Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

sexta-feira, 12 de abril de 2024

LIÇÃO 03 - O CÉU - O DESTINO DO CRISTÃO.

 

Pb. Junio - Congregação Boa Vista II




                    TEXTO ÁUREO  

"Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." (Fp 3.20)


                    VERDADE PRÁTICA 

O  crente deve viver a vida cristã com a mente voltada para o céu como sua legítima esperança.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Fp 3. 13, 14, 20, 21; Ap 21. 1-4



                            INTRODUÇÃO 

Atualmente parece que as pessoas estão cada vez mais receosas em afirmar que o Céu é um lugar. Isso porque a existência do Céu não pode ser provada através de ensaios científicos ou medida através de experiências físicas. As informações sobre o Céu estão testemunhadas exclusivamente nas Escrituras; e sua existência como um lugar real só pode ser aceita pela fé.       Então para aqueles que creem na autoridade e inspiração da Bíblia, não há qualquer dúvida de que o Céu é um lugar real. Antes da crucificação Jesus avisou aos Seus discípulos que Ele estava indo para a casa do Pai (João 14:2,3). A sequência da narrativa bíblica informa muito claramente que pouco depois de sua ressurreição, Jesus ascendeu ao Céu com um corpo ressurreto (Atos 1:9-11).     No testemunho de Estêvão antes de morrer apedrejado pela causa do Evangelho de Cristo, ele declarou que estava vendo o céu aberto e o Filho do Homem de pé à direita de Deus (Atos 7:55,56). O apóstolo Pedro também ensina que Jesus subiu ao Céu e agora está à direita de Deus (1 Pedro 3:22).

Uma das perguntas bíblicas mais difíceis de serem respondidas é aquela que procura saber como é o Céu. No momento nossa capacidade intelectual é muito limitada para se quer esboçar algo nesse sentido. O apóstolo Paulo foi alguém que teve o privilégio de visitar o Céu. Ele escreve que foi levado ao terceiro céu, mas não teve permissão de contar o que ele presenciou ali. Ele se limita a dizer que ouviu palavras inefáveis que ao homem não é permitido pronunciar.      O apóstolo João foi outro que contemplou o Céu e registrou tudo no livro do Apocalipse usando predominantemente a linguagem simbólica, já que nossa linguagem limitada é incapaz de descrevê-lo. Mas apesar de a Bíblia não fornecer detalhes específicos de como é o Céu, ela deixa claro que o Céu é maravilhoso porque nele se manifesta a glória de Deus de uma forma inimaginável.



                I.  CÉU - O ALVO DE TODO CRISTÃO 

1.   Definindo céu   -  Para o crente não correr o risco de ter qualquer assimetria quanto ao ensino sobre o Céu, deve procurar crer no que a Bíblia diz; caso contrário, poderá matizar diversas combinações erradas. São abundantes as concepções e descrições que as pessoas dizem ter sobre os Céus, falando em visão e revelações que tiveram, apresentando concepções totalmente humanas e alinhadas à glória desta vida. Evitemos todas essas coisas e vivamos a esperança do Céu no que está preconizado na Bíblia. Cremos que um crente salvo pode ter o gozo e o prazer de sonhar com o arrebatamento, com os Céus, porém, em momento algum, Deus lhe dará visões ou revelações para que se torne um protagonista ou o único para revelar novas coisas, posto que isso já está na Palavra. O apóstolo Paulo foi arrebatado até o terceiro Céu, mas nunca buscou descrever em linguagem humana a realidade do Céu; apenas disse que ouviu palavras inefáveis que ao homem não é lícito falar (2 Co 12.4). Paulo foi o maior evangelista do mundo, pregou por todas as partes (Rm 15.19), mas deixou claro que foi escolhido para libertar as pessoas das trevas pela mensagem do evangelho de Cristo (At 26.18), no entanto, quanto às coisas que viu no Céu, não as relatou. Melhor que ficar tentando sonhar sobre o Céu ou descrevê-lo, é apegar-se à promessa e viver em santidade para poder entrar lá.  Na teologia judaica, havia uma pluralidade de Céus, em um total de sete, destacando Deus como o Deus dos Céus (Jn 1.9).  Aqueles que têm mente e coração voltados para este mundo irão sufocar a mensagem da cruz e a esperança do Céu (Mt 13.22). Pastores, professores, ensinemos a Bíblia no que diz respeito ao Céu, levando mais e mais cada cristão a pensar no tema, pois, se assim for, haverá um motivo maior para não limitarmos nossa vida apenas a esta. Como bem falou Paulo, “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Co 15.19).


2.  O céu conforme o ensino de Paulo   -  Muito provavelmente a expressão “terceiro céu” foi usada por Paulo para garantir que seus leitores realmente entendessem o que ele estava dizendo. Então ao falar em “terceiro céu” ele estava estabelecendo uma clara diferença entre esse lugar para onde ele foi arrebatado e os níveis inferiores do céu.    Embora o texto não especifique, havia uma enumeração comum que dividia o céu em três níveis. O primeiro céu seria a atmosfera terrestre. É o céu onde estão as nuvens e onde os pássaros voam. O segundo céu seria o firmamento, o espaço. É no segundo céu que estão as estrelas e os corpos celestiais.     Ele diz conhecer um homem que havia sido arrebatado ao terceiro céu há quatorze anos da data em que estava escrevendo. No terceiro céu esse homem ouviu palavras inefáveis, coisas impronunciáveis que ao homem não é permitido falar.    Um indício do que o apóstolo teria visto pode ser entendido pela forma com que ele aplica a expressão “terceiro céu” como sinônimo de “paraíso”. Isso significa que Paulo foi levado ao lugar onde Deus habita; o lugar onde Ele se assenta em seu trono e governa todo o universo e dirige a História. Paulo não explica como é o terceiro céu, mas ele diz que ali é o paraíso.    Em outras palavras, se os falsos apóstolos diziam ter experiências sobrenaturais para contar, Paulo podia dizer que esteve na presença do próprio Deus. Ele foi ao lugar mais elevado que alguém poderia ir. Ainda assim ele preferia muito mais falar sobre seus sofrimentos por amor a Cristo.


3.   O alvo do cristão   -  O cristão tem como meta as coisas que são de cima ( Cl 3.1,2), não se amoldando mais com este mundo pecaminoso (Rm 12.2), Era assim que Paulo procedia, sua meta, depois que Cristo o encontrou, era o Céu de glória (Fp.3.14). Na definição de alvo, que se trata de um substantivo masculino (skopos, “escopo”), observador, guarda, sentinela, sinal distante para o qual se olha, alvo ou fim que alguém tem em vista.   Pedro diz que nós somos gerados para uma viva esperança (1 Pe 1.3; 2 Co 1.3; Ef 1.3; Jo 3.3; 1 Pe 3.21). O cristão não força o desejo para ir ao Céu, não faz algo na Igreja só porque quer ir para o Céu, e não para o Inferno. Na verdade, o desejo do Céu é consequência da nova natureza que recebeu pelo novo nascimento.  Vale dizer que, com essa nova natureza e com os olhos voltados para o Céu, os dissabores, os revezes desta vida, as perdas, lutas e problemas, jamais poderão sucumbir tamanho anelo, posto que a promessa do Céu, morada de Deus, como nossa nova residência, nos leva a superar tudo. Assim, um cristão que vive sua vida influenciada pelo desejo do Céu nesta terra prossegue incólume (sem lesão ou ferimento; livre de dano ou perigo; são e salvo; intato, ileso.), não temendo a nada, pois é consciente de que sua pátria definitiva está nos Céus (Fp 3.20).

Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube







                II.   A DESCRIÇÃO DO CÉU SEGUNDO O LIVRO DO APOCALIPSE 

1.  O novo céu e a nova terra    -   Biblicamente, o que se pode compreender pela expressão “novos Céus e nova terra” é que, escatologicamente falando, haverá uma transformação completa da criação atual por meio do poder de Deus, dando surgimento a uma nova ordem celestial e também terrenal, ao que podemos denominar de estado perfeito. Pelo seu grande poder, o Deus eterno criará novos Céus e nova terra, o que quer dizer que todo esse sistema atual será banido, dando surgimento a uma terra e Céu renovados, sem a presença do pecado, do mal, da morte, de todo tipo de sofrimento. Na verdade, o que podemos dizer sobre a expressão bíblica “novos Céus e nova terra” é que a ação divina que trará a transformação plena e total mostra que, no final de tudo, a vitória de Deus será completa em todos os aspectos. Isso se notará pela criação de tudo outra vez pelo seu grande poder, o que evidenciará a vitória dEle sobre todos os poderes e forças do mal, incluindo o pecado e Satanás.    O cristão deve ser consciente de que o novo Céu e nova terra são uma promessa bíblica, não se trata de utopia, não é algo simbólico apenas para expressar um tipo de esperança e vida eterna com Deus, mas será, na verdade, o surgimento de uma nova ordem, um estado futuro literal, pois é isso que gera ainda mais no nosso coração a esperança da vida futura e o desejo de continuarmos firmes, constantes e abundantes no trabalho do Senhor até que tudo isso se concretize (1 Co 15.58).


2.   A linda cidade como nossa nova morada    -   No livro do Apocalipse se faz menção à Nova Jerusalém, e o interessante é que ela desce do Céu, é vista como uma cidade santa, a qual é descrita como a habitação do povo de Deus. Essa cidade representa perfeição e expressa a presença de Deus no meio do seu povo.   Portanto, biblicamente, a Nova Jerusalém tem sua estupenda glória escatológica. Ela é descrita por sua beleza, que brilha como a luz por causa da glória de Deus. Não existe nada neste mundo que possa expressar a glória dessa nova cidade. Ao se fazer menção de suas doze portas com seus muros, é um representativo das doze tribos de Israel, mas no seu simbolismo quer falar sobre a inclusão de todas as pessoas. As fundações estão adornadas com pedras preciosas escritas com os nomes dos doze apóstolos de Jesus. Nessa nova cidade não há templo físico, pois toda ela é, na verdade, a morada de Deus. Para representar a vida eterna e a comunhão com Deus, essa nova cidade possui o rio da água da vida, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. Amados, como é maravilhoso atentar para esse assunto, que deve gerar gozo no coração do salvo em Cristo, porque a nossa nova morada celestial, a Nova Jerusalém, é uma promessa bíblica, deixando claro que haverá um novo tempo, uma nova ordem, na qual os salvos desfrutarão de uma comunhão perfeita e para sempre com Deus. Essa promessa gera cada vez mais esperança em nossos corações. Portanto, vivamos em santidade e obediência para entrarmos nessa cidade santa pelas portas.

Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube







                    III.   CÉU: O FIM DA JORNADA CRISTÃ

1.  Estaremos onde Deus está    -    A jornada cristã pode findar de duas maneiras: primeiramente, com a morte de um crente salvo, à qual ainda está sujeito, porém, ela não é o fim, mas o início de uma nova vida eternal com o Pai. Por isso que são bem-aventurados os que morrem no Senhor (Ap 14.13). Jesus Cristo garantiu a vida eterna aos seus servos (Jo 11.15-16). Acrescenta-se a isso que o mortal se revestirá da imortalidade, como falou Paulo (1 Co 15.51-55). A outra maneira de a jornada cristã neste mundo findar é com o arrebatamento, que poderá acontecer a qualquer momento (1 Co 15.52; 1 Ts 4.17).     O cristão que vive a esperança da vinda de Cristo é consciente, pelas Escrituras, de que brevemente estará onde Cristo vai estar, o que gera um profundo contentamento, gozo na alma e o desejo de viver ainda mais em santidade, pois não somente apenas o veremos, mas seremos semelhantes a Ele. Viveremos onde Cristo vive desfrutando do seu amor, de sua glória, poder e santidade. Vivemos nossa jornada neste mundo com o coração no Céu, pois lá é que está o nosso tesouro (Lc 12.34).


2.   As lágrimas cessarão    -    O Céu é o fim da nossa jornada pelo fato de que, ao chegarmos lá, será definitivamente completa a nossa salvação e redenção, não precisaremos mais nos esforçar para vencer ou fugir do pecado; doravante viveremos em um estado de perfeição plena, sendo como Jesus é. Ao chegar ao Céu, toda a expectativa das promessas vividas neste mundo se cumprirá, viveremos agora a real promessa. Por fim, ainda podemos dizer que o Céu é o fim da jornada do crente salvo porque se juntará com seus entes queridos: aqueles que partiram desta vida antes de nós, os veremos em corpos gloriosos.  Ao falarmos de lágrimas, elas podem expressar duas coisas: tristezas e alegrias. Porém, quando João diz que Deus enxugará de nossos olhos toda lágrima (Ap 21.4), na verdade, está se referindo às lágrimas que foram geradas por causa das tristezas humanas, resultado de grandes misérias, tragédias e males. Como vivemos em uma nova ordem, um novo sistema, não haverá mais razões para lágrimas, visto que tudo já ficou para trás. Algo que tem gerado lágrimas em muitos olhos, inclusive dos salvos, é a morte de um membro da família, de um amigo ou parente, porém, tais lágrimas deixarão de existir porque perante Deus a morte já foi destruída (Ap 20.14). Tudo que fazia parte da velha ordem, do antigo sistema, dor, luto, pranto, tudo já é passado. Ainda que enfrentemos lutas e batalhas nesta vida, a promessa de que tudo vai mudar para melhor é revigorante e um conforto para nossa alma, razão pela qual Paulo diz que as tribulações do tempo presente não podem ser comparadas com a glória que será revelada (Rm 8.18). 


3.    O Céu como repouso eterno   -   A vida no Céu será marcada pela união e comunhão de todos os santos, tantos os que foram antes de nós como os que foram transformados juntos. Não haverá contenda, mentiras, divisão e separação, pois tudo isso fazia parte da velha ordem e da velha natureza. Ademais, como o Céu é um lugar de santidade, nele só entrarão os santos, não teremos vizinhos de vidas comprometidas com o pecado (Ap 21.8,27; 22.15), razão por que não viveremos mais as injustiças e as maldades que eram cometidas pelos que viviam na prática do pecado.  

O corpo glorificado é sem limitações físicas, não está mais sujeito às doenças e fraquezas. A glória futura do nosso corpo acontecerá conforme ensinou Paulo em 1 Coríntios 15.35-54. Na eternidade, nosso corpo será imortal e, não importa a forma, o jeito, a maneira como o crente morreu, pelo poder maravilhoso de Cristo Jesus, os restos mortais serão ressuscitados. A grande promessa da Palavra é que brevemente os mortos em Cristo serão ressuscitados, os vivos transformados e juntos estaremos para sempre com o Senhor no Céu de glória (1 Ts 4.17). Nós vivemos firmados nessa promessa gloriosa (1 Co 15.12-19). Na eternidade com Deus, o cristão receberá o descanso (Ap 14.13); já o ímpio, na eternidade jamais o terá (Ap 14.11). Isso mostra a diferença do destino do salvo e do perdido. Ao falarmos que o Céu é o nosso lugar de descanso, não estamos dizendo que no Céu não haverá atividade, nada disso, mas como teremos um corpo glorificado, ele não estará mais sujeito ao cansaço da vida física, não terá qualquer necessidade. Vivendo no Céu de glória, o cristão estará no seu estado completo, absoluto, com satisfação plena. 







Ajude esta obra...
Código do PIX
Banco Mercantil do Brasil
Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube





AUTOR: PB. José Egberto S. Junio, formato em teologia pelo IBAD, Profº da EBD. Casado com a Mª Lauriane, onde temos um casal de filhos (Wesley e Rafaella). Membro da igreja Ass. De Deus, Min. Belém setor 13, congregação do Boa Vista 2. 

Endereço da igreja Rua Formosa, 534 – Boa Vista - Suzano SP.

Pr. Setorial – Pr. Davi Fonseca

Pr. Local – Ev. Antônio Sousa

INSTAGRAN: @PBJUNIOOFICIAL

FACEBOOK: JOSÉ EGBERTO S. JUNIO

   CANAL YOUTUBE.:    https://www.youtube.com/@pb.junioprofebd7178       Toda semana tem um vídeo da Lição. Deixem seu Like.

 Siga-nos nas redes sociais... Tenha um bom estudo bíblico.

 ** Seja um Patrocinador desta obra: chave do        PIX 11980483304        

Chave do PIX
Banco Mercantil do Brasil





               





         BIBLIOGRAFIA


Bíblia Almeida Século 21

Bíblia de estudo das Profecias

Livro de Apoio, A Carreira que  nos está proposta - Comentarista Pr. Osiel Gomes, Editora CPAD.

https://estiloadoracao.com/como-e-o-ceu/

https://estiloadoracao.com/terceiro-ceu-quantos-ceus-existem/



Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!