Leitura
bíblica: At 1.1-14 (explicação)
VV. 3-8 - Cristo ministrou aos apóstolos durante 40
dias posteriores à sua ressurreição. Devemos ler estes versículos em conexão
com Lc 24.36ss. Nas duas passagens, Cristo instruiu os apóstolos a permanecerem
em Jerusalém até a vinda do Espírito, eles deviam iniciar seu ministério em
Jerusalém.
Em Mt 12.31-45, ele afirmou que o povo de Israel teria outra
oportunidade de ser salvo mesmo após pecar contra o filho e que lhe daria um
sinal a fim de encorajá-lo, era o sinal de Jonas, morte, sepultamento e
ressurreição. Se os apóstolos soubessem que Israel rejeitaria as boas-novas, eles não apresentariam uma
oferta honesta ao povo deles, e o ministério deles seria falso. Cristo
disse-lhes que poderiam iniciar seu testemunho em Jerusalém e, no fim, alcançar
o resto do mundo.
VV. 9-11 – Não confunda
a promessa do Versículo 11 com a que Paulo anunciou do arrebatamento da igreja,
em 1Ts 4. Aqui, os anjos prometem que Cristo retornará visível e em glória. Ao
monte das Oliveiras. Lc 21.27 e Zc 14.4 fazem a mesma promessa, se Israel
tivesse aceitado a mensagem dos apóstolos, Cristo teria retornado (At 3.19-21)
e estabelecido seu reino.
INTRODUÇÃO
Alguém afirmou, certa vez, que a igreja de Cristo não é um clube
de iates, mas uma frota de pesqueiros. O autor anônimo, de maneira sutil e
delicada, deixa bem claro que a principal tarefa da igreja é a evangelização.
Na entrelinha de sua assertiva, deixa ele bem patente que a igreja, por sua
natureza e vocação, é a agência por excelência de evangelismo e missões, se não
evangeliza, deixa de ser um organismo divino para apequenar-se numa organização
humana falida e já em vias de apagar-se.
Neste capítulo, realçaremos a igreja que se faz conhecida pelo
evangelho que proclama, pela doutrina que ensina e pelo discipulado que emprega
na formação de novos crentes.
I.
A FUNDAÇÃO EVANGELIZADORA
DA IGREJA
2. A resposta pentecostal – Lc 24.49 registrou outras facetas do plano evangelístico
deixado por Jesus para a igreja primitiva. De acordo com este texto, os
discípulos deveriam esperar o poder do Espírito Santo e após o recebimento
desse poder, deveriam ser testemunhas de Cristo. Esse poder prometido a igreja
foi concedido, no dia de Pentecostes ou seja, 50 dias após sua morte. Nesse
dia, teve inicio a primeira ação evangelizzadora realizada por Pedro, através
da pregação, o resultado foi a conversão de quase três mil almas. O Espírito
Santo, da mesma forma como fez com Jesus, orientou a igreja primitiva na
evangelização. Foi Ele quem deu a primeira partida para o primeiro evangelismo
cristão e quem usou os discípulos para operar milagres em Jerusalém e em todos
os lugares por onde passassem. Seu poder foi tão valorizado pela igreja
primitiva que o apóstolo Paulo dedicou o capítulo 12 de 1 Coríntios para falar
dos dons do espírito Santo.
II.
A MISSÃO PRIORITÁRIA DA
IGREJA
1.
Evangelização – Ainda que a etimologia
da palavra “igreja” seja, às vezes, questionada, os discípulos de Cristo sempre
serão chamados para fora, a fim de proclamar o evangelho. Nosso testemunho,
portanto, não ficará emparedado, nem aprisionado pela burocracia eclesiástica,
se somos igreja, agiremos como igreja, sairemos a evangelizar e a fazer
discípulos até a fronteira final deste globo. A igreja, em virtude de sua
chamada, não se deixa aprisionar por uma agenda que não tenha a evangelização
como as prioritárias máximas evocaram aqui o exemplo da assembléia de Deus,
naqueles dias, o campo era um mundo sem fronteiras. Todos os que se convertiam
eram chamados para fora, apregoando que Jesus salva, batiza com o Espírito
Santo e cura os males do corpo, a chama pentecostal ardia continuamente.
2.
Missões em Atos
– Cristo estabeleceu a
igreja em cima da proclamação breve, mas profundamente teológica e profética.
Ao indagar de seus discípulos acerca da opinião de Israel quanto à sua pessoa,
ouviu de Pedro a maior declaração que alguém poderia fazer sobre o seu
messiado. Tal afirmação, embora sucinta, era tão forte e marcante, que somente
alguém inspirado pelo espírito Santo poderia emiti-la. Em seguida, o Senhor
revela aos discípulos que, sobre a assertiva de Pedro, fundaria Ele a sua
igreja. Portanto o alicerce da assembléia do Novo testamento é uma declaração
que, em nove palavras revela a essência dos profetas que, desde Moisés,
profetizaram até Malaquias. Ora, se a natureza da igreja de Cristo é a
proclamação, ela haverá de proclamar até que o Senhor Venha.
3.
Promoção social – O sucesso inicial do
evangelho era fenomenal, pois essa igreja recém-nascida passou a chamar a
atenção de toda a sociedade de sua época devido a algumas de suas atitudes,
conforme nos relata Lucas: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na
comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (At 2.42).
A seguir, ressaltaremos alguns desses elementos separadamente.
·
E perseveravam na doutrina
dos apóstolos... – O texto original, nos indica que constantemente davam atenção
ao ensino dos apóstolos. Os apóstolos, devido a sua convivência e proximidade
com Jesus, seriam os responsáveis pela administração da igreja, incluindo sua
doutrina, pois haviam sido treinados de maneira intensiva e haviam recebidos
ensinamentos vindos diretamente do mestre Divino. A conversão de milhares de
pessoas no dia de pentecostes exigiu dos apóstolos uma organização e o
estabelecimento de uma estrutura capaz de supervisionar esse grupo tão
volumoso. Essa doutrina não era mera filosofia religiosa ou ideologia mística,
eram palavras divinamente inspiradas que edificavam a fé e norteavam o
relacionamento daqueles novos crentes com Deus e o próximo.
·
... E na comunhão... – A palavra comunhão
(KOINONIA) significa “compartilhar”, é exercida somente por meio do Espírito
Santo e demonstra a vontade de Deus de estabelecer uma harmonia exemplar entre
os membros do Seu corpo. Essa comunhão, porém, não era segundo as normas do
mundo ou da coletividade secular, mas era conforme os desígnios da Nova Aliança
constituída por Jesus, assim as barreiras sociais seriam transpassadas e um
novo modelo social ia prevalecer entre eles.
·
... E no partir do pão... – Uns creem que este “partir do pão”
referia-se às refeições do dia a dia, enquanto outros dizem que se referia à
santa Ceia. Na cultura judaica do século I, o costume era dividir o pão com as
mãos e não cortá-lo com a faca. Vemos isto com Jesus perante seus discípulos ao
instituir a cerimônia da Santa Ceia durante a festa da Páscoa e antes de sua
crucificação (Lc 22.14-20). Mas, entende-se, via de regra, que após tomar o pão
e o vinho, participavam também uma refeição, mesmo assim, parece-nos que a
referência, nesse caso em Atos 2.42, é especificamente sobre a Ceia.
·
... Nas orações... – A perseverança nas
orações era uma marca distinta da igreja primitiva. Desde o início de sua
formação, esses recém-convertidos dedicaram-se a bastante oração, e visitava
cada dia o templo onde prestava culto a Deus. Vemos que essa prática era
bastante intensa e valorizada. E tendo orado moveu-se o lugar em que estavam
reunidos; e todos foram cheios do espírito Santo, e anunciavam com ousadia a
palavra de Deus (At 4.31).
III.
ANTIOQUIA, IGREJA
MISSIONÁRIA
A perseguição que ocorreu após o martírio de
Estevão levou muitos cristãos a se refugiarem nas localidades da Fenícia,
Chipre e Antioquia e anunciar, inicialmente a palavra do Senhor somente aos
judeus. Posteriormente, os crentes dispersos de Antioquia, capital de Síria,
passaram a evangelizar pessoas de outras nações residentes naquele lugar. O
resultado dessa evangelização foi a conversão de muitos (At 11.19-21). O povo
de Deus, em Jerusalém, ao saber dos acontecimentos em Antioquia, enviou Barnabé
para auxiliar a obra naquela cidade.
Ao
chegar, o bondoso discípulo, muito alegre com tão grande colheita, encorajou os
novos convertidos a permanecerem no Senhor (a não se moverem da fé que haviam
abraçado) e auxiliou na conversão de muitos outros (At 11.22-24). Mas depois de
algum tempo, esse discípulo percebeu a necessidade de ajuda para guiar aquela
igreja crescente em Antioquia, por isso viajou até Tarso para pedir o auxílio
de Saulo, o qual aceitou a missão e permaneceu por um ano naquele lugar, junto
com Barnabé ministrando a palavra de Deus (At 11.25).
Saulo
ainda estava em Antioquia quando profetas de Jerusalém chegaram à cidade. Um
deles por nome de Ágabo profetizou que haveria fome por todo o mundo e que isso
aconteceria durante o reinado do Imperador Cláudio césar, os discípulos,
cientes da profecia, enviaram Barnabé e Saulo com o que haviam recebido a
Jerusalém (At11. 27-30).
1.
Uma igreja
missionária – No capítulo 13 de Atos, o discípulo relata que o apóstolo
estava na igreja de Antioquia quando o Espírito Santo orientou os mestres e
profetas daquela igreja que jejuavam para separar Barnabé e Saulo para a obra
missionária (At 13.1-3). Depois de eles passarem por Selêucia, Chipre, Pafos;
os missionários partiram para Antioquia da Pisídia, nesta cidade, num dia de
sábado, em uma sinagoga, as autoridades perguntaram a eles se tinham uma
palavra de encorajamento para o povo, Paulo ficou em pé, fez um gesto com a
mão, pedindo silêncio e começou a pregar (At 13.13-16).
AUTOR: Diácono e Professor José Egberto S. Junio, casado com minha querida esposa Laura, onde temos um lindo casal de filhos ( Wesley e Rafaella), sou formado em Teologia pelo IBAD, congrego na Ass. de Deus. Min. Belém setor 13.
Pastor Setorial - Pr. Paulo Silva
Pastor na Congregação - Ev. Moacir adilino
End. Igreja - Rua formosa, 534 | Bairro Boa vista | Cidade Suzano SP.
Contato (+5511) 98048-3304 (Oi Whatsapp).
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BIBLIOGRAFIA
Bíblia de estudo explicada, Mcnair, CPAD..
Claudionor de Andrade, O desafio da evangelização, CPAD.
João Moreno, Evangelismo, IBAD.
Doris Lemos, Missiologia, IBAD.
Warren W. Wiersbe, Novo Testamento, Central Gospel.
Richard Hoover,
Evangelhos e Atos, IBAD.
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