Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

LIÇÃO 13 - O MUNDO DE DEUS NO MUNDO DOS HOMENS.

 

Pb. Junio - Congregação Boa Vista II



                        TEXTO ÁUREO

"Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco)." (Mt 1. 23)


                    VERDADE PRÁTICA

Na dispensação da graça, a Igreja deve refletir os valores do Reino de Deus no mundo.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Mt 1. 21-23; Gl 4. 3-7


                        INTRODUÇÃO  

O conceito do Reino de Deus pode ser trabalhado tanto de forma mais ampla quanto mais restrita; tanto em seu significado mais geral quanto mais específico. Como foi dito, seu significado geral fala do reinado eterno e soberano de Deus sobre tudo. Do começo ao fim a Bíblia mostra Deus como o rei supremo que governa todas as coisas (cf. Salmos 103:19; 113:5; Daniel 4:34,35; Mateus 5:34; Efésios 1:20; Colossenses 1:16; Hebreus 12:2; Apocalipse 7:15; etc.).  Já o Reino de Deus em seu significado mais restrito fala de tudo o que envolve a ação soberana de Deus na redenção de seu povo. Por isso inclui-se no conceito de “Reino de Deus” a obra de Cristo, a realidade presente da Igreja e as bênçãos da salvação, e a consumação de todas as promessas na bem-aventurança eterna no universo redimido.   Nesse sentido é impossível dissociar a ideia de salvação do conceito de Reino de Deus. 

 Desde o início da história do mundo os ímpios têm se levantado em rebelião contra o Reino de Deus. Mas isso um dia isso chegará ao fim. O Reino de Deus durará para sempre e toda oposição a ele caíra em ruína.  Mas segundo as Escrituras, tudo isso envolve um longo processo histórico. O compromisso com o Reino de Deus foi primeiramente guardado na linhagem piedosa de Sete, que culminou na obediência de Noé. Depois, num novo estágio, ele foi mantido com Abraão e sua descendência. Então é possível dizer que no Antigo Testamento a revelação do Reino de Deus limitava-se ao povo de Israel. Enquanto isso, as demais nações estavam em trevas e em completa rebelião contra Deus.  Quando Cristo encarnou neste mundo, Ele inaugurou o estágio final do Reino de Deus. Ele é o Messias davídico, o Rei escolhido que trouxe o Reino de Deus à terra de uma forma inédita. Por isso João Batista, o arauto do Messias, e o próprio Jesus, anunciaram firmemente que o Reino dos Céus havia chegado, trazendo graça e juízo (Mateus 3:2-12; 4:17). 

Falar do Reino de Deus é falar da própria mensagem das Escrituras. Em seu Comentário do Novo Testamento, W. Hendriksen sintetiza o conceito bíblico do Reino de Deus no ensino de Jesus de uma forma bem didática a qual reproduzo abaixo com algumas adaptações:

  • O Reino de Deus é o domínio ou a soberania reconhecida de Deus (Mateus 6:10).
  • O Reino de Deus envolve a completa salvação. Em outras palavras, o Reino de Deus inclui todas as bênçãos materiais e espirituais que acontecem quando Deus é reconhecido e obedecido como o Rei do nosso coração (Mateus 10:25,26).
  • Igreja é a comunidade de pessoas em cujos corações Deus é reconhecido como Rei e Senhor. Então há um sentido específico em que o Reino de Deus e a Igreja são expressões quase que equivalentes. Isso explica a promessa de Jesus ao falar sobre a liderança e o fundamento apostólico na edificação da Igreja: “Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus” (Mateus 16:19).
  • O Reino de Deus também fala da bem-aventurança eterna; fala da vida no novo céu e nova terra com toda sua glória. Esse é o sentido futuro do Reino que expressa a realização final do poder salvador de Deus (Mateus 25:34).
Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube






                    I.    O REINO DE DEUS NO MUNDO

1.   A   encarnação de Cristo   -    David R. Nichols (apud HORTON, 1997, p. 324, 325) descreve que:   A união hipostática descreve a união entre as naturezas humana e divina na Pessoa única de Jesus. [...] O ensino bíblico acerca da humanidade de Jesus revela-nos que, na encarnação, Ele tornou-se plenamente humano em todas as áreas da vida, menos na prática de um eventual pecado. [...] Na experiência que Jesus teve da morte, temos uma das comprovações mais poderosas de que sua humanidade foi completa. Ele era tão humano que sofreu a morte de um criminoso. [...] Jesus era capaz de sentir em profundidade as emoções humanas. Conforme vemos nos evangelhos, Ele sentia dor, tristeza, alegria e esperança. Assim acontecia porque Ele compartilhava conosco a realidade da alma humana. [...] Finalmente Jesus possuía um corpo humano, igual ao nosso. [...] Era igual a nós em todos os aspectos, exceto que nunca pecou.   E, quanto a divindade de Cristo, acrescenta que: Os escritos do Novo Testamento atribuem divindade a Jesus em vários textos importantes. [....] As informações do Novo Testamento a respeito desse assunto levam-nos a reconhecer que Jesus não deixou de ser Deus durante a encarnação. Pelo contrário, abriu mão apenas do exercício independente dos atributos divinos. Ele ainda era plena Deidade no seu próprio ser, mas cumpriu o que parece ter sido imposto pela encarnação: limitações humanas reais, não artificiais. [...] Certamente, a Bíblia apresenta amplas evidências de suas afirmações sobre a humanidade e a divindade de Jesus.

2.   A mensagem do Reino   -    O arrependimento é uma chave para nos achegarmos a Deus. Arrepender dos pecados é estar dizendo para Deus, que quero ser santo, imitador de Cristo, o pecado não vale mais nada pra mim, porque sei que sua presença é melhor do qualquer coisa que o diabo e o mundo oferecer. Jesus se agrada de quem verdadeiramente se arrepende, lembra do ladrão da cruz, um homem que aos nossos olhos estava totalmente errado, mas onde ele acertou? Reconheceu que Jesus, o mestre, estava ali ao lado e ele podia ao menos lembrar-se dele, ele agarrou essa chance, se arrependeu, falou com o mestre e ainda repreendeu o outro ladrão que zombava de Jesus, ISSO É ARREPENDER-SE! Ser humilde, reconhecer que errou e se tem que pagar um preço pelo erro, paga, ainda que sofra. Na cruz, em sua última chance, recebeu o perdão e foi salvo. Jesus o salvou, sabe por quê? Porque ele se arrependeu e recebeu a Graça e Misericórdia de Deus! Graça que nos perdoa os pecados e misericórdia que não deixa que a conseqüência dos nossos erros nos alcance, ou que não nos pune como deveríamos ser punidos! Não podemos fingir que nos arrependemos, pois quando fazemos isso, lá na frente iremos cair no mesmo erro, simplesmente porque tentamos encobri-lo, fingido tê-lo vencido, mas na verdade, só estava à espera de uma nova oportunidade para errar.

 A mensagem que diz que é chegado o Reino de Deus possui dos aspectos. Por um lado essa mensagem aponta para as bênçãos da salvação que alcançam aqueles que, pela graça de Deus mediante a fé, se arrependem de seus pecados e reconhecem em seus corações o reinado de Deus. Mas, por outro lado, essa mensagem fala do juízo divino que é derramado sobre os pecadores impenitentes que vivem em rebelião contra o reinado de Deus.

3.    Os valores do Reino   -  Justiça
  1. “Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.” Romanos 14:17,18
  2. “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.” 1 Timóteo 6:11
  3. “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33
  4. “Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra.” Provérbios 21:21

Amor

  1. “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
    E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”
     Marcos 12:30,31
  2. “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.” 1 Coríntios 13:4-6

Respeito pelo próximo

  1. “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” Marcos 12:30,31
  2. “Não planeje o mal contra o seu próximo, que confiantemente mora perto de você.” Provérbios 3:29

Gratidão

  1. “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” 1 Tessalonicenses 5:18
  2. “não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.” Efésios 1:16
  3. “Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.” Salmos 107:1

Obediência

  1. “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” Efésios 6:1-3
  2. “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.” João 14:15

Altruísmo

  1. “A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” Tiago 1:27
  2. “Mas, quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos, e os cegos.
    Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos.”
     Lucas 14:13,14

Honestidade

  1. “Os violentos odeiam os honestos e procuram matar o homem íntegro.” Provérbios 29:10
  2. “O rei se agrada dos lábios honestos; e dá valor ao homem que fala a verdade.” Provérbios 16:13
  3. “Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios.” Salmos 112:5

Cooperação

  1. “Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.” Atos 2:44
  2. “Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos.” Filipenses 3:17

Lealdade

  1. “Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra.” Provérbios 21:21
  2. “Perguntou-lhe Davi: Resta ainda alguém da família de Saul, a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus? Respondeu Ziba: “Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés.” 2 Samuel 9:3
  3. “Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês.” Oséias 10:12

Empatia

  1. “E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.” 1 Pedro 3:8
  2. “Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados.” Salmos 72:13
  3. “E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza.” Hebreus 5:2

Liberdade

  1. “Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.” Atos 28:31
  2. “A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.” Lucas 4:19

Fidelidade

  1. “A bondade e a fidelidade preservam o rei; por sua bondade ele dá firmeza ao seu trono.” Provérbios 20:28
  2. “Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal.” Provérbios 16:6
  3. “Deu-lhes as seguintes ordens: Vocês devem servir com fidelidade e com coração íntegro, no temor do Senhor.” 2 Crônicas 19:9

Disciplina

  1. “Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.” Hebreus 12:8
  2. “a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto;” Provérbios 1:3
  3. “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.” Provérbios 1:7

Perseverança

  1. “Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal.” 1 Pedro 3:11,12
  2. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” Tiago 1:2-4
  3. “Ensine os homens mais velhos a serem sóbrios, dignos de respeito, sensatos, e sadios na fé, no amor e na perseverança.” Tito 2:2
Paciência
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
  1. mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22,23
“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” Colossenses 3:12,13

Prudência

  1. “Os inexperientes herdam a insensatez, mas o conhecimento é a coroa dos prudentes.” Provérbios 14:18
  2. “Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor.” Provérbios 19:14

Igualdade

  1. “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.” Gálatas 3:28
  2. “O rico e o pobre têm isto em comum: o Senhor é o Criador de ambos.” Provérbios 22:2
  3. “Não cometam injustiça num julga­mento; não favoreçam os pobres nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça.” Levítico 19:15
  4. “Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo.” 1 Timóteo 5:21
  5. “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,” Romanos 3:23


   Confiança    
  1. “Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo.” Provérbios 11:13
  2. “Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez.” Êxodo 18:21
  3. “Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?” Lucas 16:11,12
  4. “Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.” Hebreus 10:35
Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube






                    II.   AS BÊNÇÃOS DE UMA VIDA NO REINO

1.   Remissão dos pecados   -   Significa livramento da culpa do pecado. Remissão quer dizer perdão, redenção, quitação de uma dívida. Em certos contratos comerciais há um acordo chamado “cláusula de remissão”, onde se define o preço da remissão, a fim de que o bem hipotecado seja liberado.  Uma vez pago o preço acertado, o bem hipotecado fica livre, sem ônus, sem impedimentos. O preço de nossa redenção, de nossa libertação, foi o sangue de Jesus: “Sem derramamento de sangue não há remissão”. (Hb 9.22).  “O Cristo padecerá, e ao terceiro dia ressurgirá dentre os mortos, e em seu nome se pregará o arrependimento e a REMISSÃO DOS PECADOS…”. (Lc 24.46-47). Sem arrependimento não há remissão dos pecados. Em Jesus “temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados”. (Cl 1.14).   A Teologia Sistemática Pentecostal (2008, p. 354) esclarece que: Cristo na cruz, pelo seu sangue expiou os nossos pecados uma vez para sempre — “... porque isso fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo” (Hb 7.27); “doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo” (Hb 9.26) —, mas a salvação só se realiza na vida de cada pecador quando este aceita o Redentor, Jesus Cristo.

2.    Adotados e Herdeiros de Cristo   -   Germano Soares (2015, p. 101) pondera que: A redenção a respeito da lei é, sem dúvida, o pressuposto para receber a filiação, e isto para todos, tanto judeu quanto gentios. Estes foram recebidos como filhos por meio da adoção. A palavra traduzida como adoção é um termo técnico jurídico. [...] A nova posição do homem, a de não ser mais escravo da lei do mundo, acontece a partir do momento em que aceita a Cristo como filho. O homem é livre enquanto está unido juridicamente ao pai por uma arte de direito. O conceito de filiação ressalta a livre ação de Deus não apoiada em existência alguma e, ao mesmo tempo, a mediatização da nossa categoria de filho.   A obra Igreja Eleita (2020, p. 46) assevera que: Paulo é o único escritor do Novo Testamento que emprega o termo “adoção” (Rm 8.15,23; 9.4; Gl 4.5; Ef 1.5). A prática da adoção não fazia parte do sistema legal judaico, porém era comum entre os romanos e perfeitamente conhecida entre os gentios. Assim, o apóstolo enfatiza que foi do agrado de Deus predestinar os eleitos a ser adotados como filhos “segundo o beneplácito de sua vontade” (Ef 1.5b). Nossa posição é imerecida, contudo, aprouve ao Pai fazê-lo assim conforme o seu querer (Mt 11.26).   Matthew Henry (2008, vol. 2, p. 354) elucida que: O céu é uma herança de que todos os santos são herdeiros. Eles não chegam a ele como pessoas que o adquiriram por qualquer mérito ou aquisição da sua parte; mas como herdeiros, puramente pela ação de Deus, pois Deus os torna herdeiros. [...] Temos aqui um resumo da herança: (1) “...herdeiros de Deus...”. O próprio Senhor é a porção da herança dos santos  (Sl 16.5), uma herança formosa (Sl 16.6). [...] (2) “...coerdeiros de Cristo”. Diz-se que Cristo, como Mediador; é o herdeiro de todas as coisas (Hb 1.2), e os verdadeiros crentes, em virtude de sua união com Ele, “...herdarão todas as coisas” (Ap 21.7). Aqueles que agora participam do Espírito de Cristo, como seus irmãos, participarão, como seus irmãos, de sua glória (Jo 17.24), se assentarão com Ele em seu trono (Ap 3.21).

Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube







                    III.    OS MALES DE UMA VIDA NO MUNDO

1.   A escravidão do pecado  -   O pecado não somente separa; ele escraviza. Além de nos afastar de Deus, ele também nos mantém cativos.

Consideraremos agora a “internalidade” do pecado. Mais do que uma atitude ou hábito visível, o pecado revela uma profunda e arraigada corrupção em nosso interior. Na verdade, os pecados que cometemos são manifestações exteriores e visíveis de uma enfermidade interior e invisível, são os sintomas de uma doença moral. Jesus empregou a metáfora da árvore e seus frutos para explicá-lo. Ele disse que o tipo de fruto produzido pela árvore (uma figueira ou videira) e sua condição (boa ou má) dependem da natureza e da saúde da árvore. Da mesma forma, “a boca fala do que está cheio o coração”. Como o pecado é uma corrupção interna da natureza humana, ele nos mantém escravizados. Não são alguns atos ou hábitos que nos escravizam, mas sim a infecção maligna de onde eles procedem. Muitas vezes, no Novo Testamento, somos descritos como “escravos”. 

2.   Filhos da ira e condenação eterna   -   O Comentário do N. T. Aplicação Pessoal (2009, vol. 2) retrata que: A ira de Deus refere-se ao juízo de Deus sobre estes tipos de comportamentos. Deus não revela a sua ira arbitrariamente; a sua natureza moral perfeita não permitirá que o pecado e a maldade fiquem impunes. Embora a ira ocorra no presente — no momento em que chegam as consequências naturais do comportamento pecaminoso —, a culminação final da vontade de Deus vem com a punição futura e final que o Senhor infligirá sobre a iniquidade. As pessoas podem tentar evitá-la e fugir dela, mas a punição certamente alcançará queles que pecaram e que não creram em Cristo como salvador.   O Comentário Bíblico de Beacon (2019, vol. 7, p. 52) discorre que: O propósito da Dádiva de Deus não era levar os homens a um julgamento, mas sim à salvação. Apesar disso, o julgamento é inevitável, e é o próprio homem que o causa, quando se recusa a aceitar a Dádiva mediadora e expiatória de Deus. O homem é livre para escolher o tormento sem Deus ao invés da felicidade em Deus [...]. O julgamento e a condenação não vêm para o homem que tem fé, porque quem crê nele não é condenado (Jo 3.18). A tradução literal seria: “Aquele que põe a sua fé nele [i.e., em Jesus Cristo] não está sendo julgado”. Quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Esta afirmação forte por si mesma adquire um novo peso de advertência quando consideramos o tempo dos dois verbos: está condenado e não crê. No grego, ambos estão em tempo passado perfeito, apresentando um estado presente que é o resultado de uma ação passada. Assim, nesta vida, a condenação é um fato porque quem não crê já foi julgado. A condenação é um estado presente porque o que não crê se recusou a crer.







Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube


Ajude esta obra...
Código do PIX
Banco Mercantil do Brasil




AUTOR: PB. José Egberto S. Junio, formato em teologia pelo IBAD, Profº da EBD. Casado com a Mª Lauriane, onde temos um casal de filhos (Wesley e Rafaella). Membro da igreja Ass. De Deus, Min. Belém setor 13, congregação do Boa Vista 2. 

Endereço da igreja Rua Formosa, 534 – Boa Vista - Suzano SP.

Pr. Setorial – Pr. Davi Fonseca

Pr. Local – Ev. Antônio Sousa

INSTAGRAN: @PBJUNIOOFICIAL

FACEBOOK: JOSÉ EGBERTO S. JUNIO

CANAL YOUTUBE.:  https://www.youtube.com/@pb.junioprofebd7178       Toda semana tem um vídeo da Lição. Deixem seu Like.

 Siga-nos nas redes sociais... Tenha um bom estudo bíblico.

 ** Seja um Patrocinador desta obra: chave do        PIX 11980483304        

Chave do PIX
Banco Mercantil do Brasil





               





         BIBLIOGRAFIA


Bíblia Almeida Século 21

Bíblia de estudo Pentecostal

Livro de apoio, A igreja de Cristo e o império do mal, Pr. Douglas Baptista - Editora CPAD

https://estiloadoracao.com/reino-de-deus/

https://www.maisqueadoradores.com/page/2021/05/31/quais-sao-os-valores-morais-do-reino-serie-cultura-do-reino-06/

https://ultimato.com.br/sites/john-stott/2014/08/25/escravidao-do-pecado/




Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!