TEXTO ÁUREO
“Procuremos,
pois, entrar naquele repouso, par que ninguém caia no mesmo exemplo de
desobediência.” (Hb 4.11).
VERDADE PRÁTICA
O descanso
provido por Josué foi terreno, temporário e incompleto; o descanso provido por
Cristo é Celestial, eterno e completo.
Leitura bíblica:
Hb 4.1-13 (explicação).
V.(1-8) – Deus prometeu descanso ao povo de Israel, mas ele não
pode desfrutá-lo por causa da desobediência originada pela incredulidade. Hoje,
Deus também promete descanso a seu povo – paz em meio à provação e vitória,
apesar de problemas insolúveis. Lembre-se que os leitores de Hebreus
atravessavam um período de provação (Hb 10.32-39; 12.3-14; 13.13) e estavam
tentados, como o antigo Israel, a voltar à antiga vida. Deus prometera descanso
da vitória, todavia eles corriam o risco de não atingir esse objetivo. O argumento
do autor é este: Deus prometeu descanso ao seu povo, porém Israel fracassou em
entrar nesse descanso.
V. (9-12) – Nestes versículos “obras” significa “ser
diligente” – sejamos diligentes ara entrar nesse descanso. “Ser diligente” é
exatamente o oposto de desviar-se. Ninguém amadurece na vida cristã sendo
descuidado ou preguiçoso. Veja as três exortações de Pedro para que os crentes
sejam diligentes em 2Pe 1.4-12 e 3.11-18. Repetiremos o fracasso de Israel e
não entraremos no descanso nem na herança prometidos se não formos diligentes.
Qual é o segredo para entrar nesse descanso? A palavra de Deus. Hb 4.12 é a resposta para qualquer condição espiritual.
Não deixaremos de herdar a bênção se permitirmos que a palavra nos julgue e
exponha nosso coração.
INTRODUÇÃO
Enquanto Moisés liderou os israelitas
em sua saída do Egito, Josué liderou-os a
entrar na terra da promessa e do descanso. Mas nem mesmo Josué poderia
garantir aos israelitas o verdadeiro descanso de Deus. Nosso autor exorta seus
leitores a entrarem no descanso superior que Deus prometeu, e que o Josué do Novo
Testamento, Jesus Cristo, torna possível. Hebreus 4 é o primeiro capítulo na
bíblia sobre o descanso prometido de Deus para seu povo. Ao interpretar esta
passagem, devemos ter em mente que o nosso autor fala de três tipos de
descanso:
1)
O
descanso de Canaã, a que Josué liderou a segunda geração de israelitas;
2)
O
próprio descanso de Deus que se seguiu à criação;
3)
O
descanso espiritual em que os crentes devem entrar pela fé. Este último é
mencionado repetidamente.
Há também três
observações preliminares importantes a fazer sobre o caráter do descanso que
Deus promete ao seu povo:
1)
O
descanso em Canaã é um tipo ou símbolo do repouso espiritual que Deus promete a
seu povo, em Cristo.
2)
Este
repouso espiritual é prefigurado pelo descanso sabático de Deus.
3)
Este
descanso espiritual – com outros aspectos do reino de Deus – envolve tanto a
realidade presente quanto a esperança futura para o povo de fé.
I.
JESUS PROVEU UMA MENSAGEM SUPERIOR A DE
JOSUÉ
1.
Uma mensagem que deve ser recebido pela
fé – Aqui, o escritor
sagrado faz alusão à pregação das Boas-novas em ambos os Testamentos. A
diferença, no entanto, é que, em nós, a fé cooperou, mas para eles a pregação
não estava misturada com a fé, e sim, com a justiça de Deus. Tudo na lei
dependia da justiça, ou seja, a ordem era: “Fazei e vivei”. A justificação pela
fé antecipava o período da Lei. Por esta razão a escritura declara que Deus
imputou a fé de Abraão como sendo justiça, que mais tarde a Lei vindicou.
2.
Uma mensagem que se fundamenta na
obediência – Ao mencionar
“alguns” que estão habilitados para entrar no repouso prometido por Deus, o
autor sagrado se refere àqueles que aceitaram as Boas Novas do Evangelho de
Cristo. O apóstolo Paulo descreve esta cegueira de Israel em Romanos 11,
mostrando-nos que Israel buscava uma salvação pela sua própria justiça; no
entanto, a salvação outorgada por Jesus é pela Graça. O que Israel buscava não
o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e outros foram endurecidos.
3.
Uma mensagem que conduz à contrição – Jó diz: “Antes, Deus fala uma e duas
vezes, porém ninguém atenta para isso” (Jó 33.14). muitas vezes o homem se encontra
tão distante de Deus e de seus propósitos, que se faz necessário que Deus
insista em falar algumas vezes, até que o homem escute a sua voz. O mesmo se
aplica à pessoa que está pervertida em seus sentimentos: “Ao homem herege,
depois de uma e outra admoestação, evita-o” (Tito 3.10). Deus não contenderá
para sempre com o homem que não escuta a sua voz, e chegará o momento em que
Ele porá termo à sua misericórdia e entrará em juízo com ele.
II.
JESUS PROVEU UM DESCANSO SUPERIOR AO DE
JOSUÉ
2. Um descanso real – No entanto, quando Josué que é uma
figura de Cristo – introduziu o povo na terra prometida, a nação começou a
desfrutar um tipo de descanso, ainda que terreno. Mas o escritor sagrado nos
mostra aqui que este era apenas uma figura daquele descanso que Deus deseja dar
ao seu povo, o qual é encontrado em Cristo por meio da vida eterna.
Evidentemente, qualquer repouso dedicado ao Cristão, no sentido religioso, seja
ele na vida ou na morte, somente será encontrado em Cristo. Ele é "o Senhor
do sábado” – portanto é o “Senhor do repouso”.
3. Um descanso eterno – O paralelo real para o repouso dado
por Jesus Cristo não é o repouso dado por Josué, mas o de Deus, referido aqui
como “repouso sabático”. O “repouso de Deus” está relacionado ao sábado original,
quando Deus terminou sua obra de criação e descansou no sétimo dia. O sábado terrestre
é uma lembrança semanal do repouso de Deus. Isaias 58.13 indica que o repouso
do sábado representou desistir de seu próprio caminho e deleitar-se no caminho
do Senhor. A realidade espiritual do repouso de Deus no meu tempo presente
envolve a entrega de nossa vontade a Deus, de forma que não façamos mais como
bem nos aprouver, mas vivamos alegremente de acordo com a sua vontade; cessamos
assim as nossas próprias obras e deixamos que Ele trabalhe em nós de acordo com
sua vontade. Por um lado, o repouso de fé é um lugar de paz e segurança que vem
quando se está completamente livre da incredulidade de toda a insegurança que acompanha a
incredulidade; por um lado, entrar no repouso de Deu envolve também uma
interrupção nas lutas do ego, um repouso dos esforços de uma vida orientada pelas
obras rendendo-se completamente a Deus.
III. JESUS PROVEU UMA ORIENTAÇÃO SUPERIOR A DE JOSUÉ
Podemos
entrar no repouso de Deus submetendo-nos à cirurgia da palavra dEle. A palavra
de Deus é tudo aquilo que Deus fala, seja nas escrituras, seja através de seu
Filho, pela pregação do evangelho ou pela voz do Espírito Santo. O texto aqui se
refere especialmente ao Salmo 95.7-11. De um modo diferente das palavras
humanas, a palavra de deus é onisciente e penetrante, e, incorpora o próprio
caráter de Deus. É viva, ativa, penetrante e perspicaz. Além disso, possui o
poder de realizar o propósito de Deus pelo qual é enviada e sempre exige
resposta.
A
palavra de Deus é como uma espada afiada, a espada do Espírito; e aqui é
descrita como mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes. A imagem
transmitida não é tanto a de um julgamento, como se referindo ao bisturi de um
cirurgião que fere, corta e perfura a fim de nos curar.
A
palavra de Deus penetra tão completamente em nosso interior que discerne e
define a obscura linha divisória entra alma [psyche] e o espírito [pneuma].
Vários sentidos representam o valor desta espada de dois gumes: A palavra de
Deus. O primeiro gume é retrospectivo – aponta para trás (antigo testamento). O
segundo gume é prospectivo – aponta para frente (Novo testamento).
·
Ela
ataca e defende;
·
Ela
fere e cura;
·
Ela
justifica o homem e também o condena;
·
Ela
está na terra [palavra visível] e no céu [a palavra invisível];
·
Ela
indica o caminho da vida e o caminho da morte;
·
Ela
é doce e também amarga;
·
Ela
prepara o homem como cidadão na terra e como cidadão do céu.
A
bíblia diz que somos o templo de Deus. O templo consistia de átrio, lugar santo
e lugar santíssimo. O átrio é o corpo, pois sua vida é visível a todos. O lugar
Santo ( é visto a alma do homem), que constitui a sua vida interior e inclui
sua emoção, vontade e mente, estão plenamente iluminados para que possa servir
a Deus como o sacerdote do passado o fazia. O lugar Santíssimo (o espírito do
homem), no interior, além d véu encontra-se o Santo dos Santos, o qual nenhuma
luz humana jamais entrou e olho humano algum jamais penetrou. Este é o espírito
do homem. Este espírito jaz além da consciência própria do homem e acima da sua
sensibilidade. Aqui o homem une-se a Deus e tem comunhão com Ele, mas sempre
por meio do corpo.
Todos
estes servem como imagens e sombras ara uma pessoa regenerada. Seu espírito é
como o Santo dos Santos habitado por Deus, onde tudo é realizado pela fé, além
da vista, sentidos ou entendimento. A alma simbolizava o Lugar Santo, pois ela
é amplamente iluminada com muitos pensamentos e preceitos racionais,
conhecimento e entendimento concernente às coisas do mundo idealista e terreno.
O corpo é comparado ao átrio exterior, claramente visível a todos.
AUTOR: Diácono e Professor José Egberto S. Junio, casado com minha querida esposa Laura, onde temos um lindo casal de filhos ( Wesley e Rafaella), sou formado em Teologia pelo IBAD, congrego na Ass. de Deus. Min. Belém setor 13.
Pastor Setorial - Pr. Paulo Silva
Pastor na Congregação - Ev. Moacir Adilino
End. Igreja - Rua formosa, 534 | Bairro Boa vista | Cidade Suzano SP.
Contato (+5511) 98048-3304 (Oi Whatsapp).
BIBLIOGRAFIA
BÍBLIA DE ESTUDO DAS PROFECIAS
COMENTÁRIO BÍBLICO NOVO TESTAMENTO - WARREN W. WIERSBE, EDITORA CENTRAL GOSPEL.
COMENTÁRIO EPÍSTOLAS HEBREUS - SEVERINO PEDRO DA SILVA, CPAD.
COMENTÁRIO BÍBLICO PENTECOSTAL -editado por French L. Arrington e Roger Stronstad. CPAD.