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quarta-feira, 13 de julho de 2016

LIÇÃO 04 – O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMAS

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Leitura bíblica: Atos 8.26-40 (explicação).

VV. 26-40 – Filipe, o cooperador pessoal. Qualquer cristão pode desfrutar de um avivamento como o que Deus realizou em Samaria, mas nem todos sairiam de um encontro desses levanto uma alma para cristo! Filipe obedeceu ao Senhor e encontrou um etíope, um alto oficial em sua terra e, sem dúvida, um prosélito, ou seja, convertido à fé judaica. Esse  evento mostra-nos os elementos necessários para o trabalho pessoal eficaz e o ganhar almas.

·         O homem de Deus – Filipe obedecia ao Espírito e ia onde Deus o enviava. Ele conhecia Cristo como seu Salvador, Deus não usa mecanismos organizacionais, atrações mundanas ou promoções poderosas em seu método para ganhar almas. Ele usa pessoas – homens e mulheres dedicados que obedecem ao Espírito. Filipe era o tipo de pessoa disposta a deixar uma reunião pública com seus atrativos para, em lugar privado, com apenas Deus como testemunha, ajuda uma alma a encontrar paz.

·         O Espírito de Deus – O Espírito é o Senhor da Seara, e ele nos dá poder para testemunhar (At 1.8). O Espírito abriu o caminho de Filipe para alcançar o homem, abriu as escrituras para o pecador para o Salvador, o homem que não entende o que está fazendo não pode ser salvo, e apenas o Espírito pode ensinar ao pecador as verdades do evangelho. Há colheita quando o Espírito junta um servo preparado e um pecador contrito.

·         A Palavra de Deus – Rm 10.17 afirma: “ E assim a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus.  Filipe usou  a bela imagem do Cordeiro de Deus apresentada em Is 53 para pregar Cristo. Ele iniciou de onde o homem estava e levou-o ao longo das escrituras explicando0lhe quem era Jesus e o que Ele fez. Não existe conversão verdadeira sem a palavra de Deus. Examine essa passagens: Ef 1.12-14; 1Ts 2.1-6; 2Ts 3.1; 2Tm 4.1-5; Tt 1.3. O testemunho pessoal que frutifica é aquele que planta a Palavra de Deus e exalta Jesus Cristo. Em obediência à Palavra de Deus, o etíope provou sua fé pelo Batismo.


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INTRODUÇÃO

              O Evangelista é um precioso dom de Cristo à sua igreja, sem o ministério da proclamação, o evangelho teria morrido em Jerusalém. Mas, por intermédio de obreiros como Filipe, a mensagem da cruz, ultrapassando as fronteiras da Judéia, chegou a Samaria. E, desse recanto gentio tão desprezado, as Boas-Novas não demoraram a chegar aos confins da terra.
              O Evangelista assemelha-se ao bandeirante que, jamais temendo o desconhecido, sai a falar de Cristo aos povoados mais remotos e estressantes. O seu retorno, porém, é jubiloso. De maneira sacrifical, apresenta preciosas almas ao Senhor, seja falando a uma única pessoa, seja pregando à multidões, o seu amor pelos que perecem é o mesmo. Proclamar o evangelho é a missão.
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I.         EVANGELISTA, GANHADOR DE ALMAS

1.   Definição e, o Evangelista no Antigo Testamento – A palavra “evangelista” é constituída por dois vocábulos gregos: eu, bom, e ággelos, anjo ou mensageiro, sendo o “anjo” do bem, tem de estar sempre a postos a transmitir a Palavra de Deus, eis porque no Apocalipse, os responsáveis pelas igrejas da Ásia Menor foram assim nomeados pelo Senhor.
Se o ministério diaconal foi constituído formalmente por um concílio, o evangelístico não precisou de formalidade alguma para sobressair. Os dois primeiros  evangelistas da Igreja Primitiva, a propósito surgiram dentre os sete diáconos. Logo após ser consagrado ao diaconato, Estevão começou a destacar-se como evangelista, sua palavra fez-se tão irresistível, que levou o clero judaico a condená-lo à morte traiçoeiramente. Estevão morreu mas a evangelização reavivou-se com as incursões de Filipe.

·         Os Patriarcas evangelizam – Abrão foi o primeiro santo do Antigo Testamento a ser agraciado com o título de profeta (Gn 20.7), apesar de não possuir o encargo de Isaías, nem a missão de Ezequiel, o patriarca, por meio de um testemunho corajoso e monoteísta, mostrou aos cananeus a realidade do Deus Único e Verdadeiro. Somente a eternidade para revelar quantas almas o crente Abraão conduziu ao Reino dos céus. O mesmo dirá de Isaque e Jacó.

  
·         Os Profetas evangelizaram – Embora Isaías recebesse este nome, mas quem mais se aproximou desse exercício foi Jonas. Intimado por Deus a proclamar um severíssimo juízo contra Nínive, o profeta, apesar de sua relutância inicial, fez-se evangelista e missionário. Ao chegar à grande cidade, percorreu-a durante todo o dia, com a mensagem simples, mas eficaz. O sermão de Jonas não parece teológico, nem profético. Isolado, é matemático, geográfico e metereológico, evoca um número, uma cidade e uma situação.


II.        ATRIBUTOS DE UM EVANGELISTA

1.   Proclamar o evangelho – Para se proclamar o evangelho de Cristo com eficácia requer-se, antes de tudo, uma experiência real e marcante com o Cristo do evangelho. Além disso, deve o evangelista aprofundar-se no conhecimento de Deus, a fim de apresentar em sua inteireza, tanto ao mundo quanto à igreja, todos os desígnios divinos. Foi o que Paulo declarou ao Presbítero de Éfeso (At 20.26-27). O evangelista, embora proclame uma mensagem simples e direta, não há de conformar-se com uma teologia rasa, antes, aprofundar-se-á na palavra da verdade, para que venha a manuseá-la com destreza e oportunidade. Quem ouve Billy Graham, observa duas coisas em seus sermões: simplicidade e profundidade. Então, que o evangelista se empenhe por manusear, destramente, a palavra da verdade, pois quem ganha almas sábio é. Não é fácil desconstruir as mentiras de Satanás, no coração do pecador.


2.   Fortalecer a Igreja – O evangelho não deve ser pregado apenas ao mundo. Às vezes, temos de anunciá-lo também à igreja. Era o que Paulo pretendia fazer, ao anunciar a sua visita aos Romanos (Rm 1.15). Assim como o Pastor tem de fazer o trabalho de um evangelista, deve o evangelista, por seu turno, empenhar-se pastoralmente na edificação doutrinária das ovelhas. É chegado o momento de evangelizarmos também os que, presumindo-se evangélicos, acham-se tão distantes do evangelho quanto os católicos. Se estes têm ídolos, aqueles têm deuses. Não raro, nossos deuses são mais deletérios do que os ídolos. Pelo menos, os ídolos católicos têm boca, mas não falam, ao passo que os deuses evangélicos abrem a bocarra para dizer o que Deus jamais diria.

AUTOR: Diácono e Professor José Egberto S. Junio, casado com minha querida esposa Laura, onde temos um lindo casal de filhos ( Wesley e Rafaella), sou formado em Teologia pelo IBAD, congrego na Ass. de Deus. Min. Belém setor 13.
Pastor Setorial - Pr. Paulo Silva
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                                  BIBLIOGRAFIA

Bíblia de estudo explicada, Mcnair, CPAD..
Claudionor de Andrade, O desafio da evangelização, CPAD.
João Moreno, Evangelismo, IBAD.
Doris Lemos, Missiologia, IBAD.
Warren W. Wiersbe, Novo Testamento, Central Gospel.
Richard Hoover, Evangelhos e Atos, IBAD.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

LIÇÃO 03 – IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA

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Leitura bíblica: At 1.1-14 (explicação)

VV. 3-8 -  Cristo ministrou aos apóstolos durante 40 dias posteriores à sua ressurreição. Devemos ler estes versículos em conexão com Lc 24.36ss. Nas duas passagens, Cristo instruiu os apóstolos a permanecerem em Jerusalém até a vinda do Espírito, eles deviam iniciar seu ministério em Jerusalém.
Em Mt 12.31-45, ele afirmou que o povo de Israel teria outra oportunidade de ser salvo mesmo após pecar contra o filho e que lhe daria um sinal a fim de encorajá-lo, era o sinal de Jonas, morte, sepultamento e ressurreição. Se os apóstolos soubessem que Israel rejeitaria  as boas-novas, eles não apresentariam uma oferta honesta ao povo deles, e o ministério deles seria falso. Cristo disse-lhes que poderiam iniciar seu testemunho em Jerusalém e, no fim, alcançar o resto do mundo.

VV. 9-11 – Não confunda a promessa do Versículo 11 com a que Paulo anunciou do arrebatamento da igreja, em 1Ts 4. Aqui, os anjos prometem que Cristo retornará visível e em glória. Ao monte das Oliveiras. Lc 21.27 e Zc 14.4 fazem a mesma promessa, se Israel tivesse aceitado a mensagem dos apóstolos, Cristo teria retornado (At 3.19-21) e estabelecido seu reino.

                            INTRODUÇÃO

Alguém afirmou, certa vez, que a igreja de Cristo não é um clube de iates, mas uma frota de pesqueiros. O autor anônimo, de maneira sutil e delicada, deixa bem claro que a principal tarefa da igreja é a evangelização. Na entrelinha de sua assertiva, deixa ele bem patente que a igreja, por sua natureza e vocação, é a agência por excelência de evangelismo e missões, se não evangeliza, deixa de ser um organismo divino para apequenar-se numa organização humana falida e já em vias de apagar-se.
Neste capítulo, realçaremos a igreja que se faz conhecida pelo evangelho que proclama, pela doutrina que ensina e pelo discipulado que emprega na formação de novos crentes.

  

I.         A FUNDAÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA
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2.    A resposta pentecostal – Lc 24.49 registrou outras facetas do plano evangelístico deixado por Jesus para a igreja primitiva. De acordo com este texto, os discípulos deveriam esperar o poder do Espírito Santo e após o recebimento desse poder, deveriam ser testemunhas de Cristo. Esse poder prometido a igreja foi concedido, no dia de Pentecostes ou seja, 50 dias após sua morte. Nesse dia, teve inicio a primeira ação evangelizzadora realizada por Pedro, através da pregação, o resultado foi a conversão de quase três mil almas. O Espírito Santo, da mesma forma como fez com Jesus, orientou a igreja primitiva na evangelização. Foi Ele quem deu a primeira partida para o primeiro evangelismo cristão e quem usou os discípulos para operar milagres em Jerusalém e em todos os lugares por onde passassem. Seu poder foi tão valorizado pela igreja primitiva que o apóstolo Paulo dedicou o capítulo 12 de 1 Coríntios para falar dos dons do espírito Santo.

II.        A MISSÃO PRIORITÁRIA DA IGREJA
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1.   Evangelização – Ainda que a etimologia da palavra “igreja” seja, às vezes, questionada, os discípulos de Cristo sempre serão chamados para fora, a fim de proclamar o evangelho. Nosso testemunho, portanto, não ficará emparedado, nem aprisionado pela burocracia eclesiástica, se somos igreja, agiremos como igreja, sairemos a evangelizar e a fazer discípulos até a fronteira final deste globo. A igreja, em virtude de sua chamada, não se deixa aprisionar por uma agenda que não tenha a evangelização como as prioritárias máximas evocaram aqui o exemplo da assembléia de Deus, naqueles dias, o campo era um mundo sem fronteiras. Todos os que se convertiam eram chamados para fora, apregoando que Jesus salva, batiza com o Espírito Santo e cura os males do corpo, a chama pentecostal ardia continuamente.

2.   Missões em Atos Resultado de imagem para missões em Atos dos apóstolos– Cristo estabeleceu a igreja em cima da proclamação breve, mas profundamente teológica e profética. Ao indagar de seus discípulos acerca da opinião de Israel quanto à sua pessoa, ouviu de Pedro a maior declaração que alguém poderia fazer sobre o seu messiado. Tal afirmação, embora sucinta, era tão forte e marcante, que somente alguém inspirado pelo espírito Santo poderia emiti-la. Em seguida, o Senhor revela aos discípulos que, sobre a assertiva de Pedro, fundaria Ele a sua igreja. Portanto o alicerce da assembléia do Novo testamento é uma declaração que, em nove palavras revela a essência dos profetas que, desde Moisés, profetizaram até Malaquias. Ora, se a natureza da igreja de Cristo é a proclamação, ela haverá de proclamar até que o Senhor Venha.
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3.   Promoção social – O sucesso inicial do evangelho era fenomenal, pois essa igreja recém-nascida passou a chamar a atenção de toda a sociedade de sua época devido a algumas de suas atitudes, conforme nos relata Lucas: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (At 2.42).

A seguir, ressaltaremos alguns desses elementos separadamente.

·         E perseveravam na doutrina dos apóstolos... – O texto original, nos indica que constantemente davam atenção ao ensino dos apóstolos. Os apóstolos, devido a sua convivência e proximidade com Jesus, seriam os responsáveis pela administração da igreja, incluindo sua doutrina, pois haviam sido treinados de maneira intensiva e haviam recebidos ensinamentos vindos diretamente do mestre Divino. A conversão de milhares de pessoas no dia de pentecostes exigiu dos apóstolos uma organização e o estabelecimento de uma estrutura capaz de supervisionar esse grupo tão volumoso. Essa doutrina não era mera filosofia religiosa ou ideologia mística, eram palavras divinamente inspiradas que edificavam a fé e norteavam o relacionamento daqueles novos crentes com Deus e o próximo.

·         ... E na comunhão... – A palavra comunhão (KOINONIA) significa “compartilhar”, é exercida somente por meio do Espírito Santo e demonstra a vontade de Deus de estabelecer uma harmonia exemplar entre os membros do Seu corpo. Essa comunhão, porém, não era segundo as normas do mundo ou da coletividade secular, mas era conforme os desígnios da Nova Aliança constituída por Jesus, assim as barreiras sociais seriam transpassadas e um novo modelo social ia prevalecer entre eles.

·         ... E no partir do pão... – Uns creem que este “partir do pão” referia-se às refeições do dia a dia, enquanto outros dizem que se referia à santa Ceia. Na cultura judaica do século I, o costume era dividir o pão com as mãos e não cortá-lo com a faca. Vemos isto com Jesus perante seus discípulos ao instituir a cerimônia da Santa Ceia durante a festa da Páscoa e antes de sua crucificação (Lc 22.14-20). Mas, entende-se, via de regra, que após tomar o pão e o vinho, participavam também uma refeição, mesmo assim, parece-nos que a referência, nesse caso em Atos 2.42, é especificamente sobre a Ceia.

·         ... Nas orações... – A perseverança nas orações era uma marca distinta da igreja primitiva. Desde o início de sua formação, esses recém-convertidos dedicaram-se a bastante oração, e visitava cada dia o templo onde prestava culto a Deus. Vemos que essa prática era bastante intensa e valorizada. E tendo orado moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus (At 4.31).



III.      ANTIOQUIA, IGREJA MISSIONÁRIA
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 A perseguição que ocorreu após o martírio de Estevão levou muitos cristãos a se refugiarem nas localidades da Fenícia, Chipre e Antioquia e anunciar, inicialmente a palavra do Senhor somente aos judeus. Posteriormente, os crentes dispersos de Antioquia, capital de Síria, passaram a evangelizar pessoas de outras nações residentes naquele lugar. O resultado dessa evangelização foi a conversão de muitos (At 11.19-21). O povo de Deus, em Jerusalém, ao saber dos acontecimentos em Antioquia, enviou Barnabé para auxiliar a obra naquela cidade.
Ao chegar, o bondoso discípulo, muito alegre com tão grande colheita, encorajou os novos convertidos a permanecerem no Senhor (a não se moverem da fé que haviam abraçado) e auxiliou na conversão de muitos outros (At 11.22-24). Mas depois de algum tempo, esse discípulo percebeu a necessidade de ajuda para guiar aquela igreja crescente em Antioquia, por isso viajou até Tarso para pedir o auxílio de Saulo, o qual aceitou a missão e permaneceu por um ano naquele lugar, junto com Barnabé ministrando a palavra de Deus (At 11.25).
Saulo ainda estava em Antioquia quando profetas de Jerusalém chegaram à cidade. Um deles por nome de Ágabo profetizou que haveria fome por todo o mundo e que isso aconteceria durante o reinado do Imperador Cláudio césar, os discípulos, cientes da profecia, enviaram Barnabé e Saulo com o que haviam recebido a Jerusalém (At11. 27-30).
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1.    Uma igreja missionária – No capítulo 13 de Atos, o discípulo relata que o apóstolo estava na igreja de Antioquia quando o Espírito Santo orientou os mestres e profetas daquela igreja que jejuavam para separar Barnabé e Saulo para a obra missionária (At 13.1-3). Depois de eles passarem por Selêucia, Chipre, Pafos; os missionários partiram para Antioquia da Pisídia, nesta cidade, num dia de sábado, em uma sinagoga, as autoridades perguntaram a eles se tinham uma palavra de encorajamento para o povo, Paulo ficou em pé, fez um gesto com a mão, pedindo silêncio e começou a pregar (At 13.13-16).


AUTOR: Diácono e Professor José Egberto S. Junio, casado com minha querida esposa Laura, onde temos um lindo casal de filhos ( Wesley e Rafaella), sou formado em Teologia pelo IBAD, congrego na Ass. de Deus. Min. Belém setor 13.
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                                  BIBLIOGRAFIA

Bíblia de estudo explicada, Mcnair, CPAD..
Claudionor de Andrade, O desafio da evangelização, CPAD.
João Moreno, Evangelismo, IBAD.
Doris Lemos, Missiologia, IBAD.
Warren W. Wiersbe, Novo Testamento, Central Gospel.
Richard Hoover, Evangelhos e Atos, IBAD.