Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

sábado, 13 de fevereiro de 2016

LIÇÃO 08 - A GRANDE TRIBULAÇÃO

TEXTO ÁUREO
" Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra" (Ap 3.10).

VERDADE PRÁTICA
Depois que os crentes em Jesus Cristo tiverem sido arrebatados, a Grande tribulação começará na terra.

INTRODUÇÃO
Resultado de imagem para a grande tribulação
O mundo já passou por grandes momentos de aflição, dor e situação desesperadoras, que, na maioria das vezes, aconteceram por causa de guerras, catástrofes naturais, ascensão de tiranos no governo de países e a ganância do ser humano. Porém, de tudo que já se viu ou se tem conhecimento na história humana, segundo as palavras do próprio Jesus, nada se comparará ao que está por vir. Um período na vida dos seres humanos de tanta violência, dor, desespero, e horrores tal qual nunca houve nesta terra.
Referimo-nos ao grande dia da ira de Deus, chamado de "GRANDE TRIBULAÇÃO". Portanto, neste capítulo, abordaremos esse momento tão marcante na vida humana, exclusivamente na daqueles que desprezam ao Senhor Jesus e a Deus. Para tanto apresentaremos o significado desse dia, vejamos:
Segundo CHAMPLIN, há duas palavras hebraicas e gregas para tribulação. No Hebraico temos "Tsar", aflição; estreiteza, no Grego "Thlibo", pressionar, oprimir, atribular e "Thílipsis", pressão, opressão , tribulação. Todas têm a ver com aflição causada por alguém. Nesse contexto, a "GRANDE TRIBULAÇÃO" terá como causador o próprio Deus. Algumas pessoas têm dificuldades em crer que o Senhor será o autor dessa tribulação; acham mais fácil crer que Satanás será o agente. Embora o Diabo traga sofrimento para a humanidade, principalmente para os que mantêm a fé em Jesus, a bíblia é clara quando afirma que o Todo-Poderoso desencadeará sobre o planeta a sua ira sobre aqueles que insistem em ser rebeldes aos seus  mandamentos.

I - O PERÍODO TRIBULACIONAL NAS ESCRITURAS


  • A NATRUREZA DA TRIBULAÇÃO - Não existe maneira melhor de entender o conceito bíblico da tribulação do que deixar as escrituras falarem por si. É impossível apresentar todas as declarações da palavra sobre o assunto, será sificiente listar algumas delas, a linha de revelação começa nos primórdios do Antigo Testamento e continua pelo Novo.
Quando estiveres em angústias, e todas as tuas cousas te sobrevierem nos últimos dias, e te voltares para o Senhor, teu Deus, e lhe atenderes a voz, então o Senhor, teu Deus não te desamparará... Dt 4.30,31.

A terra será de todo quebrantada, ela totalmente se romperá, a terra violentamente se moverá. A terra cambaleará como um bêbado e abalanceará como rede de dormir... Is 24.19-21.

... porque o dia do Senhor vem, já está próximo; dia de escuridade e densas trevas, dia de nuvens e negridão! Como a alva por sobre os montes, assim se difunde um povo grande e poderoso... Jl 2
.1-2.
Com base nestas passagens, torna-se claro que a natureza desse período é de ira (Sf 1.15; 1Ts 1.10); julgamento (Ap 14.7; 15.4; 16.5,7; indignação (Is 26.20,21); provação (Ap 3.10); problemas (Jr 30.7; Sf 1.14,15; Dn 12.1); destruição (Jl 1.15; 1Ts 5.3); transtorno (Is 24.1-4, 19-21). Em nenhuma passagem encontramos alívio para a severidade desse tempo que virá sobre a terra.


  • O PROPÓSITO DA TRIBULAÇÃO -
  1.  O primeiro grande propósito da tribulação é preparar a nação de Israel para o Messias. A profecia de Jeremias (30.7) esclarece que essa hora, que estápor vir, refere-se particularmente a Israel, pois ela é "a hora da angústia de Jacó". Stanton mostra ocaráter Judeu desse período dizendo:
A tribulação é principalmente judia. O fato é demonstrado por trechos do Antigo Testamento (Dn 4.30; Jr 30.7; Ez 20.37), pelo sermão profético de Cristo (Mt 24.9-26) e pelo próprio livro do Apocalipse (Ap 7.4-8; 12.1,2,17). Ela diz respeito ao "povo de Daniel", à vinda do "falso messias", à pregação das "boas novas do reino", etc. Todos esses sinais falam de Israel e provam que a tribulação é em grande parte a hora em que Deus lida com seu povo antigo antes da entrada dele no reino prometido. As muitas profecias do Antigo Testamento a ser cumpridas a favor de Israel mostram um tempo futuro em que Deus lidará com essa nação. O propósito de Deus para Israel na tribulação é promover a conversão de uma multidão de judeus que entrarão nas bênçãos do reino e experimentarão o cumprimento de todas as alianças de Israel, as boas novas de que o Rei está prestes a retornar serão pregadas para Israel possa voltar-se para o seu libertador. Assim como João Batista pregou para a primeira vinda, também Elias pregará para preparar Israel para o segundo advento. O propósito de Deus também é povoar o Milênio com grande multião de gentios convertidos, que serão redimidos pela pregação do remanescente fiel.
  • O Segundo propósito da tribulação é derramar juízo sobre os homens e nações descrentes. Apocalípse 3.10 declara: "Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre todo o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.
  • O Terceiro propósito é permitir que um mundo que rejeita a Cristo possa experimentar pessoalmente a tristeza e o sofrimento criados pelo império maligno administrado por Satanás, o Anticristo e o Falso profeta.
  • O Quarto propósito da tribulação a ira de Deus sobre todos os que rejeitaram o evangelho.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que o mal passa de nação para nação,e grande tormenta se levanta dos confins da terra. Os que o Senhor entregar à morte naquele dia se estenderão de uma a outra extremidade da terra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; serão como esterco sobre a face da terra (Jr 25.32,33).
Com base nesta passagem vemos Deus julgando as nações da terra por causa de sua infidelidade. As nações da terra foram enganadas por um falso ensinamento do sistema religioso prostituído e têm partilhado do "vinho da fúria da sua prostituição". Esse julgamento recai sobre os reis da terra, os grandes,os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre.... todos que blasfemaram o nome de Deus nem se arrependeram para lhe darem glória.


II - A PESSOA E O MINISTÉRIO DA BESTA, O CABEÇA DO IMPÉRIO

As escrituras falam muito sobre o indivíduo que aparecerá no fim dos tempos como cabeça dos poderes gentílicos na Federação de dez reinos. Sua pessoa e seu trabalho são apresentadas em Ez 28.1-10; Dn 7.7,8,20-26; 2Ts  2.3-10. Uma síntese de verdades nessas passagens revelará os seguintes fatos relativos às suas atividades:
  1. Ele entrará em cena nos "últimos dias" da história de israel (Dn 8.23);
  2. Ele não aparecerá até o dia do Senhor ter começado (2Ts 2.2);
  3. Sua manifestação está sendo impedida pelo detentor (2Ts 2.6,7);
  4. Esse aparececimento será precedido por um afastamento, que pode ser interpretado como um afastamento da fé ou um afastamento dos santos para a presença do Senhor (2Ts 2.1);
  5. Ele é um gentio. Já que ele surge do mar Ap 13.1, e já que o mar retrata as nações gentias Ap 17.15, ele deve ter origem gentílica;
  6. Ele surge do Imperio Romano, já que é um governador dopovo que destruiu Jerusalém Dn 9.26;
  7. Ele governa sobre as nações confederadas com autoridade absoluta (Dn 11.36), e é visto fazendo sua própria vontade. Essa autoridade é manifestada por meio da mudança de leis e costumes (Dn 7.25;
  8. Seu interesse principal está na força e no poder Dn 11.38;
  9. Ele é recebido como Deus e como governate por causa da cegueira do povo 2Ts 2.11;
  10. Esse governante torna-se o grande adversário de Israel Dn 7.21,25; Ap 13.7;
  11. Embora ele se mantenha no poder por sete anos (Dn 9.27), sua atividade satânica estálimitada à última metade do período da tribulação Dn 9.27; 11.36.
Muitos nomes e títulos são dados a esse indíviduo nas escrituras. Artur W. Pink dá uma lista de nomes que se aplicam a ele:
  • O sanguinário e fraudulento Sl 5.6;
  • O perverso Sl 10.2-4;
  • O homem da terra Sl 10.18;
  • O líder de muitas nações Sl 52.1;
  • A estaca Is 14.4;
  • O profano e perverso príncipe de Israel Ez 21.25-27;
  •  O homem vil Dn 11.21;
  •  O homem da iniquidade 2Ts 2.3;
  • O pastor inútil Zc 11.16,17;
  • O filho da perdição 2Ts 2.3;
  • O anticristo 1Jo 2.22;
A BESTA SERÁ UM INDIVÍDUO RESSURRETO?

Com base em Ap 13.3 e 17.8, muitos expositores acreditam que a besta que governará terá muitos seguidores porque sofreu a morte e ressuscitou pelas mãos de Satanás. Alguns acreditam que a besta será a reencarnação de Nero . Outros acreditam que será de Judas restaurado à vida. Surge a questão então se esse indivíduo ressurreto em quem é imitado o milagre da morte e da ressurreição de Cristo. Embora se mencione que ele provém da atividade satânica, tem uma parece melhor não interpretar isso como morte e ressurreição por várias razões: E, Ap 13.3 e 17.8 a besta é descrita como o reino composto. A referência à cura parece ser o reaparecimento no reino gentílico, de um poder que estava morto havia muito tempo. Satanás é chamado o "Anjo doabismo" em Ap 9.11, de modo que Ap 17.8 não ensina que o cabeça do império saiu do abismo. As escrituras revelam que os homens são levantados do túmulo pela voz do Filho de Deus.

A DESTRUIÇÃO DA BESTA

É estranho que quase todas as passagens que mencionam as atividades da besta também incluam umaadvertência quanto à sua destruição final. Isso deve ocupar grande plano de Deus, seu fim é visto em Ez 21.25-27; 8.25; Ap 17.11; 19.20. Embora examinemos posteriormente os acontecimentos que levam à sua destruição, devemos observar aqui que Deus destruirá violentamente essa obra-prima satânica de ilusão e de imitação no reino gentílico. 
Pink escreve:

As escrituras registram solenemente o fim de várias personagens e más. Alguns são destruídos pelas águas; alguns, devorados pelas chamas; alguns engolidos pelas mantíbulas da terra; alguns atingidos por uma doença fatal; algumas massacradas com grtande desonra; alguns enforcados; alguns comidos por cães. Mas nenhum habitantepecador da terra, com distinção do homem da iniquidade, foi reservado o terrível distinção de ser consumido pelo resplendor da aparição pessoal do próprio Jesus Cristo. Talserá sua destruição inédita, um fim que atingirá o climax graças à sua origem desprezível, sua carreira brilhante e sua iniquidade incomparável.

A PESSOA E O MINISTÉRIO DO FALSO PROFETA, O LÍDER RELIGIOSO
Associado diretamente à besta, o cabeça do império federado, há outro indivíduo conhecido como o falso profeta em que é dada sua descrição completa. Essa passagem das escrituras mostra alguns importantes fatores relacionados que devem ser observados:
  • Esse indivíduo é evidentemente um judeu, já que surge da terra, ou da terra seca, que é a Palestina Ap 13.11;
  • É influente nos negócios religiosos;
  • É motivado pos satanás como é a primeira besta;
  • Promove adoração da primeira besta e convence a terra a adorar a primeira besta como se fosse Deus;
  • Seu ministério é autênticado pelos sinais e milagres que ele faz, evidentemente provando que ele é o elias que estava por vir.
podemos observar que ao comparar a segunda besta à primeira, o Apocalipse apresenta como serva da primeira. Ela é chamada de "falso profeta", que ministra juntamente coma primeira besta como seu profeta ou porta-voz. Somos apresentados, então a trindade satânica, demoníaca, ou a trindade do inferno. O dragão, a besta e o falso profeta. O lugar de Deus é ocupado por Satanás, o lugar de Cristo é ocupado pela primeira besta, o ministério do Espírito Santo é desempenhado pelo falso profeta.

A RELAÇÃO ENTRE O ANTICRISTO E AS DUAS BESTAS

A palavra anticristo aparece somente nas Epístolas de João. Um estudo dessas referências reveladas por João está preocupando principalmente comerro imediato de doutrina - a negação da pessoa de Cristo. a ênfase não está na revelação futura de um indivíduo, mas sim na manifestação presente da falsa doutrina. Para joão o anticristo já estava presente.
O prefixo "anticristo" poder se usado tanto no sentido de "em vez de" quanto no sentido de "contra". Adrich observa corretamente:

A solução do problema da identificação do anticristo parece depender do esclarecimento da questão de ser ele fundamentalmente o grande inimigo de Cristo ou o falso cristo.

Parece que João tem em mente a idéia de oposição, em vez da idéia de substituição. Essa idéia de oposição direta a Cristo parece ser a caracterização específica da primeira besta, pois ela coloca seu reino contra o reino do Filho de Deus. Se o anticristo deve ser identificado com alguma das duas bestas, é com a primeira. No entanto, talvez João não esteja fazendo referência a nenhuma das duas bestas, mas sim ao sistema  ilícito que as caracterizará. Já que ele está realçando o perigo de um abandono  doutrinário atual, ele os lembra de que tal é o ensinamento da filosofia do anticristo de satanás, que Paulo acreditava já estar em ação.
Sem dúvida essa filosofia do anticristo gerada por satanás, mencionada por João, culminará nas bestas e em seus ministérios conjuntos, quando a primeira besta estará e,opsoção direta a Cristo como alguém que cumpre falsamente a aliaça de dar a Israel sua terra,e a segunda besta assumirá o lugar de liderança no meio religioso que pertence por direito a Cristo.

OS JUÍZOS DA TRIBULAÇÃO

OS SELOS

Os selos de apocalipse 6 começam com aquele período chamado de grande tribulaçao.A abertura do primeiro selo introduz o Anticristo, que vem para enganar Israel a aceitar paz sem guerra. Mas os selos se seguem revelam que a guerra, a fome, a praga de fato devastarão a terra. A desordem natural e cósmica seguirá essas calamidades: a terra tremerá; o sol se escurecerá; a lua ficará como sangue e as estrelas ciarão do céu.
Existem uma corcondância geral entre os comentaristas sobre a interpretação dos selos:

  1. O Primeiro, representa as tentativas dos homens de estabelecer paz na terra;
  2. O Segundo, representa a eliminação da paz da terra e das guerras que a inundam;
  3. O terceiro, representa a fome resultante da guerra e da devastação;
  4. O Quarto, representa a morte que segue no rastro o fracasso humano de estabelecer a paz;
  5. A Quinta, revela a morte dos santos de Deus por causa da sua fé, bem como o seu apelo por vingança;
  6. O Sexto, fala das grandes convulsões que abalarão a terra. Isso pode significar a condição em que toda a autoridade e o poder perde seu controle sobre o homem e reina a anarquia.

AS TROMBETAS

O sétimo selo inicia os julgamentos das sete trombetas 8.7 - 9.21, sendo que esses julgamentos são uma lembrança das dez pragas do Egito. As quatros primeiras afetam o mundo natural; as três últimas afetam as pessoas não redimidas da terra. Todos, exceto os 144.000 restantes de Israel, estarão sujeitos às pragas dos julgamentos da trombeta. O horror anunciado pelas seis primeiras trombetas está além da nossa compreensão, mas a sétima trombeta anuncia a glória de Cristo, que há de vir.

  1. Primeira trombeta, Saraiva, fogo, sangue, 1/3 da vegetação da terra é destruída;
  2. Segunda trombeta, montanha ardendo, 1/3 do mar vira sangue;
  3. Terceira trombeta, estrelas caindo do céu, 1/3 dos rios é contaminado;
  4. Quarta trombeta, corpos celestes não brilham, 1/3 da luz se perde;
  5. Quinta trombeta, Primeiro tormento, praga dos terríveis gafanhotos;
  6. Sexta trombeta, Segundo tormento, 1/3 da humanidade morre;

Taças

Os julgamentos da taça sãosemelhantes aos julgamentos das trombetas. Mas, enquanto que os julgamentos das trombetas tem efeito parcial, os julgamentos da taça derramados na terra são extremos, a ponto de serem completos e finais. A sétima e última taça anuncia a grande batalha do Armagedom e descreve a ruína final do Anticristo.

  1. Primeira taça, Úlceras malignas, aqueles que tem a marca da besta são atacados;
  2. Segunda taça, Mares viram sangue, todas as criaturas marinhas morrem;
  3. Terceira taça, Rios viram sangue, Aqueles que mataram os mártires devem beber sangue;
  4. Quarta taça, Sol fica escaldante, Aqueles que são queimados pelo sol blasfemam de Deus;
  5. Quinta taça, trevas grande dor sobre os que seguem a besta;
  6. Sexta taça, Rio Eufrates seca, As nações ímpias da terra juntas no Armagedom;
  7.  Sétima taça, Trovão, relâmpago, terremoto, A terrível ira de Deus sobre a Babilônia.

AUTOR: Presbítero  José Egberto S. Junio, membro da igreja Ass. de Deus,Min. Belém setor 13.
PAstor Setorial - Pr. Davi Fonseca
Pastor na congregação - Ev. Antônio .
End. da igreja - Rua formosa, 534 - Bairro Boa vista, Cidade Suzano SP.

BIBLIOGRAFIA

Bíblia de estudo das profecias, Atos
Flávio dos Santos, Escatologia IBAD
J. Dwight Pentecost, Manual de Escatologia, VIDA
Elinaldo Renovato, o final de todas as coisas, CPAD
apazdosenhor.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!