Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

sábado, 12 de março de 2016

LIÇÃO 12 - NOVOS CÉUS E NOVA TERRA

TEXTO ÁUREO
" Porque eis que eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão ". ( Is 65.17)

VERDADE PRÁTICA

Os crentes viverão eternamente com Jesus Cristo na cidade santa, a Nova Jerusalém.

INTRODUÇÃO

Diante de tamanha bênção, o Senhor Deus, de acordo com seu plano eterno, resolve renovar os céus e a terra. A respeito dessa renovação.não devemos entender que a criação será aniquilada,  ou desaparecerá e o senhor iniciará do nada outro universo, a respeito disso, FRANKILIN FERREIRA diz o seguinte:

" Eventos cataclísmicos acompanharão o fim da era atual - eventos que conterão um julgamento divino sobre a terra, com todo o seu pecado e imperfeição. Entretanto, rejeitamos o conceito de aniquilamento total em favor do conceito de renovação da criação, pela seguinte razão: tanto 2Pe 3.13, como Ap 21.1, o termo grego utilizado para designar a novidade do novo cosmos não é " NEOS" mas sim " KAINOS". A palavra " kainos" significa novo em natureza ou em qualidade. A expressão " ouranon kainon kai gen kainen ( novo céu e nova terra), significa, portanto não a emergência de um cosmos totalmente outro, diferente do atual, mas a criação de um universo que, embora tenha sido gloriosamente renovado, está em continuidade com o universo presente".

Cremos assim que quando a palavra diz que a terra e os céus passarão, não está indicando o fim da existência, pois a palavra "passarão" no grego é " PARERCHOMAI", verbo que indica passagem de um estado para outro, transformação e não aniquilação. Cremos que o todo-Poderoso renovará a criação, deixando para trás qualquer resquício daquilo que foi maculado pelo pecado e por Satanás, a indicação é que a terra e o céu serão feitos novos, ou renovados. Isso é confirmado pelas escrituras sagradas, sendo que Pedro escreve:

" Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do dia do Senhor, em que os céus em  fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra " 2Pe 3.10-13". 

I - A CRIAÇÃO DOS NOVOS CÉUS E NOVA TERRAResultado de imagem para novos céus e nova terraResultado de imagem para novos céus e nova terra

Após a dissolução do céu e da terra atuais no fim do milênio, Deus criará um novo céu e uma nova terra ( Is 65.17; 66.22; 2Pe 3.13; Ap 21.1). Por meio de um ato definido de criação, Deus faz surgir um novo céu e uma nova terra. Como Deus criou os céus e a terra atuais para serem o cenário da sua demonstração teocrática, assim também criará o novo céu e a nova terra para serem o cenário do reino teocrático eterno.
As alianças de Israel garantem ao povo uma terra, uma existência nacional, um reino, um rei e bênçãos espirituais eternas. Logo, deve haver uma terra eterna, na qual as bênçãos possam ser cumpridas. Transladado da antiga terra, Israel será levado à nova, para ali desfrutar para sempre o que Deus lhes prometeu. Então será eternamente verdadeiro: eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus e Deus mesmo estará com eles ( Ap 21.3).
Já se demonstrou a partir de passagens como Apocalípse 21.3 que o Senhor Jesus Cristo habitará com os homens na nova terra no reino eterno. Já que as escrituras revelam que a Igreja estará com Cristo, conclui-se que a morada eterna da igreja também será na nova terra, na cidade celestial, Nova Jerusalém, preparada especialmente por Deus para os Santos.
Tal relacionamento seria a resposta da oração do Senhor aos que Deus lhe concedeu: "Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me deste" ( Jo 17.24). já que a glória eterna de Cristo será manifestada no reino eterno, no seu governo eterno, é natural que a igreja esteja presente para contemplar a glorificação de Cristo para sempre.

PORQUE OS CÉUS SERÃO RENOVADOS

Por causa do diabo. Desde que foi expulso do céu, Satanás não tem onde pousar, nem a chav de sua morada ele tem Ap 1.18. Vive com seus anjos caídos, no espaço sideral, e tem predileção pelo planeta terra, cenário de sua ação deliberada e maléfica contra Deus e contra os homens a sua imagem e semelhança. Satanás opera na esfera espiritual, em meio ao ambiente cósmico e entre os homens e Deus.
O Diabo é o principe das potestades do ar, e seu exército é numeroso, constítuido de principados, potestades, principes das trevas e hostes espirituais da maldade, que são os protagonistas da guerra espiritual contra os filhos de deus (Ef 6.12), e são responsáveis pelas tragédias morais, espirituais e fisícas, contra o ser humano, provocando guerras, conflitos, violência, doenças, destruição de famílias, de casamentos, de lares, libertinagem, deprevação e tudo que é maléfico, na terra, Mas sua ação abrange o cosmos, que inclui todos os planetas e estrelas, dessa forma, os céus estão contaminados pelos efeitos espirituais maléficos da ação do Diabo e precisam ser purificados.

A CIDADE É UMA CIDADE LITERALResultado de imagem para novos céus e nova terra

Uma consideração importante nesse ponto é se a cidade descrita em Ap 21 e 22 é literal ou mística
Há uma evidência para mostrar que essa cidade de Apocalipse 21 e 22 é literal, assim como a de Hb 12. Peters oferece um resumo dos argumentos que provam ser essa cidade literal:

  1. Era costume no Oriente, quando um rei entrava na sua capital para reinar dali, ou um princípe ascendia ao trono, representar isso com a figura de um casamento, ele estava casado, íntima e permanentemente unido à cidade, ou trono, ou povo. O uso da figura nas escrituras mostra que não devemos limitá-la, a não ser que seja específica em relação à igreja ... isso designa a união permanente de um povo com a terra, como em Is 62, em que, na descrição milenar, a terra é chamada "Beulah", ou seja "casada" ... quando o fim realmente chegar... não há nada impróprio, antes é completamente adequado que a união do Rei dos reis com sua cidade metropolitana seja designada sob a mesma figura do casamento, que para muitos é a princípal objeção à idéia de uma cidad literal, na verdade serve para indicá-la.
  2. Pois a figura em si é explicada na descrição de maneira tão significativa, e em tamanho contraste com o uso feito dela anteriormente em relação à Jerusalém terrena, que simplesmente não pode ser aplicada a nada além de uma cidade literal. declara-se expressamente que o trono de Deus e do Cordeiro está na cidade. Isso afirma sua posição teocrática como a capital do reino...
  3. Na descrição da cidade, os santos ou habitantes e os justos são representantes como separados e distintos...
  • ELA TEM MURO E DOZE PORTASResultado de imagem para novos céus e nova terra
O Supremo Arquiteto esmerou-se em dar beleza à construção da Cidade Ap 21.21. A cidade tem perímetro quadrado, com três portas de cada lado. São encimadas pelos nomes das doze tribos de Israel, numa prova de que Deus tem o cuidado de manter eternamente o pacto feito com Abraão, com Isaque e com jacó. no final, o remanescente de Israel, representando toda a sua história e todo o povo eleito, será salvo. governos e povos que são contra Israel estão sob a maldição.


  • OS DOZE FUNDAMENTOS DA CIDADE
O muro tem base significativas em termos proféticos Ap 21.14. Os nomes dos apóstolos nos fundamentos representam a igreja de Cristo como " coluna da verdade" ( 1Tm 3.15), através da doutrina dos apóstolos, que representa a mensagem do evangelho de Cristo. Como tudo na cidade santa tem a glória de Deus, os fundamentos também refletem a glória de Deus. Os doze fundamentos estão descritos em Ap 21.19,20.

  • AS DIMENSÕES DA CIDADE
A cidade tem formato cúbico. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu ccumprimento, largura e altura eram iguais. E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida do homem, que é a de um anjo Ap 21.16,17. Doze mil estádios equivalem a 2.400 km. O cumprimento, a largura e a altura têm a distância equivalente ao percurso de recife a São Paulo. Quem desejar pode calcular a sua área, isto indica a perfeição da cidade,nas três dimensões.

  • LÁ NÃO HAVERÁ TEMPLO
  • NÃO HAVERÁ NEM SOL E NEM LUA, NEM NOITE
  • A CIDADE PAIRARÁ COMO UM SATÉLITE
  • LÁ,  NÃO HAVERÁ PECADO.


AUTOR: Presbítero  e Professor José Egberto S. Junio, casado com minha querida esposa Laura,onde temos um lindo casal de filhos ( Wesley e Rafaella), sou formado em Teologia pelo IBAD, congrego na Ass. de Deus. Min. Belém setor 13.
Pastor Setorial - Pr. Davi Fonseca 
Pastor na Congregação - Ev. Antônio 
End. Igreja - Rua formosa, 534 | Bairro Boa vista | Cidade Suzano SP.
Contato (11) 96202-2564 (Vivo e Watsap) e (11)98048-3304 (Oi).

BIBLIOGRAFIA

Bíblia de estudo das profecias, Editora ATOS.
Flávio dos Santos, Escatologia, IBAD.
J. Dwight Pentecost, Manual de Escatologia. VIDA.
Elinaldo Renovato, o final de todas as coisa, CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!