Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

sexta-feira, 14 de junho de 2024

LIÇÃO 12 - A BENDITA ESPERANÇA: A MARCA DO CRISTÃO.

 

Pb. Junio - Congregação Boa Vista II




                TEXTO ÁUREO

"Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo." (Tt 2.130


                VERDADE PRÁTICA

A esperança cristã é a âncora que mantém a alma do crente firme diante dos dissabores em nossa jornada de fé.



        LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Rm 8. 18-25


 


                            INTRODUÇÃO

A bendita esperança é vista como uma marca do cristão peregrino porque, à luz da Bíblia, ela está tratando da confiança que ele tem para com as promessas de Deus. O cristão tem a certeza plena de que aquEle que prometeu é fiel para cumprir. O cristão que vive a bendita esperança não esboça atitude desesperadora, seja qual for a circunstância, pois não é ignorante quanto ao que vai acontecer no futuro. Por essa razão, Paulo pede que não vivamos como os ignorantes, como aqueles que não têm esperança (1Ts 4.13), mas como servos de Cristo, sendo identificados nEle expressando fé, esperança, amor, atitudes que realmente caracterizam a vida do crente (1 Co 13.13). Quem vive firmado em Deus se aquieta, não importa a circunstância, pois sabe que tudo Ele controla bem (Sl 46.10). O cristão que vive a bendita esperança evidencia-se pela paz e tranquilidade que sente na alma, bem como pelo amor que manifesta para com as pessoas (Jo 13.35). É firmado nessa esperança imorredoura que o cristão peregrino vai seguindo sua viagem sem temor para as mansões celestiais.



                  I.   PARA ONDE APONTA A ESPERANÇA DO CRISTÃO?

1.  A esperança cristã    -   Antes de tratarmos especificamente da esperança no Novo Testamento, de modo geral, vamos defini-la no aspecto bíblico, a qual é vinaturezasta como a confiança no cumprimento de um desejo ou de uma expectativa. A segunda virtude mencionada em 1 Coríntios 13.13 se baseia na confiança em Deus (Rm 15.13). Cristo é a nossa esperança (1 Tm 1.1; Cl 1.27). O símbolo da esperança é a âncora (Hb 6.18,19). Essa esperança neotestamentária está firmada em cinco pilares: 1) Cristo é a fonte de nossa esperança (1 Tm 1.1); 2) na mensagem da vida eterna (Tt 1.2); 3) na esperança da ressurreição (At 24.15; 1 Co 15.20-23); 4) na volta de Cristo Jesus para nos buscar (Tt 2.13); 5) na transformação, pois seremos no futuro como Cristo é (1 Jo 3.2). Não há como o cristão não ser firme, constante e abundante na obra do Senhor frente a essa gloriosa esperança. Ela é encorajadora e inspiradora, levando-nos a viver em santidade, piedade, totalmente comprometidos com Deus, visto que Ele nos disponibilizou o melhor para nova vida, tanto agora como no futuro, conforme vemos em suas promessas.



2.  A esperança nas cartas do apóstolo Paulo   -  A esperança pela sua própria  diz respeito ao futuro. Por isso o Apóstolo Paulo nos diz no capitulo oito e versículos 24,25 de Romanos: 
Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança: porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.

Percebemos então que a esperança está intimamente ligada à confiança a fé (Hb 11.1).
O mundo vive hoje uma escassez de esperança, justamente porque a esperança do mundo tem sido depositada em alicerces que não podem sustentar esta esperança de forma efetiva.   Os cristãos em Roma a quem a carta do Apóstolo foi endereçada não viviam um mar de rosas, enfrentavam perseguições, lutas e provações, porém Paulo diz que eles devem se alegrar, isso não se refere a uma alegria momentânea, ou passageira fruto da ausência de adversidades, mas refere-se a um verdadeiro regozijo.  

O sistema basilar da esperança do cristão é constituído de três alicerces:

1. Deus e seus atributos incomunicáveis e comunicáveis;
2. Jesus Cristo e sua obra consumada;
3. A palavra de Deus.


 3.  Deus: o autor da nossa esperança   -   Pela ótica bíblica, nos é assegurado que Deus é o autor da nossa esperança, uma vez que desde o primeiro livro da Bíblia, Gênesis, Ele fez a promessa para a salvação de todos (Gn 3.15). Por meio de Jesus Cristo, nossos pecados seriam perdoados e a comunhão com Deus restaurada, o Espírito Santo passaria a morar em nós, ensinando-nos e capacitando-nos para sermos como Jesus Cristo é. Deus é o autor da nossa esperança porque é dEle que vem o amor e a graça que nos salva, o que revela também seu cuidado especial por nós. Deus é o autor da nossa esperança porque Ele é fiel, cumpre o que promete, pois não é o homem para que minta (Nm 23.19). Ainda que venhamos a negá-lo, Ele permanece fiel (2 Tm 2.13). O cristão pode ter a certeza de que tudo o que está escrito na Bíblia, com relação à promessa do novo Céu e nova terra e a punição dos pecadores, se cumprirá, pois Deus não mente.  Tudo isso nos traz alegria e assim podemos seguir nossa jornada sem nada temer. Mesmo tendo que passar pela porta estreita e pelo caminho apertado, temos a certeza do que nos aguarda amanhã. A esperança divina nos encoraja, nos fortalece para enfrentar as lutas desta vida, pois temos a certeza de que Deus, o autor da esperança, está conosco cuidando de nossas vidas e tem promessas grandiosas para nós.

Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube







                II.   A PERSPECTIVA ESCATOLÓGICA DA ESPERANÇA CRISTÃ

1.  A Bíblia focaliza o futuro    -    Deus promete vida eterna àqueles que creem no Seu Filho. A Bíblia diz em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Essa vida eterna é um dom, um presente para os que confiam em Jesus. A Bíblia diz em 1 João 5:11-12: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.”     O nosso futuro no céu começa quando Jesus vier pela segunda vez. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:16-17: “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”   Na Segunda Vinda, Jesus nos tornará perfeitos assim como Ele é perfeito. A Bíblia diz em Filipenses 3:20-21: “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.”         O futuro está além da nossa compreensão. A Bíblia diz em 1 Coríntios 2:9: “Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”

O profeta Isaías nos apresenta algumas características de como será o futuro daqueles que amam a Deus. A Bíblia diz em Isaías 65:21-23: “E eles edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o fruto delas. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos: Não trabalharão debalde, nem terão filhos para calamidade; porque serão a descendência dos benditos do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles.”


2.   A esperança no porvir traz consolo e alegria ao crente    -   O cristão é consciente também de que ainda que sofra injustiça, perseguição e sofrimento por parte daqueles que desprezam a Palavra, o julgamento divino virá, por isso deixa tudo nas mãos de Deus (Rm 12.19). Vivemos em um mundo marcado pela injustiça, sofrimento, desmando, descaso, mas vai chegar o dia em que o Senhor trará justiça e punirá todos os homens maus que não se arrependeram de seus crassos pecados. Mas o grande gozo que o estudo da escatologia traz para nós, que somos salvos em Cristo Jesus, é a certeza de que iremos participar do seu Reino Eternal no futuro. Será o tempo em que a profecia que prediz que Jesus reinará como grande Rei de toda a terra se cumprirá, e os santos salvos participarão desse maravilhoso reinado marcado de amor, paz, alegria e justiça. São todas essas promessas que enchem nosso coração de gozo e nos incentivam a viver mais e mais em santidade: “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (2 Co 7.1, ARA). Vivamos nossa vida com essa esperança maravilhosa, definida pela Palavra de Deus. Nela podemos ancorar a nossa alma, não temendo os desafios e lutas que surjam durante nossa jornada de fé. Sigamos em frente com temor e ousadia, pois esse ensino não é mera teoria ou especulação vazia, mas pauta-se nas verdades divinas das Escrituras, tudo prometido por Deus, que é fiel para cumprir.


3.   Por que uma doutrina da esperança?     -   Na doutrina da esperança, os temas devem ser originados das Escrituras, envolvendo primeiramente o grande e maior plano de Deus, a salvação e o perdão dos pecados mediante o sacrifício de Jesus no Calvário. É por meio desse evento que passamos a ter direito à vida eterna (Jo 3.16). Em seguida, vem a promessa da ressurreição, transformação do corpo, a vitória sobre todo tipo de mal, inclusive sobre o Maligno, a criação de novos Céus e nova terra e a eternidade. Um bom ensino sobre a esperança objetiva fortalecer a fé dos salvos e os leva a cada vez mais fortalecerem-se no Senhor. Essa esperança nos ajuda a manter nossa fidelidade a Deus diante das lutas, desafios, perseguições, bem como resistir às heresias vindas de falsos profetas e movimentos religiosos comprometedores. Não há o que temer quem se firma na verdadeira esperança, porque há em seu coração a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas (Rm 8.28).   Escatologicamente, tanto a criação como o próprio homem salvo em Cristo aguardam a redenção. Isto é, devido ao pecado, a natureza recebeu seus impactos negativos, como também o homem. Assim, ambos aguardam a manifestação de Cristo. A natureza será transformada, liberta da maldição, e os que se tornaram filhos de Deus receberão um corpo glorioso e serão como Jesus é (1 Jo 3.2). Paulo aconselha cada crente a ter esperança e paciência. Essa esperança deve pautar-se não no visível, mas no invisível, ou seja, em todas as promessas de Deus. Ainda que não se tenha um prazo determinado sobre o tempo de seu cumprimento, cada cristão deve esperar com paciência tais promessas, pois quem prometeu é fiel (Hb 10.23).

Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube







                    III.   A ESPERANÇA CRISTÃ COMO ÂNCORA DA ALMA

1.  Nossa esperança como âncora   -   Descrevemos o aspecto metafórico de âncora, bem como seu sentido bíblico e teológico, mas o real sentido que esse objeto físico quer nos transmitir é a imagem de que, no aspecto bíblico, essa esperança é firme e segura, pois está alicerçada em tudo que Jesus realizou na cruz. O que sustenta o cristão durante as tempestades e vendavais dessa vida é a sua âncora, isto é, a esperança em Cristo. Podemos enfrentar as lutas e desafios deste mundo sem temer porque sabemos para onde estamos caminhando (Jo 16.33). A razão de termos atualmente crentes fracos, frios, sem desejo de se congregar, que não suportam provas, lutas, tribulações, dados a movimentos e heresias, infantis, levados por qualquer vento de doutrina, é porque não vivem na dimensão da nova vida que foi outorgada por Cristo Jesus no Calvário, nem têm conhecimento real das promessas contidas na Bíblia, as quais muitas delas são para o futuro. Quando a nossa esperança está fundamentada em tudo que Jesus fez por nós, não haverá abalo que seja possível de desestruturar a nossa fé. Isso Paulo falou em Romanos 8.35-39 (versão transformadora):

"35 O que nos separará do amor de Cristo? Serão aflições ou calamidades, perseguições ou fome, miséria, perigo ou ameaças de morte?

36 Como dizem as Escrituras: “Por causa de ti, enfrentamos a morte todos os dias; somos como ovelhas levadas para o matadouro”. 

37 Mas, apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.

38 E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, 

39 nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor.


2.   Por que a esperança do crente é a melhor?     -     Vivendo essa melhor esperança, o cristão não vive sem sentido; a vida em tudo tem significado, seu corpo é para Deus, seu louvor é para Deus, seu viver é para Deus, tudo o que faz, pensa e realiza é para Deus (1 Co 10.31). Ele é consciente de que um futuro melhor o aguarda. O próprio Senhor Jesus falou que aqueles que deixaram tudo para segui-lo já teriam o começo de uma vida melhor aqui e por fim a vida eterna (Mt 19.29). Há propósito e significado em tudo o que o crente faz, por isso que seu viver tem que ser constantemente em verdade, santidade e piedade todos os dias (Lc 1.75). Firmado na melhor esperança o cristão não tem desespero como aqueles que não possuem esperança (1 Ts 4.13). Por mais que viva em um mundo de desafios, problemas, lutas, estresse, depressão, dentre outras coisas, recebe alento, conforto na esperança, que é a âncora de sua alma (Hb 6.19). Para os que não têm Deus na vida, parece que tudo está sem controle neste mundo e que o final será triste, sem vida. Para o crente é o contrário: Deus está no controle de tudo e o final será a eternidade plena com Deus nos Céus (Dn 2.21; Fp 3.20). Por fim, podemos asseverar que a esperança do cristão é a melhor porque ele tem compreensão, por meio das Sagradas Escrituras, de que não há morte para quem vive em Cristo, mas, sim, vida (Jo 5.24; 11.25; Rm 8.2). Por meio da morte de Cristo Jesus nos foi garantida a vitória contra a morte e o medo (1Co 15.57), vivemos hoje na certeza de que nossa vida será eterna com Deus nos Céus.


3.  Mantendo firme a esperança    -   Para permanecer firme na esperança, o cristão precisa desenvolver uma vida de fé, pois sem fé é impossível adorar e servir a Deus (Hb 11.6). É por intermédio da fé que somos levados a confiar em Deus e em suas promessas, as quais são fiéis e verdadeiras. Também nos alimentamos dela para nosso crescimento e maturidade espiritual. Desenvolver uma vida contínua de oração, sem cessar (1Ts 5.17; Rm 12.12), é o segredo para um relacionamento íntimo com Deus e um fortalecimento verdadeiro. Quem vive sempre em oração é renovado e fortalecido. Para manter-se firme na esperança e não vacilar, é preciso olhar sempre para Cristo (Hb 12.2). Por meio de seu exemplo, amor, pureza, santidade e verdade, podemos seguir em frente, pois é o nosso maior padrão de vida (Jo 13.15). Firmados nessa esperança, viveremos em comunhão uns com outros. A união com outros irmãos é para encorajá-los, orar por eles, compartilhar os dons e experiências maravilhosas, contribuir para firmar cada vez mais o irmão, dando apoio em tudo, conforme diz Paulo, ajudando a levar as cargas uns dos outros (Gl 6.2). Por fim, meus irmãos, firmados nessa esperança, podemos ser fiéis em meio às lutas e circunstâncias, nas piores adversidades desta vida, isso porque confiamos em Deus e em suas promessas. Quem vive nessa esperança terá sua visão focada em Deus. Em Deus nosso futuro está garantido, o que é preciso é perseverar até o fim (Mt 24.13).







Ajude esta obra...
Código do PIX
Banco Mercantil do Brasil
Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube





AUTOR: PB. José Egberto S. Junio, formato em teologia pelo IBAD, Profº da EBD. Casado com a Mª Lauriane, onde temos um casal de filhos (Wesley e Rafaella). Membro da igreja Ass. De Deus, Min. Belém setor 13, congregação do Boa Vista 2. 

Endereço da igreja Rua Formosa, 534 – Boa Vista - Suzano SP.

Pr. Setorial – Pr. Saulo Marafon

Pr. Local – Ev. Antônio Sousa

INSTAGRAN: @PBJUNIOOFICIAL

FACEBOOK: JOSÉ EGBERTO S. JUNIO

   CANAL YOUTUBE.:    https://www.youtube.com/@pb.junioprofebd7178       Toda semana tem um vídeo da Lição. Deixem seu Like.

 Siga-nos nas redes sociais... Tenha um bom estudo bíblico.

 ** Seja um Patrocinador desta obra: chave do        PIX 11980483304        

Chave do PIX
Banco Mercantil do Brasil





               





         BIBLIOGRAFIA


Bíblia Almeida Século 21
Bíblia de estudo das Profecias
Livro de Apoio, A Carreira que  nos está proposta - Comentarista Pr. Osiel Gomes, Editora CPAD.

https://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/alegrai-vos-na-esperanca

https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/o-que-a-biblia-diz-sobre-o-futuro/

https://www.bibliatodo.com/pt/a-biblia/nova-versao-transformadora/romanos-8



Pb. Junio | Prof° EBD - YouTube









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!