Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

sábado, 13 de agosto de 2016

LIÇÃO 08 – A EVANGELIZAÇÃO DOS GRUPOS RELIGIOSOS

 Resultado de imagem para evangelização dos grupos religiosos
Leitura bíblica: Jo 3. 1-16 (explicação)
  1. 6-7 – O que nasce da carne, é carne e sempre será carne e estará sob a ira do Senhor. O que nasce do Espírito é Espírito e é eterno. Você não pode nascer do espírito pelos meios físicos. Por isso que no verso 05, “nascer da água” não significa a água literal, pois batismo significa aplicar uma substancia física (água) em um ser físico. Nascer da água não se refere à água do batismo, pois, na bíblia o batismo fala de morte, não de nascimento (Rm 6.1ss). Ninguém do Antigo testamento seria salvo se o batismo fosse essencial para a salvação, pois não havia batismo sob a lei. Em Hb, nos diz que os santos foram salvos por meio da fé.
  2. 14-17 – Em números 21, diz que as serpentes picavam e matavam os judeus, e a estranha solução do problema aconteceu quando Moisés fez uma serpente de bronze! Olhar para a serpente pela fé trouxe cura, de forma semelhante, Cristo se fez pecado por nós, pois era o pecado que estava nos matando. Somos salvos quando olhamos para Cristo pela fé.

                                   INTODUÇÃO
Embora estejamos num século indiferente a Deus, o ser humano nunca se acercou de tantos ídolos, mitos e divindades. Até mesmo os ateus aferram-se aos seus deuses, pois temem não o porvir, mas o presente. Os que se opõem a Jesus incensam falsos messias e salvadores. Quanto aos irreligiosos, o que diremos? Têm eles as suas religiões, nas quais buscam refugiar-se nas tempestades da vida. Infere-se, de todo esse quadro, que o homem moderno continua a ser o mesmo homo religiosus descoberto pela antropologia nas sociedades tidas como primitivas e atrasadas. O homem por sua vocação jamais deixará de se religioso.

  1. OS MITOS DA RELIGIÃO
Resultado de imagem para os mitos das religiões
  1. Mito um: todas as religiões são boas – Se há tão somente duas religiões, como podemos afirmar que todas as religiões são boas, como já dissemos, ou servimos a Deus, ou prestamos cultos a nós mesmos e a Satanás, mas partamos do princípio de que todas as religiões são boas. Vejamos, por exemplo, o caso do deus Moloque, em sua adoração, os amonitas queimavam sua criancinhas (Lv 18.21; Jr 32.35). Já Baal-Peor onde os midianitas e moabitas adoravam os desregramentos sexuais não tinham limites (Os 9.10). O Islamismo apregoa uma guerra tida como santa. Tal religião não pode ser boa, pois se impõe pelo terror e medo.

  1. Mito dois: há muitas religiões – Do que acima dissemos, concluímos haver apenas duas religiões a divina e a não divina. A primeira é descrita por Tiago como sendo pura e imaculada, pois além de reconhecer a Deus como o Pai dos que recebem Jesus Cristo, traduz-se por obras meritórias e boas como evidências de uma fé verdadeira e santa. Por conseguinte, o apóstolo denota existirem apenas duas religiões: a imaculada épura e a impura e maculada. A primeira é a religião dos patriarcas, dos profetas e dos apóstolos, tendo como fundamento a encarnação, a morte vicária e a ressurreição do Filho de Deus. Quanto à segunda, é a religião que, tendo como alicerce a mentira que Satanás contou primeiro a si mesmo e, depois a nossos pais no Éden, vem desdobrando-se em seitas que, rapidamente, ganham foros de religião. Diante de nossa responsabilidade espiritual, enfatizo, existem apenas duas alternativas: ou adoramos a Deus, que é a religião pura e imaculada; ou adoramos a nós mesmos e ao Diabo, que é a religião impura e maculada pela mentira, pecado e rebelião contra Deus.

  1. COMO EVANGELIZAR OS RELIGIOSOS
Católicos, Cristãos à procura do Cristianismo, na evangelização de um católico, observe os seguintes pontos:
  • Apresente Jesus como o único mediador entre Deus e os homens – Se soubermos como expor-lhe Jesus como o único medianeiro entre o pecador e o Deus amoroso, porém justo, nem precisaremos falar sobre a inutilidade dos ídolos (1Co 8.4). Mostre-lhe que o Filho é o único caminho que nos leva ao Pai. No entanto, se o seu interlocutor argui-lhe a respeito da idolatria, não busque uma resposta socialmente correta; seja verdadeira, no ato da evangelização, a verdade é o diferencial entre a salvação e a perdição da alma.

  • Não fale mal de Maria, mãe de Jesus – Por mais de 400 anos, Maria foi vista pelos cristãos como a bíblia no-la apresenta: serva de Deus e mãe de Jesus Cristo. Fugindo à divinização, ela se confessa necessitada do Salvador, que trazia no ventre, por ela, Jesus também morreu. Portanto se fôssemos escrever a biografia, usaríamos apenas nove palavras: Maria foi a cristã mais exemplar da História Sagrada.

  
  • RELIGIOSOS QUE REPRESENTAM DESAFIOS

  • Desviados, ovelhas que desgarram de seu pastor – Boa parte dos evangélicos que, pejorativamente, chamamos de desviados, jamais foi integrada plenamente pela igreja visível. No ato de sua conversão, foram recebidos imediatamente pelas igrejas invisíveis, e invisíveis, permaneceram entre nós à espera de uma inclusão que não veio. Por isso, deixaram o “nosso rebanho”, fim de se agregarem a outros apriscos. Sim, já é hora de buscarmos a centésima ovelha que, a essas alturas, já deve ser a milionésima, pois, todos os dias, milhares de preciosas almas deixam nossos redis, e não o percebemos. Cristo as ganha; nós as perdemos.

  • Desigrejados, ovelhas que não querem um pastor – Cresce o número de evangélicos que, apesar de amarem a Cristo, vieram a desamar a igreja local. São pessoas que se decepcionaram com o lado visível do povo de Deus, não é fácil contá-las, nem trazê-las de volta ao redil. Todavia, não podemos deixá-las sem o calor de nossa comunhão, pois, com o tempo esfriar-se na fé. Dediquemos atenção e tempo a essas ovelhas que, amando o Bom Pastor, ainda não aprenderam a amar-lhe o rebanho, se as convidarmos a estar conosco, em breve hão de desfrutar de nossa afeição. Não será difícil encontrá-las; seus nomes acham-se nos róis de nossas igrejas.

  • Evangélicos sem o evangelho, ovelhas sem pastor – As igrejas evangélicas midiáticas acabaram por gerar um tipo de crente vazio de Cristo, mas cheio de fórmulas mágicas. Doutrina a contribuir em busca de um favor divino, apegar-se ao terreno, como se a sua vida fora perpetuar-se no tempo, sem nenhuma perspectiva da eternidade. Desprovidos dos evangelhos, os tais evangélicos são tão idólatras quanto aos católicos, se estes têm os seus santos, aqueles santificam de tal forma os seus estimados e infalíveis líderes, que os colocam acima do próprio Deus. É hora de evangelizarmos os que, dizendo-se crentes, ainda não crêem como devem crer; identificando-se como salvos, ainda não experimentaram a alegria da salvação em Cristo; presumindo se pentecostais, perdem-se num perigoso e nefasto misticismo, a esses apregoemos que Jesus, e tão somente Jesus, salva, batiza com o Espírito Santo e há de voltar para nos levar aos céus.

AUTOR: Diácono e Professor José Egberto S. Junio, casado com minha querida esposa Laura, onde temos um lindo casal de filhos ( Wesley e Rafaella), sou formado em Teologia pelo IBAD, congrego na Ass. de Deus. Min. Belém setor 13.
Pastor Setorial - Pr. Paulo Silva
Pastor na Congregação - Ev. Moacir adilino
End. Igreja - Rua formosa, 534 | Bairro Boa vista | Cidade Suzano SP.
Contato (+5511) 98048-3304 (Oi Whatsapp).
 Se vc quiser ser um patrocinador  do meu ministério, na compra de novos livros nos ajude no Banco Bradesco. Agência 0100-7 Conta Corrente  0120537-4, Deus te abençoe. 

BIBLIOGRAFIA
Bíblia de estudo explicada, Mcnair, CPAD.
Bíblia de estudo, preparando casais para a vida, Central Gospel.
      Claudionor de Andrade, O desafio da evangelização, CPAD
Warren W. Wiersbe, Antigo Testamento, Central Gospel.

Quemuel Lima, Epístolas Paulinas, IBAD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!