convencido de que é um guia para o cego, uma luz para os que estão em trevas, um instrutor do néscio, um mestre do imaturo, visto que na lei você tem a incorporação do conhecimento da verdade... " - não parece que Calvino estava certo quando caracterizou essa parte da setença de Paulo como estando pintando de redículo? O apóstolo provavelmente estava dizendo: " Se você acredita ser sábio, tão instruído e capaz, não é exatamente o tempo de você começar a examinar-se a si mesmo?
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A LEI DA SEMEADURA E DA COLHEITA ( Rm 1.23-32)


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  • "E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, de quadrúpedes, e de repteis"O apóstolo contínua sua argumentação que justifica o julgamento de Deus. Em vez de glorificar a Deus, o homem se afastou ainda mais. Deus os entegou à idolatria ( v.23); imoralidade (v.26); animosidade (v.30). C. Marvin Pate observa que "entregar" (v.24) aqui tem o sentido de deixar as pessoas sofrerem as consequencias de conseguirem o que desejam. Em outras palavras, nos tornamos semelhantes aquilo que adoramos.
  • "Pelo que Deus os abandonou às paixões infames..." - Paulo passa então a falar de comportamentos sociais que, à luz das coisas criadas, eram considerados como antinaturais. A homossexualidade, tanto masculina como feminina, é citada como exemplo desse afastamento da ordem natural. Paulo seguindo a tradição bíblica, reprova a prática da homossexual. Por outro lado. a cultura grego-romana tinha como natural o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo. A pederastia, relacionamento de um adulto com alguém mais jovem , era vista com normalidade tanto na Grécia antiga como em Roma. A maior parte dos Césares era homossexual. É conhecida a  frase do escritor romano Suetônio dizendo que o imperador Júlio César " era o homem de toda a mulher e a mulher de todo homem". Suetônio ainda fala sobre César como sendo amante de Nicomedes: " A reputação de sodomita veio-lhe unicamente de sua estada junto de Nicodemes, mas isso bastou para desonrá-lo para sempre e expô-lo aos ultrajes de todos. Essa prática, considerada normal para a cultura greco-romana, era vista pelos judeus como uma perversão da sexualidade.

A REVELAÇÃO ESPECIAL ( Rm 2.1-16)Resultado de imagem para portanto és inescusável quando julgas

  • " Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo " (2.1) - Há claramente uma mudança no pensamento do apóstolo a partir desse ponto. O alvo agora não é mais o mundo gentílico, mas o judaico. Nessa passagem, o apóstolo mostrará que os judeus não estão diante de Deus em melhores condições do que os gentios. Douglas Moo observa que os judeus poderiam pensar que poderiam pensar que podiam pecar sems erem punidos porque possuíam uma relação pactual com Deus. Mas de acordo com os VV. 6-11, Paulo parece ir um passo adiante. Os judeus não têm nenhum direito de pensar que intrinsecamente o pacto lhes concede uma situação melhor que os gentios diante de Deus. O apóstolo mostra então as razões porque os judeus não estavam em situação melhor do que os gentios.
  1. Eles praticavam aquilo que consideravam errado no comportamento gentílico. Ao agir assim, acabavam assumindo uma atitude de hipocrisia diante da lei (v.1).
  2. Achavam que por serem os guardiões da Torá estariam isentos de qualquer julgamento (v.3).
  3. Abusavam da bondade de Deus (v.4).
  4. Possuíam um coração impenitente (v.5).
  5. Ignoravam a lei da retribuição (vv.6-10).
  6. Eram exclusivistas (v.11).
  7. não conseguiam viver as exigências da lei ( vv. 12-14).
ESPIRITUALIDADE SEM VERNIZ

Veja a paráfrase de F.F. Bruce, erudito em Novo Testamento, fez dessa passagem. Ela atualiza o que o texto quer dizer.
Você tem o honroso nome de judeu. Sua posse da lei dá-lhe confiança, gloria-se de que é ao Deus verdadeiro que você cultua e deque conhece a vontade dEle. Você aprova o caminho mais excelente,pois o aprendeu da lei. Considera-se guia de cegos e instrutor de tolos. Mas por que não dar uma sincera olhada em você mesmo? Você não tem defeitos? Você conhece a lei, mas a guarda? 
Você diz: "Não roubarás", mas você não rouba nunca? Você diz: " Não adulterarás", mas será que sempre cumpre esse mandamento? Você destesta ídolos,mas nunca rouba templos?
Você se gloria da lei, mas, de fato, sua desobediência à lei dá má fama entre os pagãos, a você e ao Deus que cultua.
Ser judeu aproveitará ao homem diante de Deus somente se cumprir a lei. O judeu que quebra à lei não é melhor doq ue o gentio. E iversamente, o gentio que cumpre as exigências da lei é tão bom À vista de Deus como qualquer judeu que permanece na lei. Na verdade, o gentio que guarda a lei de Deus condenará o judeu que  quebra, não importa quão versado nas escrituras esse judeu seja, não importa quão canonicamente se tenha processado a sua circuncisão.
Você vê, nãoé questão de descendência natural e de sinal externo como a circuncisão. A palavra judeu significa louvor, e o verdadeiro judeu é o homem cuja a vida é digna de louvor pelos padrões de Deus, culo coração é puro à vista de Deus, cula circuncisão é a circincisão interna, do coração e seu louvor não é matéria de aplauso humano, mas de aprovação divina.


AUTOR: Diácono e Professor José Egberto S. Junio, casado com minha querida esposa Laura, onde temos um lindo casal de filhos ( Wesley e Rafaella), sou formado em Teologia pelo IBAD, congrego na Ass. de Deus. Min. Belém setor 13.
Pastor Setorial - Pr. Paulo Silva
Pastor na Congregação - Ev. Moacir adilino
End. Igreja - Rua formosa, 534 | Bairro Boa vista | Cidade Suzano SP.
Contato (+5511) 98048-3304 (Oi Whatsapp).

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BIBLIOGRAFIA

Bíblia de estudo das profecias, Editora ATOS;
Isaias Rosa, Teologia Sistemática, IBAD;
José Gonçalves, Maravilhosa Graça - O evangelho de Jesus Cristo revelado na Carta aos Romanos, CPAD;
William Hendriksen, Romanos 2ª Edição, Editora Cultura Cristã.




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