Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Lição 4 - Jesus é Superior a Josué - O meio de entrar no Repouso de Deus.





TEXTO ÁUREO
“Procuremos, pois, entrar naquele repouso, par que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.” (Hb 4.11).
VERDADE PRÁTICA
O descanso provido por Josué foi terreno, temporário e incompleto; o descanso provido por Cristo é Celestial, eterno e completo.
Leitura bíblica: Hb 4.1-13 (explicação).
V.(1-8) – Deus prometeu descanso ao povo de Israel, mas ele não pode desfrutá-lo por causa da desobediência originada pela incredulidade. Hoje, Deus também promete descanso a seu povo – paz em meio à provação e vitória, apesar de problemas insolúveis. Lembre-se que os leitores de Hebreus atravessavam um período de provação (Hb 10.32-39; 12.3-14; 13.13) e estavam tentados, como o antigo Israel, a voltar à antiga vida. Deus prometera descanso da vitória, todavia eles corriam o risco de não atingir esse objetivo. O argumento do autor é este: Deus prometeu descanso ao seu povo, porém Israel fracassou em entrar nesse descanso.
V. (9-12) – Nestes versículos “obras” significa “ser diligente” – sejamos diligentes ara entrar nesse descanso. “Ser diligente” é exatamente o oposto de desviar-se. Ninguém amadurece na vida cristã sendo descuidado ou preguiçoso. Veja as três exortações de Pedro para que os crentes sejam diligentes em 2Pe 1.4-12 e 3.11-18. Repetiremos o fracasso de Israel e não entraremos no descanso nem na herança prometidos se não formos diligentes. Qual é o segredo para entrar nesse descanso? A palavra de Deus. Hb 4.12 é  a resposta para qualquer condição espiritual. Não deixaremos de herdar a bênção se permitirmos que a palavra nos julgue e exponha nosso coração.

                                    INTRODUÇÃO
              Enquanto Moisés liderou os israelitas em sua saída do Egito, Josué liderou-os a  entrar na terra da promessa e do descanso. Mas nem mesmo Josué poderia garantir aos israelitas o verdadeiro descanso de Deus. Nosso autor exorta seus leitores a entrarem no descanso superior que Deus prometeu, e que o Josué do Novo Testamento, Jesus Cristo, torna possível. Hebreus 4 é o primeiro capítulo na bíblia sobre o descanso prometido de Deus para seu povo. Ao interpretar esta passagem, devemos ter em mente que o nosso autor fala de três tipos de descanso:
1)   O descanso de Canaã, a que Josué liderou a segunda geração de israelitas;
2)   O próprio descanso de Deus que se seguiu à criação;
3)   O descanso espiritual em que os crentes devem entrar pela fé. Este último é mencionado repetidamente.
Há também três observações preliminares importantes a fazer sobre o caráter do descanso que Deus promete ao seu povo:
1)   O descanso em Canaã é um tipo ou símbolo do repouso espiritual que Deus promete a seu povo, em Cristo.
2)   Este repouso espiritual é prefigurado pelo descanso sabático de Deus.
3)   Este descanso espiritual – com outros aspectos do reino de Deus – envolve tanto a realidade presente quanto a esperança futura para o povo de fé.

I.         JESUS PROVEU UMA MENSAGEM SUPERIOR A DE JOSUÉ

1.   Uma mensagem que deve ser recebido pela fé – Aqui, o escritor sagrado faz alusão à pregação das Boas-novas em ambos os Testamentos. A diferença, no entanto, é que, em nós, a fé cooperou, mas para eles a pregação não estava misturada com a fé, e sim, com a justiça de Deus. Tudo na lei dependia da justiça, ou seja, a ordem era: “Fazei e vivei”. A justificação pela fé antecipava o período da Lei. Por esta razão a escritura declara que Deus imputou a fé de Abraão como sendo justiça, que mais tarde a Lei vindicou.

2.   Uma mensagem que se fundamenta na obediência – Ao mencionar “alguns” que estão habilitados para entrar no repouso prometido por Deus, o autor sagrado se refere àqueles que aceitaram as Boas Novas do Evangelho de Cristo. O apóstolo Paulo descreve esta cegueira de Israel em Romanos 11, mostrando-nos que Israel buscava uma salvação pela sua própria justiça; no entanto, a salvação outorgada por Jesus é pela Graça. O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e outros foram endurecidos.

3.   Uma mensagem que conduz à contrição – Jó diz: “Antes, Deus fala uma e duas vezes, porém ninguém atenta para isso” (Jó 33.14). muitas vezes o homem se encontra tão distante de Deus e de seus propósitos, que se faz necessário que Deus insista em falar algumas vezes, até que o homem escute a sua voz. O mesmo se aplica à pessoa que está pervertida em seus sentimentos: “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o” (Tito 3.10). Deus não contenderá para sempre com o homem que não escuta a sua voz, e chegará o momento em que Ele porá termo à sua misericórdia e entrará em juízo com ele.




II.        JESUS PROVEU UM DESCANSO SUPERIOR AO DE JOSUÉ

2.   Um descanso real – No entanto, quando Josué que é uma figura de Cristo – introduziu o povo na terra prometida, a nação começou a desfrutar um tipo de descanso, ainda que terreno. Mas o escritor sagrado nos mostra aqui que este era apenas uma figura daquele descanso que Deus deseja dar ao seu povo, o qual é encontrado em Cristo por meio da vida eterna. Evidentemente, qualquer repouso dedicado ao Cristão, no sentido religioso, seja ele na vida ou na morte, somente será encontrado em Cristo. Ele é "o Senhor do sábado” – portanto é o “Senhor do repouso”.
3.  Um descanso eterno – O paralelo real para o repouso dado por Jesus Cristo não é o repouso dado por Josué, mas o de Deus, referido aqui como “repouso sabático”. O “repouso de Deus” está relacionado ao sábado original, quando Deus terminou sua obra de criação e descansou no sétimo dia. O sábado terrestre é uma lembrança semanal do repouso de Deus. Isaias 58.13 indica que o repouso do sábado representou desistir de seu próprio caminho e deleitar-se no caminho do Senhor. A realidade espiritual do repouso de Deus no meu tempo presente envolve a entrega de nossa vontade a Deus, de forma que não façamos mais como bem nos aprouver, mas vivamos alegremente de acordo com a sua vontade; cessamos assim as nossas próprias obras e deixamos que Ele trabalhe em nós de acordo com sua vontade. Por um lado, o repouso de fé é um lugar de paz e segurança que vem quando se está completamente livre da incredulidade  de toda a insegurança que acompanha a incredulidade; por um lado, entrar no repouso de Deu envolve também uma interrupção nas lutas do ego, um repouso dos esforços de uma vida orientada pelas obras rendendo-se completamente a Deus.

III.       JESUS PROVEU  UMA ORIENTAÇÃO SUPERIOR A DE JOSUÉ
Podemos entrar no repouso de Deus submetendo-nos à cirurgia da palavra dEle. A palavra de Deus é tudo aquilo que Deus fala, seja nas escrituras, seja através de seu Filho, pela pregação do evangelho ou pela voz do Espírito Santo. O texto aqui se refere especialmente ao Salmo 95.7-11. De um modo diferente das palavras humanas, a palavra de deus é onisciente e penetrante, e, incorpora o próprio caráter de Deus. É viva, ativa, penetrante e perspicaz. Além disso, possui o poder de realizar o propósito de Deus pelo qual é enviada e sempre exige resposta.
A palavra de Deus é como uma espada afiada, a espada do Espírito; e aqui é descrita como mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes. A imagem transmitida não é tanto a de um julgamento, como se referindo ao bisturi de um cirurgião que fere, corta e perfura a fim de nos curar.
A palavra de Deus penetra tão completamente em nosso interior que discerne e define a obscura linha divisória entra alma [psyche] e o espírito [pneuma]. Vários sentidos representam o valor desta espada de dois gumes: A palavra de Deus. O primeiro gume é retrospectivo – aponta para trás (antigo testamento). O segundo gume é prospectivo – aponta para frente (Novo testamento).
·         Ela ataca e defende;
·         Ela fere e cura;
·         Ela justifica o homem e também o condena;
·         Ela está na terra [palavra visível] e no céu [a palavra invisível];
·         Ela indica o caminho da vida e o caminho da morte;
·         Ela é doce e também amarga;
·         Ela prepara o homem como cidadão na terra e como cidadão do céu.
A bíblia diz que somos o templo de Deus. O templo consistia de átrio, lugar santo e lugar santíssimo. O átrio é o corpo, pois sua vida é visível a todos. O lugar Santo ( é visto a alma do homem), que constitui a sua vida interior e inclui sua emoção, vontade e mente, estão plenamente iluminados para que possa servir a Deus como o sacerdote do passado o fazia. O lugar Santíssimo (o espírito do homem), no interior, além d véu encontra-se o Santo dos Santos, o qual nenhuma luz humana jamais entrou e olho humano algum jamais penetrou. Este é o espírito do homem. Este espírito jaz além da consciência própria do homem e acima da sua sensibilidade. Aqui o homem une-se a Deus e tem comunhão com Ele, mas sempre por meio do corpo.

Todos estes servem como imagens e sombras ara uma pessoa regenerada. Seu espírito é como o Santo dos Santos habitado por Deus, onde tudo é realizado pela fé, além da vista, sentidos ou entendimento. A alma simbolizava o Lugar Santo, pois ela é amplamente iluminada com muitos pensamentos e preceitos racionais, conhecimento e entendimento concernente às coisas do mundo idealista e terreno. O corpo é comparado ao átrio exterior, claramente visível a todos.


AUTOR: Diácono e Professor José Egberto S. Junio, casado com minha querida esposa Laura, onde temos um lindo casal de filhos ( Wesley e Rafaella), sou formado em Teologia pelo IBAD, congrego na Ass. de Deus. Min. Belém setor 13.
Pastor Setorial - Pr. Paulo Silva
Pastor na Congregação - Ev. Moacir Adilino
End. Igreja - Rua formosa, 534 | Bairro Boa vista | Cidade Suzano SP.
Contato (+5511) 98048-3304 (Oi Whatsapp).


BIBLIOGRAFIA
BÍBLIA DE ESTUDO DAS PROFECIAS
COMENTÁRIO BÍBLICO NOVO TESTAMENTO - WARREN W. WIERSBE, EDITORA CENTRAL GOSPEL.
COMENTÁRIO EPÍSTOLAS HEBREUS - SEVERINO PEDRO DA SILVA, CPAD.
COMENTÁRIO BÍBLICO PENTECOSTAL -editado por French L. Arrington e Roger Stronstad. CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!