Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

LIÇÃO 09 - BÊNÇÃO E MALDIÇÃO NA FAMÍLIA DE NOÉ

TEXTO ÁUREO
"Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé e habite nas tendas de Sem; seja-lhe Canaã por servo"(Gn 9.26,27)

VERDADE PRÁTICA
Por causa de sua ireverência e falta de respeito, Cam veio a perder boa parte de sua herança.


LEITURA BÍBLICA: GÊNESIS 9.20-29

I - NO PRINCÍPIO, ERA A AGRICULTURA

Sem a agricultura, a civilização seria impossível. É o que nos ensina a história. Os povos que hoje nos encantam com seu progresso e desenvolvimento são os que mais se entregaram ao amanho da terra. Os Europeus, Norte-Americanos e Japoneses são exemplos clássicos, o cultivo do solo exigiu-lhes o domínio da meteorologia, da química, da metalurgia e de outras ciências fronteiriças. Quem lida com a plantação há de necessitar de enxadas, adubos e previsões do tempo.
1. Noé, o agricultor - Já fora da arca  nas mediações de Sinear, passou Noé a trabalhar a terra, pois não desconhecia os benefícios da agricultura. Assim o autor sagrado descreve a fadiga do Patriarca: "sendo Noé lavrador, plantou uma vinha". O verbo hebraico NATAH não significa apenas plantar; seu significado tem sérias implicações civilizatórias: estabelecer, edificar e construir.
Em sua essência, plantar é fazer cultura.Ciente da importância da agricultura, eis que Noé põe-se a trabalhar a terra, e dessa forma, semeia uma nova civilização que, dentro de pouco, não terá apenas recuperado o que se havia perdido, mas se haverá surpreendentemente. Haja vista o que dirá o próprio Senhor quando da soberba de Babel.
2. A vinha de Noé - Pelo que depreendo das palavras de Jesus, a uva já era bastante cultivada no período pré-diluviano, pois os discipulos de Lameque entregavam-se à comida e a bebida. Vinhas e adegas eram mui encontradas naquele tempo, ninguém desconhecia o poder inebriante do fruto da vide. 
3. Vinho - Na literatura rabínica nata-se que uma parte do vinho era diluída em duas partes de água. Na páscoa, o vinho era diluído na proporção de uma parte para três de água. Qualquer uma destas diluições se chama YAYIN. Se a mistura é feita em partes iguais,a mistura resultante é denominada " vinho forte". De acordo com documentos, beber vinho não diluído era costume "BÁRBARO".
O velho testamento reconhece algo que ra bastante comum em todo Oriente próximo: o vinho desempenhava papel importante em vários tipos de festividades, como casamentos, reuniões, banquete em vários tipos de cerimônias religiosas, contudo, o velho testamento sempre aponta os perigos da falta de moderação.

III - A EMBRIAGUEZ DE NOÉ
O último parágrafo deste capítulo apresenta-nos um espetáculo humilhante. O senhor da criação falhou em se governar a si próprio. E começou Noé ser lavrador da terra e plantou uma vinha. E bebeu do vinho e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. Que estado para Noé,o único homem justo, o pregador da justiça! Ah! o que é o homem? Vejamos onde for e veremos só fracasso. no Éden, falhou; na terra restaurada, falhou; em Canaã, falhou; na igreja ele falha. O homem falha em toda a parte, e em todas as coisas, nada há de bom nele, quer as suas vantagens sejam grandes,os seus privilégios vastos, a sua posição agradável, ele só pode mostrar falha e pecado.
Devemos pensar em Noé sob dois aspectos, a saber, como uma figura,e um homem e enquanto o símbolo é cheio de beleza e significado, o homem é cheio de pecado e loucura. Todavia, a graça divina tinha coberto todos os seus pecados, e vestido a sua pessoa com um manto imaculado de justiça, apesar de Noé ter mostrado a sua nudez, Deus não a viu, porque não olhava para ele na fraqueza da sua própria condição, mas no pleno poder da justiça divina. Por isso podemos ver quão perdido se encontrava Totalmente alienado de Deus e dos seus pensamentos. CAM, na carreira que adotou, evidentemente não conheceu nada da bem-aventurança do homem cuja iniquidade é perdoada e cujos pecados são cobertos, pelo contrário, SEM e JAFÉ, nos mostram com o seu procedimento, um exemplo perfeito do método divino de tratar com a nudez humana; pelo que herdam uma bênção enquanto que CAM herda uma maldição.
1. A nudez de Noé - Dando-se ao vinho, Noé embriaga-se. Perde a noção do certo e do errado, ignora os limites da ética e do decoro mínimo,ali estava um dos três homens mais piedosos da história sagrada exposto diante da esposa, filhos, noras e netos.
Dos três varões mais piedosos da história sagrada, observamos três diferentes posturas: duas louváveis e uma condenável. Jó era abstêmio, e Daniel, moderado. Quanto a Noé, deixou-se dominar pela imoderação, trazendo escândalo ao lar.

IV - A IRREVERÊNCIA DE CAIM

Cam, o filho mais novo de Noé, representou à nova civilização o que Caim, o filho mais velho de Adão representara à antiga. De sua pouquíssima história, podemos extrair muita conclusão, embora salvo do Dilúvio, não conseguira livrar-se dos pecados que ocasionaram a grande inundação, na primeira oportunidade, sua loucura e irreverência vieram à tona, revelando, de fato quem ele era.
1. O desamor - Quem ama não é indecente. Mas discreto e gentil. Se assim devemos portar-se em relação aos estranhos, o que não faremos concernente aos nossos pais? O filho mais novo de Noé não se importava com tais questões. Este estava sempre disposto a caçoar e irreverenciar a todos, inclusive o próprio pai. Cam era desamoroso e insolente, ele caricaturava tudo o que via.
2. A irreverência - No meio pentecostal, a irreverência não é vista como pecado. Brincamos com dons espirituais, imitamos línguas estranhas. Ao que parece, o único pecado que leva para o inferno é o que diz respeito à castidade. Desde que não se adultere, nem se prostitua, que o deboche seja liberado. A palavra de Deus, porém coloca a irreverência no mesmo patamar dos pecados grandes e temíveis. Afirma o apóstolo paulo que a lei foi promulgada inclusive para castigar os irreverentes (ITM 1.9). Por conseguinte o pecado de Cam não era uma simples brincadeira. Levando-se conta que Noé representava a Deus naquele momento, a irreverência camita avultava-se como gravissima blasfêmia. Por muito menos, o profeta eiseu amaldiçoou uns garotos (2RS 2.23).
3. A sedição de Canaã - O que era irreverência em Cam, fez-se apostasia e sedição ( sedição: significa rebelião, indisciplina e insubordinação) em Canaã. Não faltou muito para que a segunda civilização, ainda no nascedouro, viesse a se corromper.

V - O DESTINO DOS CAMITAS

1. Os camitas da África - Segundo a genealogia de Gênesis 10, estes são os filhos de Cam: CUXE, MIZRAIM, PUTE E CANAÃ. Os três primeiros, já em solo africano, dão origem a poderosos reinos e impérios. De CUXE, veio a Etiópia, cujo poderio militar amedrontava povos e nações. Vamos ver no Novo testamento, na figura daquele oficial de Candace, raínha dos etíopes. MIZRAIM, foi o pai dos Egipcios, que na história sagrada,detinha a hegemonia ( significa domínio, supremacia e poder) na região do Oriente Médio. PUTE, é o patriarca que deu origem à líbia, que nos tempos bíblicos, era uma potência não desprezível. CANAÃ, o caçula seguiu o caminho do pai.e hoje já não há indicios de sua civilização, a não ser as informações da bíblia sagrada.
2. Os camitas da África e os Hebreus - Foi numa nação camita que os filhos de Israel abrigaram-se até que tivessem condições de assumir o controle das terras que o Senhor prometera a Abraão. No Egito, os hebreus peregrinaram por 430 anos. O interessante é que Israel abrigou-se entre um povo camita até que tivesse condições de apossar-se do território de outro camita que segundo a promessa divina, cabia-lhe com herança. MAS QUAL A DIFERENÇA ENTRE EGITO E CANAÃ? Os cananeus, devido à sua deplorável idolatria, jamais produziram moralistas ou reformadores sociais, aos passo que entre os Egípcios,os sábios eram comuns, conforme observamos em Reis que: a sabedoria de Salomão era maior do que a de todos do Oriente e do toda a sabedoria do Egito.

Autor: Diácono e Professor da Ebd, na igreja evangélica Assembléia de Deus, Min. Belém setor 13 em Suzano São Paulo, Pastor setorial é o Pr. Paulo Silva, e o Pastor na congregação do Boa Vista II é o PB Lucas Mello.
Endereço da igreja onde congrego é: Rua formosa, 534 Bairro Boa vista, Cidade Suzano, São Paulo.

BIBLIOGRAFIA
Bíblia de estudo Explicada, MCnair editora cpad
Dicionário on-line informal
Andrade, Claudionor de, O começo de todas as coisas, Estudos sobre o livro de Gênesis
C.H.Mackntosh, estudos sobre o livro de Gênesis
Michael A.Eaton; G.Lloyd Carr, Eclesistes e Cantares - Introdução e comentário



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!