LEITURA BÍBLICA:
Lucas 24. 44-53 (explicação)
VV. 46-53 – Os discípulos não deviam guardar o
entendimento da palavra para si mesmo. Eles deviam pregar o que o Senhor fizera
por eles e dissera a eles (At 1.8), e essa missão se iniciaria em Jerusalém.
Como esse pequeno grupo de homens e de mulheres podia sequer ter a esperança de
alcançar o mundo todo com a mensagem da
redenção? Apenas pelo poder do Espírito Santo. Embora a igreja primitiva não
possuísse os recursos financeiros e tecnológicos que temos hoje, ela fez seu
trabalho.
Lucas finaliza
seu evangelho no ponto em que se inicia seu segundo relato – Atos dos
apóstolos: a ascensão de Cristo e a espera pela vinda do Espírito Santo. O
Espírito Santo não poderia vir, se Jesus não voltasse para o céu. O evangelho
de Lucas inicia-se e termina no templo. Ele inicia com Isabel e Maria em jubilo
e termina com todos os crentes em júbilo.
INTRODUÇÃO
Hoje, durante o almoço, um convidado ilustre,
dispensando exórdios e etiquetas, perguntou-me: “Qual o maior desafio da igreja
evangélica?” A pergunta não chegou a surpreender, porque eu já vinha maturando
o assunto, e respondi: “Nosso maior desafio hoje, é voltar a ser igreja”.
Gostaria de haver explicado àquele homem e gentilmente culto que, à medida que
nos robustecemos como organização, debillitamo-nos como organismo. E, se
ganhamos alguma coisa em quantidade, já começamos a perdê-la por falta de
qualidade. O futuro? Só Deus sabe. Infelizmente, o que tanto temíamos acabou
por acontecer, o nominalismo já é uma epidemia entre nós.
I.
O QUE É EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL
Neste capítulo,
daremos ênfase ao evangelismo integral que atinge todas as criaturas em todos
os locais e fecha o cerco contra o espírito do mundo, de modo a não deixar
lugar para sua ação ou para qualquer argumento contrário à verdade. Mas, para
que isso seja possível, é necessária a utilização de estratégias que contemplem
o homem em sua integridade ( corpo, alma e espírito) e que estejam baseadas nas
Escrituras Sagradas.
v
Objetivos da evangelização integral – A evangelização integral eficaz
depende de um trabalho envolvendo todas as congregações, pois uma ação
evangelística não pode ser de responsabilidade de uma igreja apenas. Assim,
cada congregação deve ter sua parcela de responsabilidade dentro desse tipo de
evangelismo, utilizar todas as estratégias para atingir as diversas camadas
sociais conforme está escrito em Mc 16.15. è importante ressaltar que essa
evangelização deve ultrapassar os limites da igreja e alcançar todos os locais
possíveis de modo a atingir toda a comunidade na qual as igrejas estão
inseridas.
v
Instrumentos utilizados pela
evangelização integral –
Há vários instrumentos que poderão ser utilizados pela evangelização integral,
dentre eles, as artes e as ciências. Nas artes, temos a música, a coreografia,
que se utilizadas corretamente auxiliarão na evangelização. Por isso é também
fundamental que os artistas evangélicos sejam ouvidos, participem do projeto de
evangelismo. Através das artes, a igreja pode conquistar milhões de pessoas,
não só pela sua beleza, mas também pela sua inspiração e pelo seu conteúdo. Nas
ciências, encontramos as diversas ramificações de conhecimento como, por
exemplo, a psicologia, o Jornalismo, a Filosofia, essas ciência poderão ser
úteis ao evangelho. A Psicologia, por exemplo, pode auxiliar o evangelista a
compreender as pessoas.
v
Evangelismo integral – No Pentecostes, a igreja saiu de
Jerusalém para evangelizar o mundo. Mas a apostasia logo chegou a galope sob a
proteção de Constantino, o Grande (272-337). A igreja agora, mais romana que
universal, voltaria à Judéia não para fala r de Cristo aos muçulmanos.
Evangelizar não é expandir impérios, ainda que estes exibam títulos
eclesiásticos e igrejeiros. O evangelizar autêntico e pentecostal é mais
semeadura que colheita, é mais chorar que rir, é mais pregar que teologizar.
Que exemplo o semeador da Parábola! A evangelização bíblica compreende a
proclamação simultânea de nossa casa, do bairro onde moramos, da cidade na qual
plantamos a nossa árvore genealógica, do país que nos concedeu nacionalidade e
cidadania e, igualmente, do mundo o Pai entregou ao Filho por herança.
UMA IGREJA COM AS AFEIÇÕES DO CRISTO
Houve tempo em
que nós, pentecostais, recebíamos os mais abençoados epítetos. Em São
Paulo, éramos alcunhados de crentes, pois fazíamos questão de alardear a
santíssima fé no poder do evangelho. Já no Rio, apelidavam-nos de bíblias,
porque não escondíamos nosso apego à palavra de Deus. Noutros lugares, as
alcunhas oscilavam entre o elogio e a calúnia. Na verdade jamais incentivamos a
intolerância e o desrespeito às religiões alheias.
Nossas afeições
foram desfiguradas pelo mundo. Hoje, quem nos olha como evangélicos, já não nos
vê como cristãos. É hora de resgatarmos nossa identidade como servos de Deus
para que, à semelhança dos crentes antioquinos como servos de Deus para que, à
semelhança dos crentes antioquinos, sejamos conhecidos como autênticos
discípulos de Cristo.
UMA IGREJA À ESPERA DE JESUS
Até o início dos
anos 1980, o mundo evangélico era movido por uma onda escatológica que, partindo
dos Estados Unidos, rebatia na Europa e espraiva-se no Brasil. Mas o tempo
passou, e com este , expectativa de um arrebatamento iminente da Igreja de
Cristo.
Em lugar da
escatologia temos lugar a teologia da prosperidade com todas as suas quinquilharias,
slogans e fetiches.
Na perspectiva
divina, porém esse jogo de palavras não é tão inconseqüente. Em lugar do
eterno, não contemos com o temporal, mas com o castigo que não tem fim. Ao
invés do divino, não esperamos o humano, mas o diabólico que nos torna tão
adversários de Deus quanto Satanás. Em vez do céu, não aguardemos a terra, mas
o lago que arde com fogo e enxofre.
Estejamos, pois
apercebidos, em breve virá Jesus arrebatar-nos às regiões celestiais.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia de estudo
explicada, Mcnair, CPAD.
Bíblia de
estudo, preparando casais para a vida, Central Gospel.
Claudionor de
Andrade, O desafio da evangelização, CPAD.
João Moreno,
Evangelismo, IBAD.
Richard Hoover,
Evangelhos e Atos, IBAD.
Frank Thielman,
Teologia do Novo testamento, SHEED.
Warren W.
Wiersbe, Antigo Testamento, Central Gospel.
Warren W.
Wiersbe, Novo Testamento, Central Gospel.
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