Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

sábado, 20 de fevereiro de 2016

LIÇÃO 09 - A VINDA DE JESUS EM GLÓRIA

TEXTO ÁUREO

"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens [...]" Mt 24.30

VERDADE PRÁTICA

A vinda de Jesus para implantar a Milênio porá fim a todas as forças do mal e dará início a um futuro glorioso na terra.

INTRODUÇÃO

Com a volta  de Jesus a esta terra, no final da grande tribulação, na Batalha do Armagedom, o povo judeu é milagrosamente salvo da destruição pelo poder do Messias, Jesus. Nesse momento, todos os inimigos são lançados por terra e a grande Babilônia, a meretriz que seduzia as nações, caiu e com ela os seus aliados que dia e noite se embriagavam com sua prostituição. Depois que as nações são julgadas, o restante que sobreviveu entra para o período da história, juntamente com Israel, chamado Milênio.
aquilo que toda a escritura almeja e para que toda a história aponta é a segunda vinda do Senhor Jesus a este mundo. Nesse momento serão cumpridos os propósitos de Deus pelos quais seu Filho veio ao mundo. A redenção terá sido realizada e a soberania terá sido manifesta na terra. Grande quantidade de profecias está relacionada a essa vinda e aos acontecimentos a ela associados.

I - JESUS VOLTARÁ E TODOS O VERÃO

  • A SEGUNDA VINDA É INEVITÁVEL - O grande grupo de profecias que ainda não foram cumpridas torna a segunda vinda absolutamente inevitável. Foi prometido que Ele virá mesmo(At 1.11); os mortos ouvirão sua voz (Jo 5.28); Ele ministrará aos Seus servos vigilantes (Lc 12.37); Ele voltará a este mundo (At 1.11); ao mesmo monte das Oliveiras, de onde ascendeu (Zc 14.4); virá em chama de fogo (2Ts 1.8); Ele se levantará sobre a terra (Jó 19.25); Seus santos (a igreja) virão com Ele (1Ts 3.13; Jd 14); todo olho o Verá (Ap 1.7); todas as nações serão reunidas perante Ele para serem julgadas (Mt 25.32); Ele terá o trono de Davi (Is 9.6,7; Lc 1.32; Ez 21.25-27); todo o joelho se dobrará perante Ele ( Is 45.23); os apóstolos se assentaram em doze tronos,para julgar as doze tribos de Israel (Mt 19.28; Lc 22.28-30); o deserto se transformará em pomar (Is 32.15). Todo o plano de aliança com Israel, ainda não cumprido, torna obrigatória a segunda vinda do Messias à terra. O princípio do cumprimento literal torna o retorno de Cristo essencial.
  • A SEGUNDA VINDA SERÁ VISÍVEL - várias referências bíblicas reforçam o fato de que a segunda vinda será uma manifestação do Filho de Deus a terra. (At 1.11; Ap 1.7; Mt 24.30). Assim como o Filho foi publicamente repudiado e rejeitado, Ele será publicamente apresentado por Deus na segunda vinda, essa vinda estará associada à visível manifestação da Glória, pois no término do juízo e na manifestação da soberania Deus será glorificado (Ap 14.7; 18.1; 19.1).
II - JESUS VOLTARÁ PARA DAR A DEVIDA RECOMPENSA AOS ÍMPIOS E PARA LIVRAR ISRAEL DO EXTERMÍNIO
Resultado de imagem para vale do megido
  1. A LOCALIZAÇÃO DA CAMPANHA - Quando ajuntamos todos estes versículos, descobrimos que a Batalha do Armagedom cobre toda a região. Ela começa nas planícies de Megido, no Norte, descendo através do vale de Josafá,incluindo a terra de Edom,no Sul e Leste e Jerusalém. Em Ap 14.19,20, diz que é uma região de 1.600 estádios. Imagine! 1.600 estádios são aproximadamente 300 km. Se olharmos no mapa, você descobrirá que da parte de Israel até à parte Sul se atingem aproximadamente 300 km, neste lugar ocorreram muitas das batalhas de Israel. Lá Débora e Baraque derrotaram os cananeus (Jz 4 e 5). Gideão triunfou sobre os Midianitas (Jz 7). lá Saul foi morto na batalha com os filisteus (1Sm 31.8). Acazias foi morto por Jeú (2rs 9.27). e lá Josias foi morto na invasão pelos Egípcios.
Vicent diz: 

Megido localizava-se na planície de Esdrelom, "que foi escolhido para o acampamento, em todas as batalhas travadas na Palestina desde os dias de Nabucodonosor, rei da assíria, até a desastrosa marcha de Napoleão Bonaparte, do Egito até a Síria. Judeus, gentios, Sarracenos, Cruzados, Franceses anticristãos, e guerreiros de todas as nações debaixo do céu, armaram sua estendas nas planícies de Esdrelom e contemplaram seus estandartes nacionais umedecidos pelo orvalho de Tabor e de Hermom.

A conclusão de Sims é bem formulada, vejamos:

... parece, pelas escrituras, a última grande batalha do grande dia de Deus Todo-poderoso se alastrará para bem além de Armagedom ou Vale de Megido. Armagedom parece ser apena o local em que as tropas se reunirão vindas dos quatro cantos da terra, e de lá a batalha se espalhará por toda a Palestina. Joel fala dessa última batalha sendo travada no Vale de Josafá, que fica perto de jerusalém, e Isaías mostra o Cristo vindo com as vestimentas manchadas de sangue de "Edom", que fica ao sul da Palestina. Então a batalha de Armagedom se estenderá desde o vale de Megido no Norte da Palestina, através do Vale de Josafá, perto de Jerusalém, até Edom no extremo sul da Palestina. Com isso concordam as palavras do Profeta Ezequiel de que os exércitos dessa grande batalha virão e cobrirão a terra. O livro de Apocalipse também fala que o sangue correrá dos freios dos cavalos por 1.600 estádio, foi observado que 1 estádio cobrem toda a extensão da Palestina. Mas Jerusalém sem dúvida será o centro de interesse durante a batalha de Armagedom, pois a palavra de Deus diz:Reunirei todas as nações contra Jerusalém para a batalha.

  • OS PARTICIPANTES DA CAMPANHA - A coligação das nações durante o período tribulacional já foi abordada. Vimos que haverá quatro grandes poderes mundiais:
  1. A federação de dez reinos sob a liderança da besta, que constituí a forma final do quatro grande império mundial;
  2. A federação do Norte, a Rússia e seus aliados;
  3. os reis do Leste, povos asiáticos de além do Eufrates;
  4. o rei do Sul, poder ou coligação de poderes do Norte da África, Deve ser acrescentando outro grande poder, em virtude de sua participação ativa na campanha;
  5. O Senhor e seus exércitos celestiais.
OS JULGAMENTOS DA BESTA E SEU IMPÉRIO

Ao traçar a campanha do Armagedom, vimos que Deus julga os poderes mundiais gentílicos e os derruba. A confederação do Norte foi julgada por Deus nas montanhas de Israel durante o período tribulacional. Os reis do Leste, suas forças e os exércitos da besta foram destruídos no segundo advento de Cristo. Uma descrição desse juízo é dada em Apocalipse 18. Lá o império político é visto como tendo sido tão unido ao império da falsa religião, que ambos são chamados pelo mesmo nome, apesar de duas entidades diferentes estarem em vista nesses dois capítulos.
Scofield declara sucintamente:


Duas "BABILÔNIAS" são diferenciadas uma da outra em Apocalipse: A BABILÔNIA ECLESIÁSTICA, que é a cristandade apóstata, liderada pelo papado; e a BABILÔNIA POLÍTICA, que é o império confederado, a última forma de dominação mundial gentílica. A Babilônia eclesiástica é a grande meretriz (Ap 17.1) e é destruída pela Babilônia política (Ap 17.15-18), para que a besta seja o único objeto de adoração (Ap 13.15). O poder da Babilônia política é destruído pela volta do Senhor em glória.

A destruição da sede do poder da besta é realizada por um acesso divino de juízo pelo fogo (Ap 18.8). Agora examinemos as principais linhas da revelação concernentes ao período tribulacional, torna-se óbvio que a revelação do plano de Deus para esse período constitui uma das partes mais importantes do estudo profético, os planos para Israel, para os gentios e para Satanás atingem seu auge no período imediatamente precedente ao segundo advento de Cristo.

III - A DOUTRINA  BÍBLICA DO MILÊNIO

Grande parte das passagens proféticas dedica-se ao Milênio, desenvolvendo e demonstrando seu caráter e suas condições, mais que qualquer outro assunto. essa era milenar, na qual os propósitos de Deus serão totalmente realizados na terra, exige atenção considerável. Embora muito se tenha sido escrito sobre o milênio, o que é claramente revelado na bíblia é o nosso único guia quanto à natureza e ao caráter desse período.

  1. O MILÊNIO E AS ALIANÇAS DE ISRAEL

  • A ALIANÇA ABRAÂMICA - as promessas da aliança abraâmica a respeito da terra e da descendência são cumpridas na era milenar ( Is 10.21,22; 19.25; 43.1; 65.8,9; Jr 30.22; 32.38; Mq 7.19,20; Zc 13.9). A perpetuidade de Israel, sua posse da terra e sua herança das bênçãos estão diretamente relacionadas ao cumprimento desta aliança.
  • A ALIANÇA DAVÍDICA - as promessas da aliança davídica a respeito do rei, do trono e da casa real são cumpridas pelo Messias na era Milenar ( Is 11.1,2; 55.3,11; Jr 23.5-8; 33.20-26; Os 3.5; Mq 4.7,8). o fato de Israel possuir um reino, governado pelo Filho de Davi baseia-se nessa aliança davídica.
  • A ALIANÇA PALESTINA - as promessas da aliança Palestina a respeito da ocupação da terra são cumpridas por Israel na era Milenar (Is 11.11,12; 65.9; Os 1.10-2.1). Essas referências à ocupação da terra prometem o cumprimento da aliança Palestina.
  • A NOVA ALIANÇA - a promessas da nova aliança no tocante a um novo concerto, ao perdão dos pecados e à plenitude do Espírito Santo são cumpridas para com a nação convertida na era Milenar ( Jr 31.31-34; 32.35-39; Rm 11.26-29). todas as bênçãos espirituais que Israel recebe são cumprimentos dessa aliança. Observa-se, assim, que a era milenar traz consigo pleno cumprimento de todas as promessas de Deus para com a nação de Israel.
O CARÁTER ESPIRITUAL DO MILÊNIO

  • O REINO CARACTERIZADO PELA JUSTIÇA - Wooding escreve: ... apenas os justos são admitidos no reino. De Israel diz-se a mesma coisa. As portas de Sião estão abertas, para que entre a nação justa, que guarda a fidelidade. No Milênio, a justiça torna-se sinônimo do Messias. Aos que temem o seu nome " nascerá o Sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas" (Ml 4.2), na segunda vinda do Messias, Ele diz: Faço chegar a minha justiça, então está longe (Is 46.13;51.5). Graças à presença do Messias, Jerusalém será a fonte da qual toda a justiça do Milênio emanará em glória. A justiça será o termo descritivo que caracterizará o governo do Messias como um todo.
  • O REINO CARACTERIZADO PELA OBEDIÊNCIA - um propósito essencial da criação era estabelecer um reino no qual houvesse obediência completa e voluntária da parte dos súditos de Deus. A árvore foi colocada no jardim como um teste de obediência (Gn 2.16,17). A desobediência veio logo em seguida, Deus não abriu mão e seu propósito de trazer todas as coisas à sua sujeição. Paulo declara tal propósito: "Desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra (Ef 1.9,10). Essa obediência perfeita será outra manifestação do caráter espiritual do milênio.
  • O REINO CARACTERIZADO PELA SANTIDADE - Adão, pela criação, recebeu uma inocência experiente. Ela se transformaria, sem dúvida, pela obediência ao Senhor. A inocência perdida por seu ato de desobediência, é propósito de Deus manifestar santidade nas suas criaturas no reino. Acima de tudo a santidade será a grande característica diferenciadora do povo judeu em todas as categorias da vida nacional, uma santidade não própria, mas concedida pelo Messias que está no seu meio e detida por eles graças a uma vida de fé.
  • O REINO CARACTERIZADO PELA VERDADE - é motivo de julgamento o fato de o homem ter mudado " a verdade de Deus em mentira" (Rm 1.25). Por intermédio do Messias, que foi capaz de dizer: Eu sou o caminho a verdade a vida,haverá grande manifestação da verdade no milênio, o que demonstra essencialmente espiritual do reino. Peters, diz: a verdade realmente triunfará, mas não por meio do homem. O próprio Jesus é a verdade, e ele virá vindicá-la.
  • O REINO CARACTERIZADO PELA PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO -  na instituição do reino teocrático, será cumprida a profecia de Joel 2.28,29. Walvood escreve a respeito dizendo: " As escrituras evidenciam que todos os crentes serão habitados pelo Espírito Santo no milênio assim como são na presente era (Ez 36.27; 37.14; Jr 31.33). A plenitude do Espírito Santo será comum no Milênio, em contraste com sua raridade em outros tempos, e será manifestada na adoração,no louvor ao Senhor e na obediência espontânea a Ele, bem como no poder espiritual e na transformação interior ( Is 32.15; 44.3; Ez 39.29; Jl 2.28,29.

CONDIÇÕES EXISTENTES NO MILÊNIO

  • PAZ - Is 2.4; 9.4-7; 55.12; 60.18; Zc 9.10
  • ALEGRIA - Is 25.8,9; 30.29; 42.1,10-12; 61.7,10; Jr 30.18,19; 31.13,14
  • SANTIDADE - Is 1.26,27; 4.3,4; 29.18-23; 35.8,9; 52.1; Sf 3.11,13; Zc 14.20,21
  • GLÓRIA - Is 24.23; 4.2; 35.2; 40.5
  • CONSOLO - Jr 31.23-25; Sf 3.18-20; Zc 9.11,12; Ap 21.4
  • JUSTIÇA - Is 32.16; 42.1-4; 65.21-23
  • PLENO CONHECIMENTO - Is 11.1,2,9; 41.19,20; 54.13; Hc 2.14
  • A RETIRADA DA MALDIÇÃO -  Is 11.6-9; 35.9;65.25
  • CURA DOS DEFORMADOS - Is 29.17-19; 35.3-6; 61.1,2; Jr 31.8; Mq 4.6,7; Sf 3.19
  • TRABALHO - Ez 48.18,19; Jr 31.5, etc.

AUTOR: Presbítero  e Professor José Egberto S. Junio, casado com minha querida esposa Laura, onde temos um lindo casal de filhos (Wesley e Rafaella). Congrego na Ass. de Deus. Min. Belém setor 13.
Pastor Setorial: Pr. Davi Fonseca
Pastor na Congregação: Ev. Antônio
End. da Igreja: rua formosa, 534 Bairro: Boa vista /  Cidade: Suzano SP.
Contato - 11 980483304 (Oi).

BIBLIOGRAFIA
Bíblia de estudo das profecias ,Ed. Atos
Flávio dos Santos, Escatologia, IBAD
J.Dwight Pentecost, Manual de Escatologia, VIDA
estudoprofecias.blogspot.com ( Imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!