Seja um Patrocinador desta Obra.

SEJA UM ALUNO ASSÍDUO NA EBD. Irmãos e amigos leitores, vc pode nos ajudar, através do PIX CHAVE (11)980483304 ou com doações de Comentários Bíblicos. Deste já agradeço! Tenham uma boa leitura ___ Deus vos Abençoe!!!!

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Resultado de imagem para salvação grandiosa

LIÇÃO 02 – UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA

TEXTO ÁUREO
“Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram”.

VERDADE PRÁTICA

A salvação não é algo dado ao crente compulsoriamente. O cristão é exortado a ser vigilante e não negligente em relação a essa dádiva recebida.

Leitura Bíblica explicação: Hb 2. 1-18.

VV (1-4) -  Com certeza, a palavra falada pelo Filho de Deus é firme, tendo em vista que a falada pelos anjos também o é! Se na época do Antigo Testamento, o Senhor lidou com aqueles que desobedeceram à sua Palavra, sem dúvida, nos últimos dias, fará o mesmo com os que ignorarem ou rejeitarem a sua palavra transmitida. O perigo é tornar-se negligente; a melhor tradução para o versículo 1 é: “... para que, em tempo algum, nos desviemos delas” (ARC). NOTE que o V3 diz: “Como escaparemos nós [os crentes], se negligenciarmos...”, e não: “Como os pecadores escaparão se negligenciarem”. A deterioração espiritual inicia-se quando o cristão começa a negligenciar essa grande salvação. A admoestação em Hb 10.19-25 mostra que esses judeus negligenciaram a oração e a congregação com o povo de Deus. Os santos que não ouvem e não atentam para a Palavra do Senhor são desobedientes e não escaparão das mãos disciplinadoras de Deus.

Resultado de imagem para Cristo o último Adão

VV (5-13) PARA SER O ÚLTIMO ADÃO– O Senhor deu a Adão o governo sobre todas as coisas da terra (Gn 1.26-31). O Senhor fez o homem um pouco menor que os anjos, ou a citação literal do salmo, “por um pouco menor que os anjos, ou, a citação literal do salmo, “por um pouco, menor do que Deus”. A passagem sugere que Adão e Eva estavam  em um período de experiência. Eles não foram criados para permanecer menores do que Deus e, no fim, teriam compartilhado, de uma forma maravilhosa, a glória de Deus, se não tivessem pecado. Satanás apressou-se em oferecer-lhes glória antes do tempo, pois sabia que seriam menores do que Deus apenas “por um pouco de tempo”. O pecado entrou na terra e tirou de Adão o domínio da terra. Ele deixou de ser rei e passou a ser escravo. O que vemos? “Vemos[...] Jesus!” Ele é o último Adão e, por meio de sua morte e ressurreição, anulou todo o dano causado pela desobediência de Adão. Cristo foi menor que os anjos por pouco tempo, apenas até as profundezas do Calvário. Ele tinha de ter um corpo de carne a fim de morrer pelos pecados do mundo. Na terra, os homens coroaram-no com espinhos, mas, no céu, Ele foi coroado com Glória e com honra.


VV (14-16) PARA DERROTAR O DIABO – As conseqüências do pecado de Adão foram a morte e o medo dela. A arma mais poderosa de Satanás tem sido o medo da morte. De forma alguma Satanás tem “o poder da morte”, no v14, a palavra usada para PODER significa “força”m e não “autoridade”. Satanás aproveitou-se desse “poder da morte” para controlar as criaturas do Senhor; todavia, Cristo com sua morte na cruz, destruiu esse poder e livrou os que estavam sujeitos à escravidão pelo favor da morte. No v16, o autor deixa claro que Cristo não tomou sobre si a natureza dos anjos, mas a da descendência de Abraão, em outras palavras, Ele não se tornou anjo, mas homem, um judeu.

Resultado de imagem para sacerdote misericordioso



VV (17-18) PARA SE TORNAR UM SACERDOTE MISERICORDIOSO – Esse é o terceiro motivo por que Jesus tomou sobre si o corpo humano. Deus sabia que seus filhos precisavam de um sacerdote misericordioso para ajudá-los em sua fraqueza. Ele permitiu que seu filho sofresse e equipou-o, por meio desse sofrimento para seu ministério de sacerdócio. Cristo como Deus-homem sofreu como preparação para satisfazer nossas necessidades, porém ele não precisava se aperfeiçoar, já que é Deus. Cristo é superior aos anjos. O autor mostra que Ele era superior em sua pessoa, em sua obra e no nome que o Pai lhe deu, o qual está “acima de todo nome”.

I – UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA

11.      Testemunhada pelo Senhor – Na última de suas passagens sobre o Servo Sofredor, Isaias identificou que a justificação  sob a nova aliança aconteceria no futuro, pois um “homem de dores, e experimentado nos trabalhos... foi contado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido”. O Senhor conclui: “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si”. O apóstolos Paulo, ao escrever sua carta aos romanos, antecipou o dia em que Israel, como nação, aceitaria Jesus como o Messias e sua morte como o sacrifício pelos seus pecados:”Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não pressumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. A nova aliança com Israel, baseada no ministério transformador de vidas do espírito Santo de Deus, será o meio pelo qual o Senhor em realidade a promessa feita a Abraão em Gênesis 12.1-3. A fé de Abraão (Gn 15.6) inspirou o sacrifício do Messias e a nova aliança que brota dele.

22.    Proclamada pelos que a ouviram – A palavra “salvação” encontra-se nas páginas do Novo Testamento com profundo significado e infinito alcance, e no texto em foco seu significado assume uma posição ainda mais elevada pelo expressivo termo “grande”. Isso se deu porque mui grande foi o nosso pecado (Sl 19.13). A redenção em Cristo, o perdão dos pecados, a transformação segunda sua imagem através da santificação, a glorificação e toda a plenitude de Deus, e a vida última alcançada em Cristo, são razões que tornam a redenção em “ grande salvação”, porque esta foi efetuada por um grande Salvador, Jesus Cristo, o nosso redentor. Assim o pecado que abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm 5.20-21).

33.    Confirmada pelo Espírito Santo – Aqui neste versículo está em foco a operação miraculosa do Espírito Santo em ambos os testamentos, mas a ênfase maior recai do Pentecostes ao período quando esta epístola estava sendo escrita, quando as manifestações dos dons espirituais eram evidentes em cada reunião. No entanto as bênçãos materiais em plenitudes também são aqui adicionadas nas vidas cristãs e por extensão, nas vidas de outros povos. Paulo lembrou aos povos de Licaônia, dizendo:” ...[Deus] não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos enchendo de mantimento e de alegria o vosso coração.

III. UMA SALÇÃO EFICAZ

11.      Vitória sobre o Diabo -  O Diabo é citado em 7 livros do Antigo Testamento e em 19 do Novo Testamento. Porém, a única ocorrência que temos do seu nome na Epístola aos Hebreus é aqui no V14. A humanidade de Jesus, que o possibilitou de participar “... da carne e do sangue” (tornar-se humano), foi necessária para Ele e benéfica para a humanidade. Somente através deste caminho de humilhação Ele tornou-se capaz de “... aniquilar o que tinha o império da morte, isto é, o Diabo. Esse triunfo de Cristo sobre o Diabo e seu império de terror é enfatizado por Paulo, em Colossenses 2.14-15.

21.      Vitória sobre a morte – Este gemido da criação é um gemido da criação é um gemido doloroso.  No entanto, com a morte de Cristo na cruz, se inicia uma nova era de libertação: primeiro para todo aquele que crê no seu nome e aceita seu plano redentor; segundo, numa era futura, que será o Milênio. Por meio de Cristo, libertará sua criação da servidão que o pecado lhe impôs. E em lugar da servidão que coloca sua criação num estado triste e inativo, estabelecerá seu reino eterno de poder e glória, que terá início no Milênio e continuará por toda a eternidade (cf. Rm 8.18-23; 2Pe 3.13).


AUTOR: 
Diácono e Professor José Egberto S. Junio, casado com minha querida esposa Laura, onde temos um lindo casal de filhos ( Wesley e Rafaella), sou formado em Teologia pelo IBAD, congrego na Ass. de Deus. Min. Belém setor 13.
Pastor Setorial - Pr. Paulo Silva
Pastor na Congregação - Ev. Moacir adilino
End. Igreja - Rua formosa, 534 | Bairro Boa vista | Cidade Suzano SP.
Contato (+5511) 98048-3304 (Oi Whatsapp).

Se vc quiser ser um patrocinador  do meu ministério, na compra de novos livros nos ajude no Banco Bradesco. Agência 0100-7
Conta Corrente  0120537-4, Deus te abençoe. 


BIBLIOGRAFIA
BÍBLIA DE ESTUDO DAS PROFECIAS
COMENTÁRIO BÍBLICO NOVO TESTAMENTO - WARREN W. WIERSBE, EDITORA CENTRAL GOSPEL.
COMENTÁRIO EPÍSTOLAS HEBREUS - SEVERINO PEDRO DA SILVA, CPAD.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu feedback

Compartilhem!!!!