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sábado, 2 de julho de 2016

LIÇÃO 02 – DEUS O PRIMEIRO EVANGELISTA

Leitura bíblica: Gn 12. 1-8 (explicação)

VV. 1-3 – No versículo 01, vemos tal foi a comunicação feita a Abraão – uma comunicação destinada por Deus a atuar sobre o coração e a consciência de Abraão. O resultado desta comunicação é apresentada no cap.11.31.
De todas estas passagens concluímos que os laços da natureza impediram a resposta plena da alma de Abraão à chamada de Deus. Embora chamado para Canaã, contudo, demora-se em Harã, até que os laços da natureza sejam quebrados pela morte, e então com passo decidido, toma o seu caminho para o lugar que o Deus da Glória o havia chamado. As influência da natureza são sempre hostis à plena realização e poder prático da chamada de Deus, somos tristemente propensos a tomar caminho mais baixo do que aquele que a chamada divina põe diante de nós.

VV. 4-6 – Tal é o caminho excelente de Deus. Assim Ele tratou com Abraão, assim tratou com Saulo de Tarso, assim trata conosco. O Deus da glória mostrou a Abraão um melhor país do que Ur ou harã. Mostrou a Saulo de Tarso uma glória tão brilhante, que fechou os seus olhos para as glórias mais refulgentes da terra, e originou que ele as considerasse todas “como esterco”, para ganhar aquele bendito Senhor que lhe havia aparecido, e cuja voz tinha falado ao mais íntimo da sua alma. Ele viu um Cristo celestial na glória; e durante o resto da sua carreira, não obstante a fraqueza do vaso terrestre, Aquele Cristo celestial e essa glória celestial absorveram toda a sua alma.
                                  
                                   INTRODUÇÃO
Deus sendo o primeiro evangelista da história Sagrada, toda a sua palavra é amorosamente evangelizadora. É por isso que a bíblia, ao contrário de outros livros tidos como sagrados, é lida e relida, sem jamais deixar de apaixonante. Embora concluída há mais de dois mil anos, ela é repleta de manchetes que, todas as manhãs, surpreendem-nos por sua graça, misericórdia e alvíssaras. Deus compraz em comunicar o evangelho. Quer pessoalmente, quer por intermédio de seus arautos, Ele conclama-nos à salvação. Até mesmo em seus juízos, entrevemos o inexplicável amor, que o constrangeu a entregar o Unigênito a morrer em nosso lugar. Neste capítulo, refletiremos acerca da ação evangelística pessoal do próprio Deus, surpresos, constataremos que Ele evangeliza até mesmo quando está em silêncio.

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I.         A CHAMADA DE ABRAÃO

1.   Abraão, o Caldeu - De todas estas passagens concluímos que os laços da natureza impediram a resposta plena da alma de Abraão à chamada de Deus. Embora chamado para Canaã, contudo, demora-se em Harã, até que os laços da natureza sejam quebrados pela morte, e então com passo decidido, toma o seu caminho para o lugar que o Deus da Glória o havia chamado. As influência da natureza são sempre hostis à plena realização e poder prático da chamada de Deus, somos tristemente propensos a tomar caminho mais baixo do que aquele que a chamada divina põe diante de nós.
Porém, assim como no caso de Abraão foi a morte que quebrou o laço pelo qual a natureza o prendia a Harã, do mesmo modo, no nosso caso, é a morte que quebra o laço pelo qual a natureza nos liga a este mundo. Devemos compreender a verdade que morremos em Cristo, a nossa Cabeça e nosso Representante, que o nosso lugar na natureza, e no mundo se encontra entre as coisas que eram e que a cruz de Cristo é para nós o que o Mar Vermelho foi para Israel, a saber, aquilo que nos separa, para sempre, da terra, da morte e do julgamento, só assim podemos andar como é digno da vocação com que fostes chamados.

2.   Abraão, o evangelizado – A oração do Apóstolo Paulo (Ef 1.15-22) demonstra inteiramente como ele, por intermédio do Espírito Santo, teve a noção da dificuldade que a igreja havia sempre de ter que lutar, para compreender “a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos”; porque, evidentemente, se falharmos em compreender a chamada, não poderemos “andar como é digno dela”. Eu devo saber para onde sou chamado, antes de poder ir pra lá. Tivesse Abraão estado inteiramente sob o poder da verdade  à chamada de Deus. A chamada divina na é um dogma vazio, uma teoria ineficaz, nem uma especulação tosca, ou é uma realidade divina, ou não é absolutamente nada. Quer dizer devemos procurar atingir em experiência na prática, e no caráter moral, o ponto para o qual Deus nos chamou, e esse ponto é a plena comunhão com seu Filho – comunhão com Ele na sua rejeição neste mundo, e na Sua aceitação no céu.
     



3.   O Evangelista Abraão – Assim como no caso de Abraão, ele podia rebaixar-se à vista de Abimeleque, rei de Gerar; e Abimeleque podia ter de o repreender, porém, quando Deus trata do caso, Ele diz a Abimeleque; “Eis que morto és”; e Abraão diz: “profeta é, e rogará por ti”. Tal é pois o método de Deus, Ele pode ter controvérsia secreta com os seus, com base nos seus caminhos. “Não toqueis nos meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal” (1Cr 16.22). Nenhum dardo inflamado do inimigo poderá penetrar a couraça, atrás da qual o Senhor tem escondido a ovelha mais fraca do seu rebanho, adquirida à custa do sangue de seu filho. Ele esconde o seu povo no seu pavilhão, pões seus pés sobre a rocha. Bendito seja eternamente o Seu nome!!!
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II.         A PALAVRA DE DEUS É EVANGÉLICA
O Senhor deixa claro para o homem que a redenção é para todos, nesse caso, os homens precisam conhecê-la. Isso só é possível através da proclamação da palavra de Deus. O panorama bíblico-histórico que se segue nos ajudará a entender esse processo salvífico na Antiga Aliança através dos principais acontecimentos nesta terra.

·         ÉDEN – Deus, como primeiro missionário, providenciou um meio de escape para o casal, quando teve que, para orientá-lo e cobrir sua nudez, sacrificar um animal e da sua pele fazer para eles roupas para se cobrirem; esse ato é considerado uma analogia, onde o sacrifício do animal representa a necessidade de um substituto para pagar o preço da rebelião no lugar do homem e a pele para vestir o casal significa a nudez espiritual em que se encontravam e precisavam de uma solução para a situação.

·         O Sangue de Abel – A história de Caim e de seu irmão Abel é bem conhecida por todos. Um fato trágico entre os dois irmãos; Caim, movido de inveja, matou seu irmão e saiu errante por este mundo; porém Deus disse que o sangue de Abel “clamava” da terra por justiça, sangue inocente derramado. Como em todos os séculos, o povo de Deus foi martirizado e o sangue dele caído na terra é como uma semente plantada que germina e produz mais vida salvas.

·         NOÉ – Na época desse patriarca, a violência era muito grande no mundo, de tal maneira que Deus intentara destruir toda a vida no planeta, porém Noé  pela sua atitude de fé agradou o Senhor e foi preservado. Durante 120 anos, empenhou-se na construção da arca, o veículo de sua salvação e de sua família. Infelizmente ninguém cru, mas a palavra de Deus foi anunciada.

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·         ABRAÃO – Depois de algum tempo, o Altíssimo escolhe um homem, separa-o para a sua obra e o envia para terras que ele não conhecia. Inicia-se a saga de um grande vulto da Antiguidade, Abraão,o amigo de Deus. A este fora feita promessa de cunho missionário, pois através dele seriam benditas todas as famílias da terra.


·         ISRAEL – Deus separa para si um povo e através dele dá testemunho em toda a terra do seu poder, de sua bondade e de sua justiça. Uma nação levantada para ser uma bênção e difundir o conhecimento de Jeová sobre a face da terra. Isso também é missão.

·         MOISÉS – O grande legislador foi instrumento de Deus para guiar seu povo e através dele deu os seus mandamentos que serviriam de guia para a sobrevivência da nação santa. Deus os fez entender que seriam uma nação santa, separada das demais, como referencial para todas elas para que soubessem que havia no meio deles um Deus eterno e único soberano sobre a terra.

·         POÉTICOS – Todos os livros poéticos inspirados fazem menção ao Messias salvador. Jó fala do redentor que se levantará sobre a terra; Os Salmos cantam o triunfo do Messias e a salvação do Senhor; Provérbios e Eclesiastes falam do temor ao Senhor como princípios da sabedoria; cantares embora apresente o relacionamento de um homem e de uma mulher literalmente, apresenta a força de uma união baseada no amor verdadeiro e é esse amor que o Senhor tem pela humanidade.
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·         PROFETAS – Proclamam abertamente a vinda do Messias, seu trabalho, seu sofrimento e sua vitória. Há menção profética e até mesmo local de seu nascimento. Os profetas apresentam o Messias que virá para salvar, libertar os cativos, dar vistas aos cegos e proclamar o ano aceitável ao Senhor.

Todo o Antigo testamento aponta para o Messias, o Servo do Senhor que viria para cumprir o plano de Deus e pela sua entrega trazer para Deus homens de todas as tribos, povos e línguas. A concretização do que proclama a Velha Aliança encontra-se no novo testamento o aparecimento do Senhor Jesus.

AUTOR: Diácono e Professor José Egberto S. Junio, casado com minha querida esposa Laura, onde temos um lindo casal de filhos ( Wesley e Rafaella), sou formado em Teologia pelo IBAD, congrego na Ass. de Deus. Min. Belém setor 13.
Pastor Setorial - Pr. Paulo Silva
Pastor na Congregação - Ev. Moacir adilino
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                                  BIBLIOGRAFIA

Bíblia de estudo explicada, Mcnair, CPAD..
Claudionor de Andrade, O desafio da evangelização, CPAD.
João Moreno, Evangelismo, IBAD.
Doris Lemos, Missiologia, IBAD.
Warren W. Wiersbe, Novo Testamento, Central Gospel.

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