Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

domingo, 22 de maio de 2016

LIÇÃO 09 - A NOVA VIDA EM CRISTO


"TEXTO ÁUREO"
"Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racíonal" (Rm 12.1).

VERDADE PRÁTICA
A nova vida em Cristo consiste em viver fervorosamente a vitória da cruz.

LEITURA BÍBLICA: Rm 12. 1-12. Explicação

V. 1 - Aqui veremos as dimensões da Adoração Cristã.

  • "Rogo-vos, pois, irmãos ..." - A palavra "rogar" traduz o termo grego PARAKALÔ, formado pela preposição grega "para" (ao lado dele) e "kaleo"(chamar). No grego clássico essa palavra possuía um termo militar e era usada quando um comandante exortava sua tropas.
  • "... pela compaixão de Deus..." - Misericórdia aqui traduz o grego "OIKTIMOS". Ocorre cinco vezes no Novo Testamento grego, sendo que quatro vezes é de uso paulino. Essa misericórdia de Deus está permeada na sua carta desde o primeiro capítulo até aqui, foi essa misericórdia que acolheu a todos eles quando ainda eram pecadores.
  • "... que apresenteis..." - Para deixar os crentes em prontidão, Paulo usou uma palavra de cunho militar para exortá-los, agora para convocá-los à adoração, ele usa um termo extraído do ritual do culto levítico.
  • "... o vosso corpo em sacrifício vivo..." - Assim como um animal inocente era ofertado em sacrifício na antiga Aliança,da mesma forma o cristão devia apresentar o seu corpo a Deus. A diferença era que lá a oferta era apresentada morta e aqui a oferta é apresentada viva. 
  • "... santo e agradável a Deus..." - O sacrifício deve ser apresentado vivo, mas também de forma santa e agradável. no contexto neotestamentário, a palavra santo quer dizer separado. É um termo muito comum na septuaginta grega quando se refere ao Tabernáculo e aos seus utensílios usados no culto, aquele que quer servir a Deus deve ser separado para o seu serviço. Quando o sacrifício é apresentado vivo e de forma santa, então ele se torna agradável a Deus.
  • "... que é o vosso culto racional..." - Robert Gundry observa que aqui Paulo contrasta a adoração pagã com a adoração cristã. Naquela o culto era irracional, adorando a criatura em lugar do Criador. Por outro lado, no culto cristão, que acontece de forma racional, o Criador, e não a criatura se torna o centro da adoração. 
I - EM RELAÇÃO A MORDOMIA DA ADORAÇÃO CRISTÃ (VV. 1,2).Resultado de imagem para mordomia da pratica das virtudes cristãs

O verdadeiro viver e serviço cristãos iniciam-se com a dedicação pessoal ao Senhor. O Cristão que fracassa na vida é aquele que primeiro o fez no altar ao recusar entregar-se totalmente a Cristo. O rei Saul fracassou no altar (1Sm 13.8ss e 15.10ss), e isso custou-lhe o trono.
Paulo não diz: "Eu lhe ordeno", mas "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus", pois a dedicação deve ser motivada pelo amor. não sirvamos a Cristo a fim de receber suas misericórdias, pois já as temos, sirvamos a ele por amor e gratidão.
A verdadeira dedicação é aferecer, diariamente, nosso corpo, nossa mente e nossa vontade a Deus. É a entrega diária do corpo  a ele, com a mente renovada pela palavra, e a vontade quebrantada por meio da oração e da obediência. O cristão é um "conformador", vivendo para o mundo e como ele; ou um "transformador", tornando-se a cada dia mais parecido com Cristo. (A palavra grega para "transformar" é a mesma usada para "transfigurar").
2Co 3.18, afirma que somos transformados quando permitimos que o espírito revele Cristo por meio da palavra de Deus. O crente pode saber a vontade do Senhor para a sua vida só quando for consagrado ao Senhor dessa forma.
Nós como sacerdotes, devemos oferecer "sacrifícios espirituais" a Deus (1Pe 2.5), e o primeiro sacrifício diário que ele quer é que entreguemos totalmente a ele nosso corpo, nossa mente e nossa vontade.

II - EM RELAÇÃO À MORDOMIA DO EXERCÍCIO DOS DONS (VV. 3-8).Resultado de imagem para mordomia do exercicio dos dons espirituais

Em 1 Co 12 é apresentada a mesma verdade desses versículos, ou seja, que o Espírito batiza o crente no corpo e lhe dá um dom (ou dons) para usar em benefício de toda a igreja. Desde o Pentecostes até o arrebatamento da igreja, há um "corpo universal" consttuído de todos os crentes; porém, também há um corpo local por meio do qual o crente ministra em nome do Senhor. no Novo testamento, a maioria das 112 referências à igreja diz respeito à congregação local de crentes.
No corpo local, o serviço começa com a dedicação pessoal (vv 1,2) e a seguir, com a avaliação honesta dos dons espirituais do crente (v. 3). Paulo diz que devemos pensar em nós mesmos dentro dos limites que permitem nossos dons espirituais, e não que não pensemos em nós mesmos de forma alguma. Deus revelará o chamado de um homem para ser pastor à medida que este usar seus dons na congregação. Todos os nossos dons, embora distintos uns dos outros, vêm do espírito e devem ser usados para a glória de Cristo.
Paulo enumera sete ministérios:
Resultado de imagem para mordomia do exercicio dos dons espirituais
  • Profecia, definido em 1Co 14.3
  •  Ministério, cujo sentido literal é "diaconato" (serviço) e pode referir-se a esse cargo
  • Ensino, conforme 2Tm 2.1,2, uma responsabilidade importante
  • Exortação, que quer dizer encorajar as pessoas a servir ao Senhor e a ser fiéis a ele
  • Contribuição, que deve ser feita em singeleza de coração e pureza de motivos (At 5)
  • Administração, gerenciamento e administração da igreja local
  • Misericórdia, compartilhar com os necessidados.
Ef 4.7-12 descreve as pessoas dotadas que Cristo deu à igreja; Rm 12 e 1Co 12 descrevem os dons com que o espírito dotou os crentes do corpo local. Em At 19. 1-7, vemos doze homens não conheciam o Espírito e seus dons; nos VV 13-16, tem sete homens tentando imitar dons que não tinham.

III - EM RELAÇÃO À MORDOMIA DA PRÁTICA DAS VIRTUDES CRISTÃS (VV. 9-21)


Membro da família (vv. 9-13) - Os versículos 9-13 mostram como cada cristão deve se comportar na família de Deus, embora cada um tenha seu serviço espiritual a desempenhar. O amor deve ser honesto e sem hipocrisia (1Jo 3.18). Devemos detestar o mal e apegar-se ao bem  (Sl 97.10). O amor leva à cordialidade e a humildade, à fidelidade nos negócios, ao fervor nas coisas espirituais (aqui "FERVOROSOS" significa, ardorosos, irradiantes em poder).Observe como as características mencionadas nessa seção fazem paralelo com o fruto do espírito descrito em Gl 5. 22,23. Na igreja Local, os cristãos devem cuidar uns dos outros e compartilhar uns com os outros. Observe como à oração (v. 12) segue-se o cuidado (v.13). Em grego, o sentido literal de praticar a hospitalidade é procurar a hospitalidade, buscar a hospidalidade.
Soldado em batalha(vv. 14-21) - Paulo instrui como agir quando as batalhas e as bênçãos que os cristãos têm se opõem à palavra. Devemos abençoá-las e não amaldiçoá-las. Obviamente, nenhum crente deveria enfrentar problemas em consequê de viver da forma errada (1Pe 2.11-25). O egoísmo e o orgulho geram a vontade perniciosa, por isso devemos ser solidários e humildes. O cristão não deve, nem nesta vida nem no julgamento futuro, vingar-se dos seus oponentes. Nos versos 19-21, Paulo refere-se a Pv 25. 21-22 e a Dt 32.35. Essa passagem apresenta o princípio de que o crente entrega-se a Deus, e assim, o Senhor deve cuidar dele e ajudá-lo em suas batalhas. precisamos de sabedoria espiritual ao lidar com os inimigos da cruz a fimde que, por um lado, não demos um mau testemunho e, do outro, não desvalorizemos o evangelho. em três ocasiões Paulo usou a lei Romana para proteger a si mesmo e ao testemunho do evangelho (veja At16.35-40; 22.24-29; 25.10-12); todavia, estava disposto a tornar-se todas as coisas para todos os homens a fim de ganhar alguns para Cristo.
AUTOR: Diácono e Professor José Egberto S. Junio, casado com minha querida esposa Laura, onde temos um lindo casal de filhos ( Wesley e Rafaella), sou formado em Teologia pelo IBAD, congrego na Ass. de Deus. Min. Belém setor 13.
Pastor Setorial - Pr. Paulo Silva
Pastor na Congregação - Ev. Moacir adilino
End. Igreja - Rua formosa, 534 | Bairro Boa vista | Cidade Suzano SP.
Contato (+5511) 98048-3304 (Oi Whatsapp).

Se vc quiser ser um patrocinador  do meu ministério, na compra de novos livros nos ajude no Banco Bradesco. Agência 0100-7
Conta Corrente  0120537-4, Deus te abençoe. 

BIBLIOGRAFIA

Bíblia de estudo das profecias, Editora ATOS;
José Gonçalves, Maravilhosa Graça - O evangelho de Jesus Cristo revelado na Carta aos Romanos, CPAD;
William Hendriksen, Romanos 2ª Edição, Editora Cultura Cristã.
Warren W. Wiersbe, comentário Bíblico Novo testamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!